Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Igor Jesus de
dc.date.accessioned2023-03-01T15:29:10Z
dc.date.available2023-03-01T15:29:10Z
dc.date.issued2023-02-15
dc.identifier.citationSOUZA, Igor Jesus de ; CARNEIRO, Wendell Soares. Conhecimentos de professores pré-escolares sobre primeiros socorros: uma revisão integrativa. 11 f. Artigo. (Bacharelado em Enfermagem). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/833
dc.description.abstractAnd the study aimed to show the level of knowledge about first aid of professionals working in educational institutions. Method: This is an integrative literature review, with a qualitative approach. The study was prepared from articles found on the internet, collected in the Virtual Health Library databases (BDENF, MEDLINE, LILACS and Google Scholar, according to the protocol Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), from May to July 2022. The descriptors were used: First aid AND pre-school Results: 169 articles were found and the exclusion criteria were met 30 remained. After a pre-analysis of the 30 remaining articles, 17 were selected for full reading. After reading, 9 remained. having no experience in relation to actions in First Aid, evidencing the importance of training these professionals to correctly face these risk occasions.pt_BR
dc.format.extent11 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de et al. Salvando vidas: avaliando o conhecimento de adolescentes de uma escola pública sobre primeiros socorros. Rev. enferm. UFPE on line, v. 9, n. 1, p. 32-38, 2015. BRASIL. Ministério da saúde; Conselho nacional de saúde. Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, v. 150, n. 112, 2013. CABRAL, Elaine; DE FÁTIMA OLIVEIRA, Maria. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Ensino, Saúde e Ambiente Backup, v. 10, n. 1, 2017. COSTA, Charles Wesley Alves et al. Unidade didática de ensino dos primeiros socorros para escolares: efeitos do aprendizado. Pensar a Prática, v. 18, n. 2, 2015. COSTA, Priscila et al. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020. DA SILVA, Larissa Graziela Sousa et al. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enfermagem em Foco, v. 8, n. 3, 2017. DA SILVA, Davi Porfirio et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 12, n. 5, p. 1444-1453, 2018. DE OLIVEIRA1, Willian Bil et al. Impacto da capacitação em primeiros socorros sobre o conhecimento de educadores e agentes escolares. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 11, n. 2, p. 220-231, 2022. DE FARIA, Wiviany Alessandra et al. Primeiros socorros para professores em âmbito escolar: Revisão integrativa. Nursing (São Paulo), v. 23, n. 267, p. 4522-4535, 2020. DE MESQUITA, Thalita Marques et al. Recurso educativo em primeiros socorros no processo ensino-aprendizagem em crianças de uma escola pública. Revista Ciência Plural, v. 3, n. 1, p. 35-50, 2017. DE SOUZA, Anselmo Cordeiro et al. Primeiros Socorros para profissionais da Educação Infantil: Um estudo quase-experimental. Docent Discunt, v. 2, n. 2, 2021. GALINDO NETO, N. M. et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, p. 87–93, 2017 ILHA, Aline Gomes et al. Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, 2021. JONGE, Andressa Lima de et al. Conhecimentos de profissionais de educação infantil sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Enferm Foco, v. 11, n. 6, p. 192-198, 2020. MOURA, Roseane Luz et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. In: Anais do I Congresso Norte Nordeste de Tecnologias em Saúde. 2018. SOUZA, Monaliza Fernandes et al. Conhecimento dos educadores dos centros municipais de educação infantil sobre primeiros socorros. Nursing (São Paulo), v. 23, n. 268, p. 4624-4635, 2020. ZONTA, J. B.; EDUARDO, A. H. A.; OKIDO, A. C. C. Self-confidence for the initial management of health issues in schools: construction and validation of a visual analogue scale. Escola Anna Nery, v. 22, n. 4, p. 1–7, 2018. ZONTA, Jaqueline Brosso. et al. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola entre professores da educação infantil e fundamental I. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrimeiros Socorrospt_BR
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleConhecimentos de professores pré-escolares sobre primeiros socorros: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750067141575408pt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Wendell Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910497202889731pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria do Socorro Torres Galindo dos
dc.contributor.referee2Santana, Cláudia Sorele Cavalcanti de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928587911296793pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927590282667635pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo evidenciar qual o nível de conhecimento sobre primeiros socorros de profissionais atuantes em instituições de ensino pré-escolar. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. O estudo foi elaborado a partir de artigos encontrados na internet, coletados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BDENF, MEDLINE, LILACS e Google Acadêmico, segundo o protocolo Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), no período de maio a julho de 2022. Foram utilizados os descritores: Primeiros socorros AND pre-escola. Resultados: Foram encontrados 169 artigos e com a realização dos critérios de exclusão restaram 30. Após uma pré análise dos 30 artigos restantes, 17 foram selecionados para a leitura integral. Após a leitura restaram 9. Conclusão: Foi possível observar o baixo nível de preparo dos profissionais de ensino frente a situações de risco de vida de seus alunos, não tendo experiência em relação às ações em primeiros socorros. Evidenciando a importância da capacitação desses profissionais para o enfrentamento correto destas ocasiões de risco através de intervenções de educação em saúde.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples