Componente curricular de terapia intensiva nas matrizes curriculares das graduações de enfermagem no Brasil
Data
2022-12-16Autor
Gomes, Mariana Ferreira da Silva
https://lattes.cnpq.br/0477577297002546
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: analisar os componentes curriculares da Unidade de Terapia Intensiva
ofertados nos cursos superiores de enfermagem brasileiros. Método: estudo
descritivo, documental, realizado em 1090 matrizes curriculares de cursos superiores
de Enfermagem do Brasil, obtidas a partir do acesso aos sites do ministério da
educação e das instituições de ensino. Ocorreu análise descritiva dos dados a partir
do software R. Resultados: a disciplina esteve presente em 62,47% dos cursos, dos
quais a maioria era oferecida por instituições privadas (90,3%), localizadas no
interior dos estados (66,4%), como componente curricular obrigatório (99,3%),
ofertado no oitavo semestre do curso (51,8%), com carga horária total de,
aproximadamente, 100 horas. Conclusão: os componentes curriculares acerca da
Terapia Intensiva mostram-se ofertados de forma obrigatória, no final dos cursos de
enfermagem e sua investigação contribui com os profissionais envolvidos no ensino
e coordenação de tais disciplinas.