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dc.creatorGomes, Mariana Ferreira da Silva
dc.date.accessioned2023-01-24T18:35:49Z
dc.date.available2023-01-24T18:35:49Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.identifier.citationGOMES, Mariana Ferreira da Silva ; GALINDO Neto, Nelson Miguel. Componente curricular de terapia intensiva nas matrizes curriculares das graduações de enfermagem no Brasil. 10 f. Artigo. (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/809
dc.description.abstractObjective: to analyze the curricular components of the Intensive Care Unit offered in Brazilian higher education nursing courses. Method: descriptive, documentary study, carried out in 1090 curricular matrices of higher education courses in Nursing in Brazil, obtained from access to the websites of the Ministry of Education and educational institutions. Descriptive data analysis was performed using the R software. Results: the subject was present in 62.47% of the courses, most of which were offered by private institutions (90.3%), located in the interior of the states (66.4 %), as a mandatory curricular component (99.3%), offered in the eighth semester of the course (51.8%), with a total workload of approximately 100 hours. Conclusion: the curricular components about Intensive Care are offered on a mandatory basis at the end of nursing courses and their investigation contributes to the professionals involved in the teaching and coordination of such disciplines.pt_BR
dc.format.extent10 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino Superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, Brasília, ano 16, n. 32, 2016. Disponível: <http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14064 >. Acesso em: 14 set. 2020 DIAS, Maria Socorro de Araújo et al . Characterization of undergraduate nursing courses according to the National Student Performance Exam. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 69, n. 2, p. 375-381, Apr. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 71672016000200375&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690222i. FRANTZ, Sônia et al. UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HEMOTERAPIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO AMAZONAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 135-143, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/131>. Acesso em: 15 fev. 2020. MAGNAGO, Carinne; PIERANTONI, Celia Regina. A formação de enfermeiros e sua aproximação com os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Atenção Básica. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 25, n. 1, p. 15-24, Jan. 2020 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 81232020000100015&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Sept. 2020. Epub Dec 20, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28372019. MASSAROLI, R.et al. Trabalho de enfermagem em unidade de terapia intensiva e sua interface com a sistematização da assistência. Esc Anna Nery. 2015;19(2):252-258. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v19n2/1414-8145-ean-19-02-0252.pdf Ministério da Educação e Cultura (BR). Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES n.1133/2001: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União, 3 out. 2001. Seção 1E. p. 131. REISDORFER, N. et al. Enfermagem em unidade de terapia intensiva: atenção ao paciente com sintomatologia psiquiátrica. RevEnferm UFSM. 2018 Jul./Set.;8(3): 530-543. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/28915/pdf. ROTHEN, J. C.; BERNARDES, J. DOS S.; BORGES, R. M.; GRIBOSKI, C. M. <b&gt;Cursos de graduação no Sinaes: a prática institucional entre parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da qualidade. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 4, p. e37650, 5 out. 2018. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/37650 SANTOS, M. A. B. et al. Dissertações e teses da enfermagem brasileira acerca da unidade de terapia intensiva. Rev Rene. 2017 jul-ago; 18(4):521-7. Disponível em: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/viewFile/ 3036/pdf_1. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2017000400014. SILVA, Luiz Anildo Anacleto da et al . ARQUÉTIPOS DOCENTES: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 25, n. 2, e0180014, 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 07072016000200316&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Feb. 2020. Epub July 07, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016000180014. SILVA, Manoel Carlos Neri da; MACHADO, Maria Helena. Sistema de Saúde e Trabalho: desafios para a Enfermagem no Brasil. Ciênc. saúde coletiva , Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, pág. 7-13, janeiro de 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 81232020000100007&lng=en&nrm=iso>. acesso em 10 de setembro de 2020. Epub 20 de dezembro de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1413- 81232020251.27572019 VARGAS, Divane de et al . O ENSINO DE ENFERMAGEM PISIQUIÁTRICA E SAÚDE MENTAL NO BRASIL: ANÁLISE CURRICULAR DA GRADUAÇÃO. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 27, n. 2, e2610016, 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 07072018000200316&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Feb 2020. Epub May 28, 2018. https://doi.org/10.1590/0104-070720180002610016.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBacharelado em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem de Cuidados Críticospt_BR
dc.subjectUnidade de Terapia Intensivapt_BR
dc.titleComponente curricular de terapia intensiva nas matrizes curriculares das graduações de enfermagem no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0477577297002546pt_BR
dc.contributor.advisor1Galindo Neto, Nelson Miguel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593074026473891pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre, Ana Carla Silva
dc.contributor.referee2Souza, Geovanna Camêlo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8832022730343469pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787004222617999pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: analisar os componentes curriculares da Unidade de Terapia Intensiva ofertados nos cursos superiores de enfermagem brasileiros. Método: estudo descritivo, documental, realizado em 1090 matrizes curriculares de cursos superiores de Enfermagem do Brasil, obtidas a partir do acesso aos sites do ministério da educação e das instituições de ensino. Ocorreu análise descritiva dos dados a partir do software R. Resultados: a disciplina esteve presente em 62,47% dos cursos, dos quais a maioria era oferecida por instituições privadas (90,3%), localizadas no interior dos estados (66,4%), como componente curricular obrigatório (99,3%), ofertado no oitavo semestre do curso (51,8%), com carga horária total de, aproximadamente, 100 horas. Conclusão: os componentes curriculares acerca da Terapia Intensiva mostram-se ofertados de forma obrigatória, no final dos cursos de enfermagem e sua investigação contribui com os profissionais envolvidos no ensino e coordenação de tais disciplinas.pt_BR


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