dc.creator | Gomes, Mariana Ferreira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T18:35:49Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T18:35:49Z | |
dc.date.issued | 2022-12-16 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Mariana Ferreira da Silva ; GALINDO Neto, Nelson Miguel. Componente curricular de terapia intensiva nas matrizes curriculares das graduações de enfermagem no Brasil. 10 f. Artigo. (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/809 | |
dc.description.abstract | Objective: to analyze the curricular components of the Intensive Care Unit offered in
Brazilian higher education nursing courses. Method: descriptive, documentary study,
carried out in 1090 curricular matrices of higher education courses in Nursing in
Brazil, obtained from access to the websites of the Ministry of Education and
educational institutions. Descriptive data analysis was performed using the R
software. Results: the subject was present in 62.47% of the courses, most of which
were offered by private institutions (90.3%), located in the interior of the states (66.4
%), as a mandatory curricular component (99.3%), offered in the eighth semester of
the course (51.8%), with a total workload of approximately 100 hours. Conclusion:
the curricular components about Intensive Care are offered on a mandatory basis at
the end of nursing courses and their investigation contributes to the professionals
involved in the teaching and coordination of such disciplines. | pt_BR |
dc.format.extent | 10 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | AGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino Superior no Brasil: expansão e
mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, Brasília, ano 16, n. 32,
2016. Disponível: <http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14064 >.
Acesso em: 14 set. 2020
DIAS, Maria Socorro de Araújo et al . Characterization of undergraduate
nursing courses according to the National Student Performance Exam. Rev.
Bras. Enferm., Brasília , v. 69, n. 2, p. 375-381, Apr. 2016 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-
71672016000200375&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Feb. 2020.
https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690222i.
FRANTZ, Sônia et al. UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HEMOTERAPIA
NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO
AMAZONAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências,
[S.l.], v. 7, n. 14, p. 135-143, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em:
<http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/131>. Acesso em:
15 fev. 2020.
MAGNAGO, Carinne; PIERANTONI, Celia Regina. A formação de
enfermeiros e sua aproximação com os pressupostos das Diretrizes
Curriculares Nacionais e da Atenção Básica. Ciênc. saúde coletiva, Rio de
Janeiro , v. 25, n. 1, p. 15-24, Jan. 2020 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
81232020000100015&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Sept. 2020. Epub
Dec 20, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28372019.
MASSAROLI, R.et al. Trabalho de enfermagem em unidade de terapia
intensiva e sua interface com a sistematização da assistência. Esc Anna
Nery. 2015;19(2):252-258. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ean/v19n2/1414-8145-ean-19-02-0252.pdf
Ministério da Educação e Cultura (BR). Câmara de Educação Superior.
Parecer CNE/CES n.1133/2001: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos
de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União,
3 out. 2001. Seção 1E. p. 131.
REISDORFER, N. et al. Enfermagem em unidade de terapia intensiva:
atenção ao paciente com sintomatologia psiquiátrica. RevEnferm UFSM.
2018 Jul./Set.;8(3): 530-543. Disponível em:
https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/28915/pdf.
ROTHEN, J. C.; BERNARDES, J. DOS S.; BORGES, R. M.; GRIBOSKI, C. M.
<b>Cursos de graduação no Sinaes: a prática institucional entre
parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da
qualidade. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 4, p. e37650, 5 out. 2018.
Disponível em:
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/37650
SANTOS, M. A. B. et al. Dissertações e teses da enfermagem brasileira
acerca da unidade de terapia intensiva. Rev Rene. 2017 jul-ago; 18(4):521-7.
Disponível em:
http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/viewFile/
3036/pdf_1. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2017000400014.
SILVA, Luiz Anildo Anacleto da et al . ARQUÉTIPOS DOCENTES:
PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE ENFERMAGEM. Texto contexto -
enferm., Florianópolis , v. 25, n. 2, e0180014, 2016 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
07072016000200316&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Feb. 2020. Epub
July 07, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016000180014.
SILVA, Manoel Carlos Neri da; MACHADO, Maria Helena. Sistema de Saúde
e Trabalho: desafios para a Enfermagem no Brasil. Ciênc. saúde coletiva ,
Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, pág. 7-13, janeiro de 2020. Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
81232020000100007&lng=en&nrm=iso>. acesso em 10 de setembro de 2020.
Epub 20 de dezembro de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1413-
81232020251.27572019
VARGAS, Divane de et al . O ENSINO DE ENFERMAGEM PISIQUIÁTRICA E
SAÚDE MENTAL NO BRASIL: ANÁLISE CURRICULAR DA GRADUAÇÃO.
Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 27, n. 2, e2610016, 2018 .
Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
07072018000200316&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Feb 2020. Epub May
28, 2018. https://doi.org/10.1590/0104-070720180002610016. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem de Cuidados Críticos | pt_BR |
dc.subject | Unidade de Terapia Intensiva | pt_BR |
dc.title | Componente curricular de terapia intensiva nas matrizes curriculares das graduações de enfermagem no Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0477577297002546 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Galindo Neto, Nelson Miguel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0593074026473891 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alexandre, Ana Carla Silva | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Geovanna Camêlo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8832022730343469 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5787004222617999 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: analisar os componentes curriculares da Unidade de Terapia Intensiva
ofertados nos cursos superiores de enfermagem brasileiros. Método: estudo
descritivo, documental, realizado em 1090 matrizes curriculares de cursos superiores
de Enfermagem do Brasil, obtidas a partir do acesso aos sites do ministério da
educação e das instituições de ensino. Ocorreu análise descritiva dos dados a partir
do software R. Resultados: a disciplina esteve presente em 62,47% dos cursos, dos
quais a maioria era oferecida por instituições privadas (90,3%), localizadas no
interior dos estados (66,4%), como componente curricular obrigatório (99,3%),
ofertado no oitavo semestre do curso (51,8%), com carga horária total de,
aproximadamente, 100 horas. Conclusão: os componentes curriculares acerca da
Terapia Intensiva mostram-se ofertados de forma obrigatória, no final dos cursos de
enfermagem e sua investigação contribui com os profissionais envolvidos no ensino
e coordenação de tais disciplinas. | pt_BR |