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dc.creatorOliveira, Ana Júlia de
dc.date.accessioned2023-01-18T12:27:18Z
dc.date.available2023-01-18T12:27:18Z
dc.date.issued2022-02-12
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Júlia de ; COSTA, Érika Carla Alves Canuto da. Formação de professores de matemática para inclusão de discalcúlicos : um estudo de caso. 21 p. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/806
dc.description.abstractThis work is part of a scientific initiation Project that aimed to analyze the training of Mathematics degree teachers with regard to inclusive education, specifically about Dyscalculia we used authors such as Lanúzia Almeida Brum Ávila, Jussara Bernardi, Relme Urel Carbone Carneiro, Priscila Macacari, João Pedro da Ponte, among others, to support our research. It is known that currently one of the great challenges of education is to seek options that can help the understanding of students, it is noted that this challenge ends up becoming more complex when we refer to Dyscalculia, as this deficiency is little known by teachers and undergraduate students. In math. In this research, a qualiquantitative approach was used, in which a case study was carried out in the formo f na interview with undergraduate students in Mathematics at the IFPE-Campus Pesqueira and a survey of data regarding the number of students within the network municipality with disabilities. The main resulto f our wock pointed out that the initial training of teachers at the IFPE is not enough for the context in which they will work, this is because they have only one topic in a discipline that adresses issues about disability and about 83% (eighty and three percent) do not know what dyscalculia is, moreover, the interview that they are in favor of acquiring more information about the deficiencies, as they do not feel prepared to teach without obtaining this knowledge.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAVILA, Lanúzia Almeida Brum; DE LARA, Isabel Cristina Machado. Discalculia: Um mapeamento de artigos brasileiros. Abakós, 2017. Acesso em: 11 de fevereiro de 2021. AVILA, Lanúzia Almeida Brum et al. Avaliação e intervenções psicopedagógicas em crianças com indícios de discalculia. 2017. Acesso em: 07 de maio de 2021. BERNARDI, Jussara. Alunos com discalculia: o resgate da auto-estima e da auto-imagem através do lúdico. 2006. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Acesso em: 16 de março de 2021. BREITENBACH, Fabiane Vanessa; HONNEF, Cláucia; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Educação inclusiva: as implicações das traduções e das interpretações da Declaração de Salamanca no Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n. 91, p. 359-379, 2016. Acesso em: 19 de maio de 2021. CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Educação inclusiva na educação infantil. Práxis Educacional, p. 81-95, 2012. Acesso em: 22 de abril de 2021. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectFormação de Professores - matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.titleFormação de professores de matemática para inclusão de discalcúlicos : um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705759385748945pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Erika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica que teve como objetivo a análise da formação de professores de licenciatura em matemática no que diz respeito à educação inclusiva, especificamente, sobre a Discalculia. Utilizamos autores como Lanúzia Almeida Brum Ávila, Jussara Bernardi, Relma Urel Carbone Carneiro, Priscila Macacari, João Pedro da Ponte entre outros para poder embasar nossa pesquisa. Sabe-se que atualmente um dos grandes desafios da educação é buscar opções que possam auxiliar o entendimento dos alunos, nota-se que esse desafio acaba ficando mais complexo quando nos referimos a Discalculia, pois essa deficiência é pouco conhecida pelos professores e alunos de licenciatura em matemática. Nesta pesquisa, foi utilizada uma abordagem de caráter quali-quantitativo, na qual foi feito um estudo de caso em forma de entrevista com alunos de licenciatura em matemática do IFPE-Campus Pesqueira e um levantamento de dados em relação ao quantitativo de alunos dentro da rede municipal com deficiência. O resultado principal do nosso trabalho apontou que a formação inicial de professores no IFPE não é suficiente para o contexto em que eles vão trabalhar, isso por que eles têm apenas um tópico em uma disciplina que aborda assuntos sobre deficiência e cerca de 83% (oitenta e três por cento) não sabem o que é a discalculia, ademais, eles apontaram na entrevista que são favoráveis a adquirirem mais informações sobre as deficiências, pois não se sentem preparados para lecionar sem obterem esse conhecimento.pt_BR


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