A Atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista no âmbito da atenção primária à saúde
Data
2022-12-01Autor
Santos, Ladja Raiany Crispin da Silva
http://lattes.cnpq.br/8914919260161287
Silva, Evelin Freire da
https://lattes.cnpq.br/2622528724114822
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: analisar a produção científica relacionada à atuação do (a) enfermeiro (a)
no rastreamento e no acompanhamento de crianças com TEA, no contexto da
Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da
literatura, realizada a partir da busca de publicações científicas indexadas nas bases
de dados: LILACS, BDENF, ADOLEC, BVS, SciVerse Scopus, IBECS e PubMed. Os
critérios de inclusão aplicados, foram artigos científicos publicados nos últimos 05
anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordam a temática em tela,
sendo utilizado para análise e interpretação dos dados o método de Análise Textual
Discursiva. Resultados: Com base na análise dos 10 estudos que compuseram a
amostra final, houve a construção de cinco eixos centrais, que foram assim
classificados: O papel do (a) enfermeiro (a) no rastreamento do TEA; Percepção
Familiar: Identificação de sinais sintomas e trajetória diagnóstica; Percepção familiar:
Impacto pós diagnóstico; Estruturação da assistência à criança autista: a práxis do
(a) enfermeiro (a) e Dificuldades enfrentadas pelos (as) enfermeiros (as) no âmbito
assistencial. Conclusão: Pode-se constatar a relevância assistencial do (a) enfermeiro (a) no contexto do TEA, contudo, a assistência ofertada ainda é
fragilizada pelo déficit de conhecimento e fragmentação da atuação da equipe
multiprofissional. Por isso, faz-se necessário investir em capacitações para os
profissionais e conceder enfoque à temática ainda na graduação.