Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Ladja Raiany Crispin da Silva
dc.date.accessioned2023-01-16T21:00:39Z
dc.date.available2023-01-16T21:00:39Z
dc.date.issued2022-12-01
dc.identifier.citationSILVA, Evelin Freire da ; SANTOS, Ladja Raiany Crispin da Silva ; RODRIGUES, Kleber Fernando. A Atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 33 f. Artigo. (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/805
dc.description.abstractObjective: to analyze the scientific production related to the role of nurses in tracking and monitoring children with ASD, in the context of Primary Health Care. Methodology: This is an integrative literature review, based on the search for scientific publications indexed in the following databases: LILACS, BDENF, ADOLEC, BVS, SciVerse Scopus, IBECS and PubMed. The applied inclusion criteria were scientific articles published in the last 05 years, in Portuguese, English and Spanish, which address the theme on screen, using the Discursive Textual Analysis method for analysis and interpretation of data. Results: Based on the analysis of the 10 studies that made up the final sample, five central axes were constructed, which were classified as follows: The role of the nurse in tracking ASD; Family Perception: Identification of signs, symptoms and diagnostic trajectory; Family perception: Post-diagnosis impact; Structuring care for autistic children: the practice of nurses and Difficulties faced by nurses in the field of care. Conclusion: It can be seen the importance of the nurse in the context of ASD, however, the assistance offered is still weakened by the lack of knowledge and fragmentation of the work of the multidisciplinary team. Therefore, it is necessary to invest in training for professionals and to focus on the subject in undergraduate courses.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, A.T.S.D; SANTOS, M.B.L; MELO, K.C; SILVA, W.C; ROCHA, R.M.C; OLIVEIRA, S.A; FARIAS, S.R; SOUSA, K.L.A.O; MESQUITA, E.S; LIMA, R.S.C; SOUSA, M.R.S; BORGES, L.V.A; PESSOA, N.M. Desafios na utilização da caderneta de saúde para o diagnóstico de crianças com transtorno do espectro autista: revisão integrativa. Research Society and Development, v. 10, n.10, p. 1-12, 2021. Disponível em<https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18663/16664> ANJOS, M.F.S; REIS, M.C.G. Ações de Enfermagem no acompanhamento de pacientes com Transtorno de Espectro Autista. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos, p. 1-13, Brasília, 2019. Disponível em <https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/314/1/Maria_Fatima%20Anjos _0007142.pdf> . ARAÚJO, J.M.R et al. Breves Considerações Sobre a Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista na Rede Pública de Saúde. Revista Psicologia e Saúde, v. 11, n. 1, jan./abr. 2019, p. 89-98. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177093X2019000100 007> . ASSUMPÇÃO, J.R; FRANCISCO B; KUCZYNSKI, E. Transtornos do Espectro Autista. Propsiq. Ciclo 7. Volume 1. 2018. Disponível em: <https://cdn.secad.com.br/wp-content/uploads/2018/01/propsiq_c7v1_espectroautist a.pdf?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=at_geracao_de_lea d_medicina_propsiq&utm_content=medicina_propsiq&utm_term=captacao_de_leads >. BARBOSA, S.C; PEREIRA, T.M.L. O enfermeiro nos cuidados ao paciente no transtorno do espectro autista infantil na unidade básica de saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Estácio Recife, v. 7, n.2, p.1-12, 2022. Disponível em < https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/613/280 > BONFIM, T. A; GIACON-ARRUDA, B.C.C; HERMES-ULIANA, C; GALERA, S.A.F; MARCHETI, M.A. Experiências familiares na descoberta do Transtorno do Espectro Autista: implicações para a enfermagem familiar. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2020, v. 73, suppl 6, e20190489. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0489> . BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf >. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm >. BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3o do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm#:~:text=Insti tui%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de,11%20de%20dezembro%20de%2 01990> . BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. 1. ed. Brasília: Editora MS – OS 2014. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4268733/mod_resource/content/1/diretrizes _atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf> BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoas_transt orno.pdf >. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Enfermagem/Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. BUENO, L.B; COUTO, P.; RODRIGUEZ, R.C.M.C. A importância do cuidado à família no TEA. Rev. Eletrônica Humanitaris, v.2, n.02, 2020. Disponível em: <http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/revistahumanitaris/article/view/422/231 >. CAMELO, M.C; NEVES, K. R. T; CAMELO, E.C; ARAGÃO, G.F. Percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre autismo. Rev. Enfermagem em Foco, 12(6). v12. n6. 4890. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n6.4890>. CÔRREA, I.S; GALLINA, F; SCHULTZ, L.F. Indicadores para triagem do transtorno do espectro autista e sua aplicabilidade na consulta de puericultura: conhecimento das enfermeiras. Rev. APS. v.24, n.2, p.282-95, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/32438/23491>. CORTÊS, M.S.M; ALBUQUERQUE, A.R. Contribuições para o diagnóstico do transtorno do espectro autista: de Kanner ao DSM-V. Revista JRH de Estudos Acadêmicos, v. 3, n.7, p. 864-880, 2020. Disponível em: <http://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/248/350 >. COOPER, H.M. Scientific Guidelines For Conducting integrative research reviews. Review of Educational Research, v.52, n.2, p. 291-302, 1982. COUTO, C.C; FURTADO, M.C.C; ZILLY, A; SILVA, M.A.I. Experiências de professores com o autismo: impacto no diagnóstico precoce e na inclusão escolar. Rev. Eletr. Enferm. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ree.v21.55954 >. Critical Appraisal Skills Programme (CASP). ©Milton Keynes Primary Care Trust. 2013. All rights reserved. Disponível em: <http://casp-uk.net/casp-tools-checklists/ >. CUNHA, M.C.G; PARAVIDINO, J.E.S.S.S; NUNES, C.R; BATISTA, R.S; GOMES, S.R. Sistematização da assistência de enfermagem a criança autista na unidade hospitalar. Rev. Interdisciplinar do Pensamento Científico, v. 5, n.4, p. 385-402, 2019. Disponível em: <http://143.244.215.40/index.php/reinpec/article/view/328/285 >. DENIS, J.S. Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico do transtorno do espectro autista. Monografia (Curso de Psicologia), Universidade Regional UNIJUÍ, Santa Rosa, p. 11-74, 2018. Disponível em <https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5794/Jefer son%20Sanchotene%20Denis.pdf?sequence=1&isAllowed=y >. FEIFER, G.P; SOUZA, T.B; MESQUITA, L.F; FERREIRA, A.L.O; MACHADO, M.F. Cuidados de enfermagem a pessoa com transtorno do espectro autista: revisão de literatura. Rev. Uningá, v.7, n.3, p. 60-70, 2020. Disponível em: <https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2968/2230 >. FONSECA, L.K.R; MARQUES, I.C.L; MATTOS, M.P; GOMES, D.R. Influências do transtorno do espectro autista nas relações familiares: revisão sistemática. Rev. Baiana de Saúde Pública, v. 43. n.92. 2019. Disponível em: < https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2983/2734 >. FONTANA, L.B; PEREIRA, D.S; RODRIGUES, T.P. O impacto do transtorno autista nas relações familiares. Rev. Brazilian Journal of Health, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 6336-6340, 2020. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/11638/9702 >. HOCKENBERRY, M.J; WILSON, D; RODERGS, C; Wong fundamentos da enfermagem pediátrica. Elsevier, 10. ed. p. 547-550, 2018. HOFZMANN, R.R; PERONDI, M; MENEGAZ, J; LOPES, S.G.R; BORGES, D.S. Experiência dos familiares no convívio de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Rev. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 10, n. 2, ago. 2019. ISSN 2357-707X. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1671/521 > . MAGALHAES, J.M; LIMA, F.S.V; SILVA, F.R; RODRIGUES, A.B.M; GOMES, A.V. Asistencia de enfermería al niño autista: revisión integrativa. Enferm. glob., Murcia , v. 19, n. 58, p. 531-559, 2020. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412020000200017 &lng=es&nrm=iso >. MAPELLI, L.D; BARBIERI, M.C; CASTRO, G.V.D.Z.B; BONELLI, M.A; WERNET, M. DUPAS.G. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Escola Anna Nery 2018, v. 22, n. 4. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0116 >. MARTINS, R.A; VADOR, R.M.F; CUNHA, F.V; BARBOSA, F.A.F. Assistência do enfermeiro à criança autista na atenção básica. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.3, p.12193-12206, 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-198 >. MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p. 191-209, 2003. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf >. North American Nursing Diagnosis Association International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2018 - 2020. Porto Alegre (RS): Artmed; 2018. NASCIMENTO, Y.C.M.L; CASTRO, C.S.C; LIMA, J.L.R; ALBUQUERQUE, M.C.S. BEZERRA, D.G. Transtorno do espectro autista: detecção precoce pelo enfermeiro na estratégia de saúde da família. Rev. baiana enferm., Salvador , v. 32, e25425, 2018. Disponível em: <http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-86502018000100 315&lng=pt&nrm=iso >. RIBAS, L.B; ALVES, M. O cuidado de enfermagem à criança com o transtorno do espectro autista: um desafio no cotidiano. Revista Pró-univerSUS, p.75, 2020. Disponível em <http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2107/139 6 > SHAWAHANA, R. Auto-avaliação da familiaridade com transtornos do espectro do autismo entre enfermeiros: um estudo transversal na prática de enfermagem palestina. BMC Nursing. 2021. Disponível em: <https://bmcnurs.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12912-021-00764-3 >. SOELTL, S.B; FERNANDES, I.C; CAMILLO, S.O. O conhecimento da equipe de enfermagem acerca dos transtornos autísticos em crianças à luz da teoria do cuidado humano. ABCS Health Sci. 2021; 46:e021206. Disponível em: <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/04/1152233/abcs46e021206pt.pdf >. SILVA, L.N.P. A proteção jurídica e a judicialização do direito à saúde da pessoa com transtorno do espectro autista. Trabalho de Conclusão de Curso. Direito. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. p.1-27, 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1956/1/Lais%20Nayar a%20Pereira%20da%20Silva.pdf >. SOUZA, V.M; NOGUEIRA, A.M.F; SANTOS, L.F.M; PEREIRA, E.R; RIBEIRO, W.A. O uso de terapias complementares no cuidado à criança autista. Rev. Saúde Física e Mental, v.5, n.1, 2018. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/268397609.pdf >. SOUZA, M.T; SILVA, M.D; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer?. Einstein, v.8, n. 1 p. 102- 106, 2010. Disponível em <https://journal.einstein.br/pt-br/article/revisao-integrativa-o-que-e-e-como-fazer/#:~:t ext=Introdu%C3%A7%C3%A3o%3A%20A%20revis%C3%A3o%20integrativa%20% C3%A9,de%20estudos%20significativos%20na%20pr%C3%A1tica> STILLWELL, S; MELNYK, B.M; FINEOUT-OVERHOLT, E. WILLIAMSON, K. Evidence–Based Practice: Step by step. American Journal of Nursing, 2010. Disponível em: <10.1097/01.NAJ.0000372071.24134.7e> URSI, E.S; GALVÃO, C.M. 2006. Perioperative Prevention of Skin Injury: An Integrative Literature Review. Rev Lat Am Enfermagem. 14(1):124-31. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017 >. VÉRAS, R.S.C; NUNES, C.P. Conexão cérebro-intestino-microbiota no transtorno do espectro autista. Rev. Medicina de Família e Saúde Mental, vol. 1, n.1, p.131-138, 2019. Disponível em: <http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/medicinafamiliasaudemental/article/view /1564/615 >. VIANA, A.L.O; SILVA, A.B; LIMA, K.B.B; SOUZA, M.V. BORGES, V.G.R. Práticas complementares ao transtorno do espectro autista infantil. Rev. Enferm. Foco, v.11, n.6, 2020. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3258/1054>. WING, L; GOULD, J. Severe Impairments of Social Interaction and Associated Abnormalities in Children: Epidemiology and Classification. Journal of Autism and Developmental Disorders, Nova Iorque, v.9, n.1, p.11-29, 1979. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental disorders. Fact sheet nº396, 2015. Disponível em <https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/mental-disorders >.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnfermeiros - atuaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAssistência à Criança Autistapt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.titleA Atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista no âmbito da atenção primária à saúdept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8914919260161287pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Daniela Bezerra de
dc.contributor.referee2Pedroza, Robervam de Moura
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3825599754419067pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9100858477299357pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: analisar a produção científica relacionada à atuação do (a) enfermeiro (a) no rastreamento e no acompanhamento de crianças com TEA, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca de publicações científicas indexadas nas bases de dados: LILACS, BDENF, ADOLEC, BVS, SciVerse Scopus, IBECS e PubMed. Os critérios de inclusão aplicados, foram artigos científicos publicados nos últimos 05 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordam a temática em tela, sendo utilizado para análise e interpretação dos dados o método de Análise Textual Discursiva. Resultados: Com base na análise dos 10 estudos que compuseram a amostra final, houve a construção de cinco eixos centrais, que foram assim classificados: O papel do (a) enfermeiro (a) no rastreamento do TEA; Percepção Familiar: Identificação de sinais sintomas e trajetória diagnóstica; Percepção familiar: Impacto pós diagnóstico; Estruturação da assistência à criança autista: a práxis do (a) enfermeiro (a) e Dificuldades enfrentadas pelos (as) enfermeiros (as) no âmbito assistencial. Conclusão: Pode-se constatar a relevância assistencial do (a) enfermeiro (a) no contexto do TEA, contudo, a assistência ofertada ainda é fragilizada pelo déficit de conhecimento e fragmentação da atuação da equipe multiprofissional. Por isso, faz-se necessário investir em capacitações para os profissionais e conceder enfoque à temática ainda na graduação.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Evelin Freire da
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/2622528724114822pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples