dc.relation | ALMEIDA, A.T.S.D; SANTOS, M.B.L; MELO, K.C; SILVA, W.C; ROCHA, R.M.C;
OLIVEIRA, S.A; FARIAS, S.R; SOUSA, K.L.A.O; MESQUITA, E.S; LIMA, R.S.C;
SOUSA, M.R.S; BORGES, L.V.A; PESSOA, N.M. Desafios na utilização da
caderneta de saúde para o diagnóstico de crianças com transtorno do espectro
autista: revisão integrativa. Research Society and Development, v. 10, n.10, p.
1-12, 2021. Disponível
em<https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18663/16664>
ANJOS, M.F.S; REIS, M.C.G. Ações de Enfermagem no acompanhamento de
pacientes com Transtorno de Espectro Autista. Trabalho de Conclusão de Curso,
Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário do Planalto Central Aparecido
dos Santos, p. 1-13, Brasília, 2019. Disponível em
<https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/314/1/Maria_Fatima%20Anjos
_0007142.pdf> .
ARAÚJO, J.M.R et al. Breves Considerações Sobre a Atenção à Pessoa com
Transtorno do Espectro Autista na Rede Pública de Saúde. Revista Psicologia
e Saúde, v. 11, n. 1, jan./abr. 2019, p. 89-98. Disponível em:
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177093X2019000100
007> .
ASSUMPÇÃO, J.R; FRANCISCO B; KUCZYNSKI, E. Transtornos do Espectro
Autista. Propsiq. Ciclo 7. Volume 1. 2018. Disponível em:
<https://cdn.secad.com.br/wp-content/uploads/2018/01/propsiq_c7v1_espectroautist
a.pdf?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=at_geracao_de_lea
d_medicina_propsiq&utm_content=medicina_propsiq&utm_term=captacao_de_leads
>.
BARBOSA, S.C; PEREIRA, T.M.L. O enfermeiro nos cuidados ao paciente no
transtorno do espectro autista infantil na unidade básica de saúde: revisão
integrativa. Revista Eletrônica Estácio Recife, v. 7, n.2, p.1-12, 2022. Disponível
em < https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/613/280 >
BONFIM, T. A; GIACON-ARRUDA, B.C.C; HERMES-ULIANA, C; GALERA, S.A.F;
MARCHETI, M.A. Experiências familiares na descoberta do Transtorno do Espectro
Autista: implicações para a enfermagem familiar. Revista Brasileira de
Enfermagem [online]. 2020, v. 73, suppl 6, e20190489. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0489>
.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em:
<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do
Adolescente. 1990. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf >.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão
da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência
da República. Brasília, 2015. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm >.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.
Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno
do Espectro Autista e altera o § 3o do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro
de 1990, 2012. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm#:~:text=Insti
tui%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de,11%20de%20dezembro%20de%2
01990> .
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de
Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da
Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. 1. ed. Brasília: Editora MS –
OS 2014. Disponível em:
<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4268733/mod_resource/content/1/diretrizes
_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf>
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de
Atenção Especializada e Temática. Linha de cuidado para a atenção às pessoas
com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção
Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
Disponível em:
<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoas_transt
orno.pdf >.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Enfermagem/Instituto para o
Desenvolvimento da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
BUENO, L.B; COUTO, P.; RODRIGUEZ, R.C.M.C. A importância do cuidado à
família no TEA. Rev. Eletrônica Humanitaris, v.2, n.02, 2020. Disponível em:
<http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/revistahumanitaris/article/view/422/231 >.
CAMELO, M.C; NEVES, K. R. T; CAMELO, E.C; ARAGÃO, G.F. Percepção dos
acadêmicos de enfermagem sobre autismo. Rev. Enfermagem em Foco, 12(6).
v12. n6. 4890. 2021. Disponível em:
<https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n6.4890>.
CÔRREA, I.S; GALLINA, F; SCHULTZ, L.F. Indicadores para triagem do transtorno
do espectro autista e sua aplicabilidade na consulta de puericultura: conhecimento
das enfermeiras. Rev. APS. v.24, n.2, p.282-95, 2021. Disponível em:
<https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/32438/23491>.
CORTÊS, M.S.M; ALBUQUERQUE, A.R. Contribuições para o diagnóstico do
transtorno do espectro autista: de Kanner ao DSM-V. Revista JRH de Estudos
Acadêmicos, v. 3, n.7, p. 864-880, 2020. Disponível em:
<http://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/248/350 >.
COOPER, H.M. Scientific Guidelines For Conducting integrative research reviews.
Review of Educational Research, v.52, n.2, p. 291-302, 1982.
COUTO, C.C; FURTADO, M.C.C; ZILLY, A; SILVA, M.A.I. Experiências de
professores com o autismo: impacto no diagnóstico precoce e na inclusão escolar.
Rev. Eletr. Enferm. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ree.v21.55954 >.
Critical Appraisal Skills Programme (CASP). ©Milton Keynes Primary Care Trust.
2013. All rights reserved. Disponível em: <http://casp-uk.net/casp-tools-checklists/ >.
CUNHA, M.C.G; PARAVIDINO, J.E.S.S.S; NUNES, C.R; BATISTA, R.S; GOMES,
S.R. Sistematização da assistência de enfermagem a criança autista na unidade
hospitalar. Rev. Interdisciplinar do Pensamento Científico, v. 5, n.4, p. 385-402,
2019. Disponível em: <http://143.244.215.40/index.php/reinpec/article/view/328/285
>.
DENIS, J.S. Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do
diagnóstico do transtorno do espectro autista. Monografia (Curso de Psicologia),
Universidade Regional UNIJUÍ, Santa Rosa, p. 11-74, 2018. Disponível em
<https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5794/Jefer
son%20Sanchotene%20Denis.pdf?sequence=1&isAllowed=y >.
FEIFER, G.P; SOUZA, T.B; MESQUITA, L.F; FERREIRA, A.L.O; MACHADO, M.F.
Cuidados de enfermagem a pessoa com transtorno do espectro autista: revisão de
literatura. Rev. Uningá, v.7, n.3, p. 60-70, 2020. Disponível em:
<https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2968/2230 >.
FONSECA, L.K.R; MARQUES, I.C.L; MATTOS, M.P; GOMES, D.R. Influências do
transtorno do espectro autista nas relações familiares: revisão sistemática. Rev.
Baiana de Saúde Pública, v. 43. n.92. 2019. Disponível em: <
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2983/2734 >.
FONTANA, L.B; PEREIRA, D.S; RODRIGUES, T.P. O impacto do transtorno autista
nas relações familiares. Rev. Brazilian Journal of Health, Curitiba, v. 3, n. 3, p.
6336-6340, 2020. Disponível em:
<https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/11638/9702 >.
HOCKENBERRY, M.J; WILSON, D; RODERGS, C; Wong fundamentos da
enfermagem pediátrica. Elsevier, 10. ed. p. 547-550, 2018.
HOFZMANN, R.R; PERONDI, M; MENEGAZ, J; LOPES, S.G.R; BORGES, D.S.
Experiência dos familiares no convívio de crianças com transtorno do espectro
autista (TEA). Rev. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 10, n. 2, ago. 2019. ISSN
2357-707X. Disponível em:
<http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1671/521 > .
MAGALHAES, J.M; LIMA, F.S.V; SILVA, F.R; RODRIGUES, A.B.M; GOMES, A.V.
Asistencia de enfermería al niño autista: revisión integrativa. Enferm. glob., Murcia ,
v. 19, n. 58, p. 531-559, 2020. Disponível em:
<http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412020000200017
&lng=es&nrm=iso >.
MAPELLI, L.D; BARBIERI, M.C; CASTRO, G.V.D.Z.B; BONELLI, M.A; WERNET, M.
DUPAS.G. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva
familiar. Escola Anna Nery 2018, v. 22, n. 4. Disponível em: <
https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0116 >.
MARTINS, R.A; VADOR, R.M.F; CUNHA, F.V; BARBOSA, F.A.F. Assistência do
enfermeiro à criança autista na atenção básica. Brazilian Journal of Health
Review, Curitiba, v.4, n.3, p.12193-12206, 2021. Disponível em: <
https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-198 >.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise
textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p. 191-209, 2003. Disponível em
<https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf >.
North American Nursing Diagnosis Association International. Diagnósticos de
enfermagem da NANDA: definições e classificação 2018 - 2020. Porto Alegre (RS):
Artmed; 2018.
NASCIMENTO, Y.C.M.L; CASTRO, C.S.C; LIMA, J.L.R; ALBUQUERQUE, M.C.S.
BEZERRA, D.G. Transtorno do espectro autista: detecção precoce pelo enfermeiro
na estratégia de saúde da família. Rev. baiana enferm., Salvador , v. 32, e25425,
2018. Disponível em:
<http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-86502018000100
315&lng=pt&nrm=iso >.
RIBAS, L.B; ALVES, M. O cuidado de enfermagem à criança com o transtorno do
espectro autista: um desafio no cotidiano. Revista Pró-univerSUS, p.75, 2020.
Disponível em
<http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2107/139
6 >
SHAWAHANA, R. Auto-avaliação da familiaridade com transtornos do espectro do
autismo entre enfermeiros: um estudo transversal na prática de enfermagem
palestina. BMC Nursing. 2021. Disponível em:
<https://bmcnurs.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12912-021-00764-3 >.
SOELTL, S.B; FERNANDES, I.C; CAMILLO, S.O. O conhecimento da equipe de
enfermagem acerca dos transtornos autísticos em crianças à luz da teoria do
cuidado humano. ABCS Health Sci. 2021; 46:e021206. Disponível em:
<https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/04/1152233/abcs46e021206pt.pdf >.
SILVA, L.N.P. A proteção jurídica e a judicialização do direito à saúde da pessoa com
transtorno do espectro autista. Trabalho de Conclusão de Curso. Direito. Pontifícia
Universidade Católica de Goiás. p.1-27, 2021. Disponível em:
<https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1956/1/Lais%20Nayar
a%20Pereira%20da%20Silva.pdf >.
SOUZA, V.M; NOGUEIRA, A.M.F; SANTOS, L.F.M; PEREIRA, E.R; RIBEIRO, W.A.
O uso de terapias complementares no cuidado à criança autista. Rev. Saúde Física
e Mental, v.5, n.1, 2018. Disponível em:
<https://core.ac.uk/download/pdf/268397609.pdf >.
SOUZA, M.T; SILVA, M.D; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como
fazer?. Einstein, v.8, n. 1 p. 102- 106, 2010. Disponível em
<https://journal.einstein.br/pt-br/article/revisao-integrativa-o-que-e-e-como-fazer/#:~:t
ext=Introdu%C3%A7%C3%A3o%3A%20A%20revis%C3%A3o%20integrativa%20%
C3%A9,de%20estudos%20significativos%20na%20pr%C3%A1tica>
STILLWELL, S; MELNYK, B.M; FINEOUT-OVERHOLT, E. WILLIAMSON, K.
Evidence–Based Practice: Step by step. American Journal of Nursing, 2010.
Disponível em: <10.1097/01.NAJ.0000372071.24134.7e>
URSI, E.S; GALVÃO, C.M. 2006. Perioperative Prevention of Skin Injury: An
Integrative Literature Review. Rev Lat Am Enfermagem. 14(1):124-31. Disponível
em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017 >.
VÉRAS, R.S.C; NUNES, C.P. Conexão cérebro-intestino-microbiota no transtorno do
espectro autista. Rev. Medicina de Família e Saúde Mental, vol. 1, n.1, p.131-138,
2019. Disponível em:
<http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/medicinafamiliasaudemental/article/view
/1564/615 >.
VIANA, A.L.O; SILVA, A.B; LIMA, K.B.B; SOUZA, M.V. BORGES, V.G.R. Práticas
complementares ao transtorno do espectro autista infantil. Rev. Enferm. Foco, v.11,
n.6, 2020. Disponível em:
<http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3258/1054>.
WING, L; GOULD, J. Severe Impairments of Social Interaction and Associated
Abnormalities in Children: Epidemiology and Classification. Journal of Autism and
Developmental Disorders, Nova Iorque, v.9, n.1, p.11-29, 1979.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental disorders. Fact sheet nº396, 2015.
Disponível em
<https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/mental-disorders >. | pt_BR |