Percepção dos(as) supervisores(as) e acadêmicos(as) em enfermagem sobre comunicação terapêutica nas práticas interdisciplinares
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Data
2022-12-06Autor
Cordeiro, Fidel Sá Queiroz
https://lattes.cnpq.br/0755478004186342
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: Compreender a percepção dos(as) supervisores(as) e dos(as) discentes
sobre a comunicação terapêutica nas práticas interdisciplinares. Método: Trata-se de
estudo descritivo, transversal, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por
dois(as) supervisores(as) e cinco acadêmicos(as) do 8° módulo/período do curso de
bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco – Campus
Pesqueira, que já vivenciaram as práticas interdisciplinares de clínica médica intra-
hospitalar. Resultados: O processo de comunicação acontece de forma gradual e
toda equipe tem que estar imbuída dos melhores sentimentos para evoluir e
compreender esse processo, sabendo da sua importância e como ela influência de
forma positiva na recuperação do(a) paciente e no ambiente de trabalho.
Considerações finais: Desenvolver a comunicação terapêutica desde a graduação,
trouxe diversos benefícios, tornando os(as) discentes mais seguros(as) de suas ações
e podendo praticar de maneira efetiva a comunicação com a equipe multidisciplinar e
com o(a) paciente.