Mostrar registro simples

dc.creatorSiqueira, Ariane Bernardo de
dc.date.accessioned2022-12-16T21:47:30Z
dc.date.available2022-12-16T21:47:30Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ariane Bernardo de ; MORAIS Júnior, Erivaldo Ferreira de. Geometria esférica e o globo terrestre : interdisciplinaridade e possibilidades de ensino. 22 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/784
dc.description.abstractThis work is a descriptive study made from bibliographical research and aims to explore the relation between the main concepts of spherical geometry and the Earth's globe, contributing to the study and teachings of mathematics in an interdisciplinary manner. For this, we present a brief discussion about the beginning of non-Euclidean geometries with an emphasis on spherical geometry. We brought the main concepts of this geometry and its definitions as well as the main characteristics of the Earth's globe. We approached the relation between these concepts in which we used "GeoGebra" and "Google Earth" as technological support and, lastly, we suggest an activity proposal, in which we calculate the distance between two points on the Earth's surface.
dc.description.abstractThis work is a descriptive study made from bibliographical research and aims to explore the relation between the main concepts of spherical geometry and the Earth's globe, contributing to the study and teachings of mathematics in an interdisciplinary manner. For this, we present a brief discussion about the beginning of non-Euclidean geometries with an emphasis on spherical geometry. We brought the main concepts of this geometry and its definitions as well as the main characteristics of the Earth's globe. We approached the relation between these concepts in which we used "GeoGebra" and "Google Earth" as technological support and, lastly, we suggest an activity proposal, in which we calculate the distance between two points on the Earth's surface.
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationATHANASIO, Thales Graça. Geometria esférica: uma proposta de introdução no Ensino Médio a partir da geometria na esfera. 2019. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. BITTENCOURT NETO, Jessica Lailla Ferreira et al. Uma introdução à geometria esférica no ensino básico. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRITO, Gilmar Alves. A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE: uma proposta de trabalho interdisciplinar entre matemática e geografia. 2018. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas 2008. SANTOS, José Adriano Fernandes dos. Matemática aplicada à geografia. 2016. UCHÔA, Francisco José Santos. A geometria esférica e a distância entre dois pontos do globo na perspectiva do GeoGebra. 47 f. 2018 Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. SILVA, Deyvson de França da. Áreas de figuras planas e geometria esférica. 2018. Dissertação de Mestrado. Brasil. SILVA, Franciano Jose da. O google earth como ferramenta de ensino em geometria analítica. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - estudopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectGeometria Esféricapt_BR
dc.subjectGlobo Terrestrept_BR
dc.subjectGeoGebra - Aplicativo matemáticapt_BR
dc.subjectGoogle Earthpt_BR
dc.titleA Geometria esférica e o globo terrestre : interdisciplinaridade e possibilidades de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980548097631348pt_BR
dc.contributor.advisor1Morais Júnior, Erivaldo Ferreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4526949870166489pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cleibson José da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288295324787767pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo descritivo feito a partir de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo explorar a relação entre os principais conceitos da Geometria Esférica e do globo terrestre, contribuindo com o estudo e ensino da matemática de forma interdisciplinar. Para isso, apresentamos uma breve discussão sobre o surgimento das Geometrias não-Euclidianas com ênfase na Geometria Esférica, trouxemos os principais conceitos desta geometria e suas definições, bem como as principais características do globo terrestre, realizamos uma abordagem sobre a relação entre esses conceitos, no qual utilizamos o GeoGebra e o Google Earth como apoio tecnológico e, por fim, sugerimos uma proposta de atividade, na qual calculamos a distância entre dois pontos na superfície terrestre.pt_BR
dc.citation.issue


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples