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dc.creatorSilva, Maria de Fátima Cavalcanti da
dc.date.accessioned2022-12-06T13:35:18Z
dc.date.available2022-12-06T13:35:18Z
dc.date.issued2022-08-01
dc.identifier.citationSILVA, Maria de Fátima Cavalcanti da ; COSTA, Érika Carla Alves Canuto da. Evasão discente: da produção científica ao olhar do discente do curso de Licenciatura em Matemática. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/765
dc.description.abstractIn this work, we initially present the results of an analysis, of the research research type, made from scientific articles published from 2010 to 2020 that present research on student dropout in higher education (EHEA) in the Mathematics Degree course. Results of a research, of the case study type, are also presented on student dropout from academic production on phenomena in Mathematics Licentiate courses from 2010 to 2020, to the perception of students who dropped out of the IFPE Mathematics Licentiate course - Fisheries Campus. The motivation of this study was guided by the search for a deeper understanding of dropout, we sought to identify and analyze the possible factors that led the interviewees to drop out, change course or leave the institution. We used as a research tool for data collection, the method called V of Gowin. In the second moment, we collected data from the students who dropped out of the course, and only 20% of the dropouts answered our questionnaire. Even so, the results showed that difficulties with the subjects, inaptitude with the content worked in higher education and lack of future work perspective are the main reasons that resulted in evasion.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3993/399365005009/. Acesso em: 08 de junho de 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEvasão estudantil - ensino superiorpt_BR
dc.titleEvasão Discente: da produção cientifica ao olhar do discente do curso de licenciatura em Matemática do IFPE - Campus Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7667121402188115pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Erika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são inicialmente apresentamos resultados de uma análise, do tipo pesquisa da pesquisa, feita a partir de artigos científicos publicados de 2010 a 2020 que apresentam pesquisas sobre a evasão estudantil no ensino superior (EEES) no curso de Licenciatura em Matemática. Também são apresentados resultados de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, sobre a evasão discente desde produção acadêmica acerca dos fenômenos nos cursos de licenciatura em matemática de 2010 a 2020, até a percepção dos discentes evadidos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira. A motivação deste estudo foi norteada pela busca de aprofundamento na evasão, buscamos identificar e analisar os possíveis fatores que levaram os entrevistados à desistência, mudança de curso ou desligamento da instituição. Utilizamos como ferramenta de pesquisa para a coleta de dados, o método denominado V de Gowin. No segundo momento, realizamos a coleta de dados junto aos discentes evadidos do curso, sendo que apenas 20% dos evadidos responderam nosso questionário. Mesmo assim, os resultados evidenciaram que as dificuldades com as disciplinas, inaptidão com o conteúdo trabalhado no ensino superior e falta de perspectiva futura de trabalho, são os principais motivos que resultaram na evasão.pt_BR


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