dc.relation | ANDRIOLA, W. B.; ANDRIOLA, C. G.; MOURA, C. P.. Opiniões de docentes e de
coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da
Universidade Federal do Ceará (UFC). ENSAIO. Avaliação e Políticas Públicas em
Educação. Vol.14 n 52, Rio de Janeiro. Periódico. 2006. Acesso em: 15 de fevereiro
de 2022.
Bardin, L. (2004). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Acesso em: 20 de
novembro de 2021.
Bittar, M. et al. (2012). A evasão em um curso de Matemática em 30 anos. Em Teia|
Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana-ISSN: 2177-9309, v.
3, n. 1.; Acesso em: 18 de fevereiro de 2022.
BOHRY, S. Crise Psicológica do Universitário e Trancamento Geral de Matricula por
Motivo de Saúde. 2007. 240 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós
Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Departamento de Instituto de Psicologia,
Brasília DF, 2007. Acesso em: 23 de janeiro de 2022.
BONATO, GABRIELA COSTA. EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO
IFRS CAMPUS CAXIAS DO SUL. 17 JUL 2017. DISPONÍVEL EM:
HTTPS://WWW.RESEARCHGATE.NET/PUBLICATION/335435737_.EVASAO_NO_CURSO_DE_L
ICENCIATURA_EM_MATEMATICA_DO_IFRS_CAMPUS_CAXIAS_DO_SUL. ACESSO EM: 11
DE JULHO DE 2022.
BORGES JUNIOR, A. G. B.; SOUZA, R. R. Estudo da evasão no curso de
Licenciatura em Física do CEFET-GO. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 6. 2007, Santa Catarina. Anais. Santa Catarina:
ABRAPEC, 2007. Acesso em: 18 de fevereiro de 2022.
BRASIL. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em
instituições de ensino superior públicas. Brasília: SESU/MEC,
1997.Emergenciais. Acesso em: 13 de agosto de 2021.
BRASIL. Escassez de Professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e
Emergenciais. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2007. Acesso em: 13 de agosto de 2021.
DALTOÉ, Franciele et al. Causas da evasão discente nos cursos de Licenciatura em
Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. 2018. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/19811322.2020.e72854/440
77. Acesso em 31 de janeiro de 2022. Acesso em: 20 de novembro de 2021.
Didática e o Trabalho Docente: a mediação didática do professor nas aulas. In:
LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (Orgs.). Acesso em: 15 de
fevereiro de 2022.
dos SANTOS, Renato P. 4 - O Vê Epistemológico de Gowin Parte In Física
Interessante. 17 Jul. 2021. Disponível em: <http://www.fisica-interessante.com/aula
historia-e-epistemologia-da-ciencia-4-ve-epistemologico-de-gowin-1.html>. Acesso
em: 18 de julho 2022.
Evasão na Licenciatura em Matemática: Desafios e ações. Disponível em: Educon,
Aracaju, Volume 10, n. 01, p.4-10, set/2016 | www.educonse.com.br/xcoloquio.
Acesso em: 17 de junho de 2022.
FORNARI, L. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes
do capital. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, 27 jan. 2010. Acesso em: 18 de
fevereiro de 2022.
FREITAS, H. C. L.; A (nova) política de formação de professores: A prioridade
postergada. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, 2007.
Acesso em: 21 de novembro de 2021.
GAIOSO, N. P. L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no
Brasil. 2005. 75f. Relatório. Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa,
Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2005. Acesso em: 13 de agosto de
2021.
GATTI, B. A.; Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ.
Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out - dez. 2010. Acesso em: 27 de
março de 2022. Acesso em: 25 de julho de 2021.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.
Ministério da Educação. Censo da Educação Superior 2019 - Resumo Técnico.
Brasília: INEP/MEC, 2020. Disponível em https://download.inep.gov.br/educacao_su
perior/censo_superior/documentos/2020/Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_S
uperior_2019.pdf. Acesso em: 31 de janeiro de 2022.
PEIXOTO, M. C. L; BRAGA, M. M. A evasão no ciclo básico da UFMG. In: Reunião
Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisas em Educação
(ANPED), 21, 1998, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 1998. Online. Acesso em:
26 de julho de 2021.
PIMENTA S. G.(org.) Saberes pedagógicos e atividades docentes. In: Pimenta, S G.
Formação de professores: identidade e saberes da docência. 2a ed. São Paulo.
Cortez, 1999. Acesso em: 14 de agosto de 2021.
Revista Eletrônica de Educação Matemática-REVEMAT, Florianópolis, v. 15, p.
01-20, jan./dez., 2020. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1981-1322.
DOI:https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e72854. Acesso em: 03 de julho de
2022.
RUIZ, A. I; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio:
Propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2007. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf>. Acesso em: 18 de maio de
202.
Santana, O. A. (2016). Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a
apetência e a competência. Educação. Revista do Centro de Educação, v. 41, n. 2.
Acesso em: 21 de junho de 2021.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no Ensino superior brasileiro. Cadernos de
Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez, 2007. Acesso em: 14 de agosto de
2021.
SILVA, Janaína Mirele de Lima. A evasão discente no curso de matemática –
licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. 2019. Trabalho de Conclusão
de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco,
Caruaru, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42834.
Acesso em: 26 de junho de 2022.
Toledo, E. J. de L., & Coutinho, H. do N. (2020). Licenciatura: escolha ou falta de
opção. Revista Exitus, 10(1), e020029. Acesso em: 20 de novembro de 2021.
UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO ALUNO TRABALHADOR ACERCA DE SUA
EVASÃO: CASO ESPECÍFICO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEM. Disponível
em: https://www.redalyc.org/journal/3993/399365005009/. Acesso em: 08 de junho de
2022. | pt_BR |