Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Flávia Regina Ferreira da
dc.date.accessioned2022-12-05T12:26:14Z
dc.date.available2022-12-05T12:26:14Z
dc.date.issued2022-07-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/759
dc.description.abstractThis article presents an investigation into the factors that positively and negatively impacted the productivity of the services provided by the Coordination of Academic Records, Diplomation and Shift, in a unit of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco, during home office, because of the social distancing caused by the pandemic situation. The home office refers to the fulfillment of the working day outside the physical premises of the workplace, through the use of technological resources. As it is an essential sector to meet the demands of students and providing management assistance with issues related to the procedures, policies and practices of the institution, there was a concerniment about the conformities and productivity of the services performed by coordination under analysis. In order to obtain answers to this concern, a structured questionnaire was applied with the section’s workers, addressing the working conditions on satisfaction, support, adaptation, structure and information and communication technology (ICT) tools used in the home office with the purpose of knowing the impacts of this type of work on the productivity of the services offered. What made it possible to know of the impacts brought by the home office, in addition to the identification of advantages and disadvantages in the work performed by the public workers, remotelypt_BR
dc.format.extent28fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationADERALDO, I. L.l; ADERALDO, C. V. L.; LIMA, A. C.. Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 15, Setembro 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/rhyjxT5KWZgwQDDp4pqbdFN/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: set. 2022. ADERALDO, I. L.; ADERALDO, C. V. L.; LIMA, A. C.. Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 15, Setembro 2017. BANISKI, G.. Administração contemporânea [livro eletrônico] / Ponta Grossa: Editora: ZH4, 2021. 170p.; v. 4; e-book PDF BOONEN, E.. As várias faces do teletrabalho. E & G, Belo Horizonte, 2-3(4-5), p. 106-127, dez. 2002/jul. 2003. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/104/97 Acesso em: Dez. 2021. BRIDI, M.. et al. Relatório técnico-científico da pesquisa: o trabalho remoto/home- office no contexto da pandemia Covid-19. Curitiba: UFPR, GETS, REMIR, 2020. Disponível em: <https://www.eco.unicamp.br/remir/images/Artigos_2020/ARTIGO_REMIR.pdf> . Acesso em. nov. 2021. BRIK, M. S., & BRIK, A.. Trabalho portátil: Produtividade, economia e qualidade de vida no home office das empresas. 2013. Curitiba: Edição do autor. CAMPOS, SILVERIANO, Adriany. Home office: ponto de vista do trabalhador na pandemia do Covid-19. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas. Natal, RN, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35240/1/HomeOffice_Campos_2021pdf . Acesso em: maio de 2022. CIFARELLI, R.; SOUZA, M.. A implantação do teletrabalho apoiado na responsabilidade social corporativa: um estudo de caso em uma empresa de Tecnologia. RMGC, São Paulo, v. 1, ed. 2, p. 69-83, 15 dez. 2016. CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de Serviços: Lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2006. FERREIRA, E. B.. Desafios do home office na pandemia. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/2308/TCC_- _ELISABETE_B._FERREIRA_assinado_assinado_assinado_assinado.pdf?sequenc e=1. Acesso em: 01 jun. 2022. GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008 GUSSO, H. L. et al. Ensino Superior Em Tempos De Pandemia: Diretrizes À Gestão Universitária. Educação & Sociedade [online]. Scielo. 2020, v. 41 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.238957. Epub 25 Set 2020. ISSN 1678-4626. Acesso em: 22 Maio 2022. HAUBRICH, D. B.; FROEHLICH, C. Benefícios e Desafios do Home Office em Empresas de Tecnologia da Informação. Revista Gestão & Conexões, v. 9, n. 1, p. 167–184, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.13071/regec.2317- 5087.2020.9.1.27901.167-184. Acesso em 7 jun. 2022. HODGES, C.; et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington, 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 01 maio. 2022. IFPE. Registro acadêmico e diplomação. 2022. Disponível em: https://www.ifpe.edu.br/campus/paulista/diplomacao. Acesso em: 09 maio 2022. KERVALT, M. 5 vantagens e 5 desvantagens do home office. GZH, 13 abril 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e- emprego/noticia/2020/04/5-vantagens-e- 5-desvantagens-do-home-office- ck8ulg12401wn01qwxsbqxq46.html. Acesso em: 01 jun. 2021. LIMA, H.. As contribuições de ferramentas tecnológicas para o teletrabalho/home office de secretários executivos em tempos de pandemia da COVID-19.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Curso de Secretariado Executivo, Ceará, Fortaleza, 2022. MARCONI, M.; LAKATOS, E.. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MENDES, D.; HASTENREITER FILHO, H.; TELLECHEA, J. A realidade do trabalhohome office na atipicidade pandêmica. Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 160-191., 2020. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/655. Acesso em: 8 maio. 2022 MENEGAZ, M.. Qualidade de Vida, Produtividade e Satisfação durante o trabalho remoto: estudo com os servidores do IFRO - Campus Ji-Paraná durante a pandemia do covid-19. 2021. 103 p. Dissertação. (Mestrado em Assessoria de Administração) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Rondônia, Ji-Paraná,2021. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/19180. Acesso em: 8 maio. 2022. OLIVEIRA, E.; FORMIGONI, A.. A importância das ferramentas tecnológicas na gestão de negócios em tempos de crise. Revista Fatec Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios, São Paulo, 7(12), p. 1-17, jan./jun. 2020. Disponível em: http://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/138. Acesso em: maio. 2022. OLIVEIRA JUNIOR, O. F.; DALMAU, M. B. L; TOSTA, K. C. B. T. A Percepção De Servidores Da Fach/Ufms A Respeito Dos Desafios Do Home Office. Cadernos Cajuína, v. 7, n. 1, p. 227104, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.526. Acesso em: 01 jun. 2022. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. COVID-19 e o mundo do trabalho. 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/temas/covid-19/lang-- pt/index.htm. Acesso em: 24 maio. 2022. PEDROTTI, E. Satisfação no trabalho: as percepções dos trabalhadores no trabalho presencial e home office. 2021. Trabalho de conclusão de curso - Graduação. Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Bacharelado em Administração, Chapecó - SC, 2021. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4879 . Acesso em: 01 jun. 2022 PRODANOV, C. FREITAS, E.. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013. QUADROS, A. E. F; OLETO, A. F. A Experiência do Home Office e os Impactos desta Modalidade na Satisfação e Produtividade dos Trabalhadores frente à Covid-19. Encontro de Gestão e Negócios - AGEN, 27 a 29 set. 2021. Uberlândia - MG. Disponível em: http://www.egen.org.br/sites/default/files/A%20Experi%C3%AAncia%20do%20Home %20Office%20e%20os%20Impactos%20desta%20Modalidade%20na%20Satisfa%C 3%A7%C3%A3o%20e%20Produtividade%20dos%20Trabalhadores%20frente%20%C3%A0%20Covid-19.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022. QUINTANILHA, L. et al.. Impacto da pandemia do SARS-COV-2 na educação médica: migração "compulsória" para o modelo remoto, uma visão preliminar de gestores da educação médica. Revista Internacional de Educação e Saúde. v. 5, p. 1-7, 2021. BA. 2021. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47133. Acesso em: 12 abr. 2022. REIS, Roberta Teixeira. Gestão do tempo e qualidade de vida como fatores de produtividade no trabalho. 2006. Monografia (Curso de Administração)- UNICEUB – Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF. RIBEIRO, M. M. M. S. Análise dos fatores que afetam a produtividade do teletrabalho: estudo na percepção de teletrabalhadores durante a pandemia da COVID-19. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em:https://bdm.unb.br/handle/10483/27654. Acesso em: 15 maio. 2022. ROBBINS, P. Stephen; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Felipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. (Tradução Rita de Cássia Gomes) 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. ROCHA, C.; AMADOR, F.. O teletrabalho: conceituação e questões para análise. Cad. EBAPE.BR, 16(1), Rio de Janeiro, Jan./Mar. 2018. SEGEP. Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020. Secretaria de gestão de pessoas, MG. 23, nov. 2021. Art. 3º, Inc.VII. Disponível em: https://www.segep.cefetmg.br/instrucao-normativa-no-65-de-30-de-julho-de-2020/. Acesso em: nov. 2021. SANTOS, E. et al. Home Office: Ferramenta para continuidade do trabalho em meio a pandemia COVID-19. Trabalho de Conclusão de Curso. FACULDADE IDAAM Manaus - AM, 09 de julho de 2020. SCHIRIGATTI, E. L.; KASPRZAK, L. F. F.. Home Office: origem, conceito e inferências sobre o significado social do novo modelo de trabalho flexível. Revista Científica de administração, Paraná, v.8, n.8. jan./jun. 2007. Disponível em: https://pdfcoffee.com/home-office-artigo-pdf-free.html. Acesso: 25 abr. 2014 TASCHETTO, M.; FROEHLICH, C. Teletrabalho sob a perspectiva dos profissionais de recursos humanos do Vale do Sinos e Paranhana no Rio Grande do Sul. Revistade Carreiras e Pessoas, 9(3), 349-375, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20503/recape.v9i3.39652. Acesso em: nov. 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHome Officept_BR
dc.subjectFlexibilização do trabalhopt_BR
dc.subjectProdutividade na pandemiapt_BR
dc.subjectTICs no home officept_BR
dc.titleProdutividade no Home office: Uma investigação dos impactos dessa modalidade nos serviços prestados pela CRADT de um campus do IFPE.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0111418015422840pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Inêz Manuele dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583299228458487pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inêz Manuele dos
dc.contributor.referee2Coelho, Willyans
dc.contributor.referee3Souza Junior, Milton Secundino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583299228458487pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma investigação sobre os fatores que impactaram positiva e negativamente a produtividade dos serviços prestados pela Coordenação de Registros Acadêmicos, Diplomação e Turnos, em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, durante o home office, devido ao afastamento social causado pela pandemia. O home office refere-se ao cumprimento da jornada de trabalho fora das dependências físicas do local de trabalho, através do uso de recursos tecnológicos. Por se tratar de um setor essencial para o atendimento às demandas dos discentes e auxílio à gestão com assuntos relacionados aos procedimentos, políticas e práticas da instituição, houve a preocupação sobre a produtividade dos serviços realizados pela coordenação em análise. Com a finalidade de obter respostas para essa preocupação, foi aplicado um questionário estruturado com os servidores do setor, abordando as condições de trabalho sobre a satisfação, o suporte, a adaptação, a estrutura e ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) utilizadas no home office, com o propósito de conhecer os impactos desta modalidade de trabalho sobre a produtividade dos serviços ofertados. Os resultados possibilitaram conhecer os impactos trazidos pelo home office, além da identificação de vantagens e desvantagens no trabalho exercido pelos servidores, remotamente.pt_BR
dc.creator.name2Gomes, Renan Vieira
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/2049577525635497pt_BR
dc.creator.ID3https://orcid.org/0000-0002-5327-2080pt_BR
dc.creator.ID4https://orcid.org/0000-0001-7155-5431pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/0983864883585979pt_BR
dc.creator.Lattes4http://lattes.cnpq.br/4706835474039370pt_BR
dc.creator.name3Silva, Vanessa Dias Alves da
dc.creator.name4Silva, Talissa Alessandra Ramos da


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples