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dc.creatorSantos, Thais Maria Sobrinho dos
dc.date.accessioned2022-12-05T11:56:33Z
dc.date.available2022-12-05T11:56:33Z
dc.date.issued2022-07-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/758
dc.description.abstractThis paper aims to identify the processes performed in the preparation of didactic material, and the possibility of using the PDCA quality tool. With the growth of the offer of EaD courses and the considerable increase of students who have opted for this modality of teaching, it is necessary to ensure that the quality is similar to that of faceto-face courses, which makes teaching materials of paramount importance to ensure that the planned level of quality is reached. This research is exploratory and was conducted through semi-structured interviews with managers working with the offer of courses in the EaD modality, which includes the preparation of teaching materials. Data were processed by analyzing the discourse of the answers obtained from the interviewees. It was observed that, although managers recognize the importance of quality in the execution of processes and, intuitively, already partially use the principles of the PDCA cycle, there is a lack of technical appropriation of the concepts and the use of the tool in a systematic way.pt_BR
dc.format.extent37f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPDCApt_BR
dc.subjectEnsino a distanciapt_BR
dc.subjectMaterial didático-elaboraçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.titleUtilização da ferramenta PDCA para a sistematização dos processos para a elaboração dos materiais didáticos utilizados no EAD.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897353209859554pt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Willyans Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3757183526784677pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttps://orcid.orgpt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, José Tarcísio Pereira
dc.contributor.referee2Coelho, Willyans
dc.contributor.referee3Pinto, Francisco Chaves
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907464080073423pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo demostrar que o Ciclo PDCA pode ser inserido como uma ferramenta tecnicamente institucionalizada, nos processos de elaboração do material didático EaD. Com o crescimento da oferta de cursos EaD e o aumento considerável de alunos que têm optado por essa modalidade de ensino, faz-se necessário garantir que a qualidade seja semelhante à dos cursos presenciais, o que torna os materiais didáticos de suma importância para garantir que o nível de qualidade planejado seja atingido. A presente pesquisa teve caráter exploratório e foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores que trabalham com a oferta de cursos na modalidade EaD, o que inclui a elaboração de materiais didáticos. O tratamento dos dados foi realizado através da análise do discurso das respostas obtidas dos entrevistados. Observou-se que, embora os gestores reconheçam a importância da qualidade na execução dos processos e, de modo intuitivo, já utilizem parcialmente os princípios do ciclo PDCA, há falta de apropriação técnica dos conceitos e da utilização da ferramenta de maneira sistemática.pt_BR
dc.creator.name2Pinto, José George Nogueira
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/7992084147481114pt_BR
dc.creator.ID3https://orcid.org/0000-0003-3386-8642pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/6820579843059356pt_BR
dc.creator.name3Silva, Natália Santos da


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