Utilização da ferramenta PDCA para a sistematização dos processos para a elaboração dos materiais didáticos utilizados no EAD.
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-08Autor
Santos, Thais Maria Sobrinho dos
http://lattes.cnpq.br/8897353209859554
Pinto, José George Nogueira
http://lattes.cnpq.br/7992084147481114
https://orcid.org/0000-0003-3386-8642
http://lattes.cnpq.br/6820579843059356
Silva, Natália Santos da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve o objetivo demostrar que o Ciclo PDCA pode ser inserido como uma ferramenta tecnicamente institucionalizada, nos processos de elaboração do material didático EaD. Com o crescimento da oferta de cursos EaD e o aumento considerável de alunos que têm optado por essa modalidade de ensino, faz-se necessário garantir que a qualidade seja semelhante à dos cursos presenciais, o que torna os materiais didáticos de suma importância para garantir que o nível de qualidade planejado seja atingido. A presente pesquisa teve caráter exploratório e foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores que trabalham com a oferta de cursos na modalidade EaD, o que inclui a elaboração de materiais didáticos. O tratamento dos dados foi realizado através da análise do discurso das respostas obtidas dos entrevistados. Observou-se que, embora os gestores reconheçam a importância da qualidade na execução dos processos e, de modo intuitivo, já utilizem parcialmente os princípios do ciclo PDCA, há falta de apropriação técnica dos conceitos e da utilização da ferramenta de maneira sistemática.