Ensino remoto nos anos iniciais: o que dizem os professores de arte/música frente à sala de aula inclusiva de uma escola municipal de Belo Jardim - PE
Data
2022-10-04Autor
Anjos, Edson Silva dos,
http://lattes.cnpq.br/8133377228335591
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho, trata-se de uma pesquisa de estudo de caso com objetivo geral: investigar como tem se constituído o ensino de arte/música em turmas inclusivas no contexto remoto da educação básica. Quanto aos objetivos específicos: compreender, a partir do olhar docente, a inclusão educacional de estudantes com deficiência; identificar estratégias de ensino de música/arte para estudantes com deficiência; caracterizar ações educativas desenvolvidas no ensino de música/arte para estudantes com deficiência. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada e analisada através da análise de conteúdo segundo Bardin,
realizada com uma professora dos anos iniciais, atuante na rede municipal de ensino da cidade de Belo Jardim, Pernambuco. Com os resultados obtidos, observou-se a importância da disciplina arte/música, tal como sua importância para o crescimento profissional, pessoal e social para a pessoa com deficiência. Além disso, também se concluiu que, no ensino remoto, no momento pandêmico, os estudantes com deficiência foram segregados da vivência escolar, mesmo com a busca por novas estratégias de ensino e possíveis adaptações de acordo com as necessidades individuais de cada sujeito.