dc.creator | Anjos, Edson Silva dos, | |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T17:26:52Z | |
dc.date.available | 2022-10-11T17:26:52Z | |
dc.date.issued | 2022-10-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/717 | |
dc.description.abstract | The present work is a case study research with a general objective: to investigate how the teaching of music/art in inclusive classes has been constituted in the remote context of basic education. As for the specific objectives: to understand, from the teaching perspective, the educational inclusion of students with disabilities; identify
music/art teaching strategies for students with disabilities; to characterize educational actions developed in the teaching of music/art for students with disabilities. Data were obtained through semi-structured interviews and analyzed through content analysis according to Bardin, carried out with a teacher from the early years, working in the municipal school system in the City of Belo Jardim, Pernambuco. With the results obtained, the importance of the art/music discipline was observed, as well as its importance for professional, personal and social growth for the person with disabilities, it was also concluded that at the time of the pandemic, students with disabilities were
segregated from the school experience, referring to past times, going against Laws and decrees that support the right of students with disabilities to school. | pt_BR |
dc.format.extent | 51f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação musical inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Ensino remoto nos anos iniciais: o que dizem os professores de arte/música frente à sala de aula inclusiva de uma escola municipal de Belo Jardim - PE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8133377228335591 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Silas Nascimento dos, | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9334553575215999 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Bernardina Santos Araújo de, | |
dc.contributor.referee2 | Cordeiro, Andreza Silva, | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4929110097621126 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0246607083825423 | pt_BR |
dc.publisher.department | Belo Jardim - PE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, trata-se de uma pesquisa de estudo de caso com objetivo geral: investigar como tem se constituído o ensino de arte/música em turmas inclusivas no contexto remoto da educação básica. Quanto aos objetivos específicos: compreender, a partir do olhar docente, a inclusão educacional de estudantes com deficiência; identificar estratégias de ensino de música/arte para estudantes com deficiência; caracterizar ações educativas desenvolvidas no ensino de música/arte para estudantes com deficiência. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada e analisada através da análise de conteúdo segundo Bardin,
realizada com uma professora dos anos iniciais, atuante na rede municipal de ensino da cidade de Belo Jardim, Pernambuco. Com os resultados obtidos, observou-se a importância da disciplina arte/música, tal como sua importância para o crescimento profissional, pessoal e social para a pessoa com deficiência. Além disso, também se concluiu que, no ensino remoto, no momento pandêmico, os estudantes com deficiência foram segregados da vivência escolar, mesmo com a busca por novas estratégias de ensino e possíveis adaptações de acordo com as necessidades individuais de cada sujeito. | pt_BR |