dc.creator | Batista, Diego Silva de Azevedo, | |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T12:11:59Z | |
dc.date.available | 2022-09-29T12:11:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/713 | |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the teaching and learning process of the tuba instrument,
guided by the fundamentals and principles of the Ulissiano and Da capo methods, especially
with regard to the paths of musicalization and initial practice of the instrument. From these
aspects, the work focused on the history and teaching methodology of the tuba instrument,
with emphasis on musicalization with the possible crossings of the local culture. These meth ods were developed by professors Ulisses Lima and Joel Barbosa, respectively. In the empiri cal field, two didactic experiments were developed, involving two beginners in the study of
the tuba. The experiments took as horizons the Ulissiano and Da Capo methods, receiving
some adaptations to the reality and local conditions. In general, it can be said that the results
achieved correspond to the initial expectations; in particular, in the comparative movement
between the two experiments, it was observed that the results pointed to a better performance
of the student who participated in the Ulissian method, understanding that the emphasis on
local culture, as well as the influence of musical memory in the construction of the beginning
musician's learning, forms elements that predominated in the process of consolidating this
learning. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | REFERÊNCIAS
BARBOSA, Joel Luís da Silva. Método Elementar Para o Ensino coletivo ou Individual
de Instrumentos de Banda. Belém: Fundação Carlos Gomes, 1998.
BARBOSA, Joel Luís da Silva. Tuba. Da Capo. Método Elementar Para o Ensino Coletivo
e/ou Individual de Instrumentos de Banda. 2ª. ed. Jundiaí, São Paulo: Keyboard Editora
Musical, 2009.
BARBOSA, Joel Luís da Silva, 1964 – B198 Da Capo: Método elementar para o ensino
coletivo ou individual de instrumentos de banda: Tuba em si bemol– Belém : Fundação
Carlos Gomes, 1998.
BARBOSA, Joel Luís da Silva Barbosa. An adaptation of american band instruction
methods to brazilian music education, using brazilian melodies. Tese (Doctor of Musical
Arts) - University of Washington-Seattle, 1994.
Barboza, Joel Luis da Silva. Currículo Latter Disponível em:
<https://www.escavador.com/sobre/7024239>. Acesso em: 20 junho. 2022, 21:30:30.
BARBOSA, Joel Luís da Silva. Rodas de Conversa na Prática do Ensino Coletivo de Bandas.
In: Anais do II ENECIM - Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical.
Goiânia: 2006, p.94 – 104.
BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
BEVAN, C. The Tuba Family, 2nd edition. Winchester: Piccolo Press, 2000.
CAMPOS, Elias Leite. O maestro de banda brasileiro: suas contribuições para o ensino
coletivo de instrumentos de sopro e percussão. UFRJ/MESTRADO/PPGM SIMPOM:
Educação Musical. 2016. P. 314.
CARDOSO, Paulo Marcelo Marcelino. Lourival Cavalcante e o universo das bandas de
música. 2005. 232. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)- Programa de Graduação em
Ciências Sociais, Universidade do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
COSTA, Luiz Fernando Navarro. Transmissão dos saberes musicais na Banda 12 de
Dezembro. Dissertação de mestrado em Música, Universidade Federal da Paraíba; João
Pessoa, Agosto/2008.
CRUVINEL, Flavia Maria. Educação Musical e Transformação Social: uma experiência
com ensino coletivo de cordas. ICBC: Goiânia, 2005.
DENZIN, Norman. K.; LINCOLN, Yvonna S.The SAGE Handbook of Qualitative
Research. Thousand Oaks: Sage Publications, 2005.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo: saraiva. 2001.
FLICK, Uwe. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GOES, Marcelo de Moura. Manual didático ou “método ulissiano”: reflexões sobre o
ensino de música na Sociedade de Cultura Musical de Belo Jardim. Trabalho de Conclusão de
Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Música do IFPE – Campus Belo Jardim. Belo
Jardim 2017.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. São Paulo: LCT,1989.
KHATTAR, Albert Sabino. Tuba: sua história, o panorama histórico no Brasil, o repertório
solo brasileiro, incluindo catálogo e sugestões interpretativas de três obras selecionadas.
Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Unicamp, 2014.
LEONARDI, Bruno Brandelise Um panorama do ensino superior da tuba no Brasil a
partir da seleção e utilização de manuais didáticos / Bruno brandalise Leonardi. – Curitiba,
2019.
LIMA, Ulisses de Souza. Ulisses: Uma Odisseia Musical. Caruaru: Estudantil Gráfica, 2007.
MONTANDON, Maria Isabel. Ensino Coletivo, ensino em grupo: mapeando as questões da
área. In: Anais do encontro nacional de ensino coletivo de instrumentos musicais. Anais.
Goiânia: Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2004.
45-48 p.
NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. O ensino coletivo de instrumentos musicais na
banda de música. 2006. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Música (ANPPOM), Brasília – 2006. UNIRIO, 2006. P. 4.
PINTO, Renato da Costa. A Tuba na Música Brasileira: Catalogação de Obras, Análise e
Sugestões Interpretativas da Fantasia Sul América Para Tuba e Orquestra De Cláudio Santoro.
Dissertação de Mestrado. Salvador: UFBA, 2013. P.4.
PHILLIPS, Harvey& WINKLE, William The Art of Tuba and Euphonium, New Jersey:
Summy-Birchard INC, 1992.
SILVA, João Batista da. O Ensino Coletivo de Instrumento de Sopro e Percussão no
Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande – RN: um relato de
experiência/ João Batista da Silva. – Natal, 2019.
SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Tradução de Fausto
Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. In: Cadernos de Estudo: Educação
musical 4/5. São Paulo: Atravez. p. 7-13. 1994 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música - ensino | pt_BR |
dc.subject | Instrumento musical - estudo | pt_BR |
dc.subject | Tuba | pt_BR |
dc.title | O conhecimento por um sopro: um olhar sobre o ensino da tuba a partir dos métodos Ulissiano e Da Capo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8358410544831563 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Bernadina Santos Araújo de, | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 4929110097621126 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Niraldo Riann de, | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Joel Luiz da Silva, | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 8807068531104735 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 8807068531104735 | pt_BR |
dc.publisher.department | Belo Jardim | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse estudo se propôs entender o processo de ensino e aprendizagem do instrumento tuba,
orientado pelos fundamentos e princípios dos métodos Ulissiano e Da capo, sobretudo, no que
se referem aos trajetos de musicalização e prática inicial do instrumento. A partir desses
aspectos, o trabalho se debruçou sobre a história e a metodologia de ensino do instrumento
tuba, com ênfase na musicalização com os possíveis atravessamentos da cultura local. Os
referidos métodos foram desenvolvidos pelos professores Ulisses Lima e Joel Barbosa,
respectivamente. No campo empírico foram desenvolvidos dois experimentos didáticos,
envolvendo dois alunos iniciantes no estudo da tuba. Os experimentos tomaram como
horizontes os métodos Ulissiano e Da Capo, recebendo algumas adaptações à realidade e
condições locais. De modo geral, pode-se afirmar que os resultados alcançados
corresponderam às expectativas iniciais; na particularidade, no movimento comparativo entre
os dois experimentos, observou-se que a ênfase à cultura local, bem como, a influência da
memória musical na construção da aprendizagem do músico iniciante, foram elementos
predominantes no processo de consolidação dessa aprendizagem individual do instrumento
tuba. | pt_BR |