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dc.creatorBatista, Diego Silva de Azevedo,
dc.date.accessioned2022-09-29T12:11:59Z
dc.date.available2022-09-29T12:11:59Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/713
dc.description.abstractThis study aimed to understand the teaching and learning process of the tuba instrument, guided by the fundamentals and principles of the Ulissiano and Da capo methods, especially with regard to the paths of musicalization and initial practice of the instrument. From these aspects, the work focused on the history and teaching methodology of the tuba instrument, with emphasis on musicalization with the possible crossings of the local culture. These meth ods were developed by professors Ulisses Lima and Joel Barbosa, respectively. In the empiri cal field, two didactic experiments were developed, involving two beginners in the study of the tuba. The experiments took as horizons the Ulissiano and Da Capo methods, receiving some adaptations to the reality and local conditions. In general, it can be said that the results achieved correspond to the initial expectations; in particular, in the comparative movement between the two experiments, it was observed that the results pointed to a better performance of the student who participated in the Ulissian method, understanding that the emphasis on local culture, as well as the influence of musical memory in the construction of the beginning musician's learning, forms elements that predominated in the process of consolidating this learning.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica - ensinopt_BR
dc.subjectInstrumento musical - estudopt_BR
dc.subjectTubapt_BR
dc.titleO conhecimento por um sopro: um olhar sobre o ensino da tuba a partir dos métodos Ulissiano e Da Capopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358410544831563pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Bernadina Santos Araújo de,
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Niraldo Riann de,
dc.contributor.referee2Barbosa, Joel Luiz da Silva,
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8807068531104735pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8807068531104735pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoEsse estudo se propôs entender o processo de ensino e aprendizagem do instrumento tuba, orientado pelos fundamentos e princípios dos métodos Ulissiano e Da capo, sobretudo, no que se referem aos trajetos de musicalização e prática inicial do instrumento. A partir desses aspectos, o trabalho se debruçou sobre a história e a metodologia de ensino do instrumento tuba, com ênfase na musicalização com os possíveis atravessamentos da cultura local. Os referidos métodos foram desenvolvidos pelos professores Ulisses Lima e Joel Barbosa, respectivamente. No campo empírico foram desenvolvidos dois experimentos didáticos, envolvendo dois alunos iniciantes no estudo da tuba. Os experimentos tomaram como horizontes os métodos Ulissiano e Da Capo, recebendo algumas adaptações à realidade e condições locais. De modo geral, pode-se afirmar que os resultados alcançados corresponderam às expectativas iniciais; na particularidade, no movimento comparativo entre os dois experimentos, observou-se que a ênfase à cultura local, bem como, a influência da memória musical na construção da aprendizagem do músico iniciante, foram elementos predominantes no processo de consolidação dessa aprendizagem individual do instrumento tuba.pt_BR


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