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dc.creatorLima, Mateus Henrique de Melo
dc.date.accessioned2022-09-20T19:23:12Z
dc.date.available2022-09-20T19:23:12Z
dc.date.issued2022-07-28
dc.identifier.citationLIMA, Mateus Henrique de Melo ; SOUTO, Thiago, Vinicius Sousa. Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física. 24 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/710
dc.description.abstractThis article is a bibliographic study of a qualitative nature, on the Theory of Meaningful Learning (TML) and Neurolearning (NL). The TML has Marco Antonio Moreira as its main theoretician mentioned in this article, while the NL research is scarce, but we highlight the work of Guilherme Brockington that relates neuroscience and physics teaching. This article aimed to find points of convergence and divergence between these two theories. From these relationships, we developed a material that contains guidelines that aim to help high school physics teachers in the construction of classes that contribute to a meaningful learning. In addition to the material with the guidelines, this research brings theoretical/practical subsidies for teachers in the area of Physics Teaching, contributing to their teaching practice.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectNeuroaprendizagempt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Físicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleDiálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2872031550606148pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee2Oliveira, Rodolfo de Luna
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246457036925480pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoEsse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, já a NA as pesquisas são escassas, mas destacamos o trabalho de Guilherme Brockington que relaciona neurociência e ensino de Física. Este artigo teve como objetivo encontrar pontos de convergência e divergência entre essas duas teorias. A partir dessas relações desenvolvemos um material que contém orientações que visam auxiliar professores e professoras de Física do Ensino Médio na construção de aulas que contribuam para uma aprendizagem significativa. Além do material com as orientações, essa pesquisa traz subsídios teóricos/práticos para professores na área de Ensino de Física, contribuindo com sua prática docente.pt_BR


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