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dc.creatorSilva, Rafael Alisson Arruda
dc.date.accessioned2022-09-20T12:28:45Z
dc.date.available2022-09-20T12:28:45Z
dc.date.issued2022-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/709
dc.description.abstractSchool evaluation is an important tool for diagnosis of knowledge, feedback on educational practice and a great opportunity for students to reflect and reformulate knowledge. In order to assess properly, the teacher must have qualification, flexibility, ethics and commitment. It should collaborate so that the student feels encouraged to apply their knowledge. However, assessment is perceived by many students as a testing tool solely to obtain a grade or concept that will result in their passing or failing. Therefore, it is common on evaluation days to observe behaviors of insecurity and fear, as the greater concern is with the numerical results (grades/points) than with the opportunity to use the contents taught in the classroom. In chemistry assessments, most of the time, students are encouraged to memorize values, tricks or mathematical formulas in order to succeed. When it comes to written assessments, psychological problems are easily identified. With that in mind, the objective of the present work was to know the perception of high school students about the evaluation process in the curricular component of Chemistry. 120 regular high school students participated in this research, 55% male and 45% female. The data were constructed through two instruments: a questionnaire, developed specifically for this research and part of the Inventory of Anxiety Faced with Tests-IAP. The data analysis approach was quantitative-qualitative. For most students, thinking about evaluation generates negative feelings and emotions. The types of assessment frequently carried out suggest a more traditional assessment practice on the part of the teacher (written test, research). The assessment instruments devised by students are more dynamic and innovative (games/games, seminars/presentations, debate), better meeting the specificities that permeate the assessment process of the student body. The use of support material for consultation in written assessments is seen as a good resource to support memory. It is important that the teacher is attentive to the reactions and expression of feelings of the students that precede the accomplishment of the written evaluation, about the amount of content to be charged and the level of difficulty of the questions. And that uses assessment as a means to reflect on their actions, reformulate their teaching, capture the specifics of each student, with the greater aim of promoting their students' learning.pt_BR
dc.format.extent68 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleA avaliação escolar de Química na percepção de discentes do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7410049745129395pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Maria Soraia Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8385517433755758pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA avaliação escolar é um importante instrumento de diagnose de saberes, feedback da prática educativa e uma ótima oportunidade de reflexão e reformulação dos conhecimentos por parte dos estudantes. Para avaliar adequadamente é preciso que o professor tenha qualificação, flexibilidade, ética e comprometimento. Deve colaborar para que o estudante se sinta encorajado a aplicar os seus conhecimentos. Entretanto, a avaliação é percebida por muitos estudantes como uma ferramenta de testagem tão somente para obtenção de uma nota ou conceito que resultará na sua aprovação ou reprovação. Por isso, é comum em dias de avaliação observar comportamentos de insegurança e medo, pois a preocupação maior é com os resultados numéricos (notas/pontos) que com a oportunidade de usar os conteúdos ensinados em sala de aula. Nas avaliações de Química, na maioria das vezes, os estudantes são estimulados a memorizar valores, macetes ou fórmulas matemáticas para lograr êxito. Em se tratando de avaliações escritas, problemas de ordem psicológica são facilmente identificados. Pensando nisso, o objetivo do presente trabalho foi conhecer a percepção de estudantes do Ensino Médio sobre o processo avaliativo no componente curricular de Química. Participaram desta pesquisa 120 estudantes do Ensino Médio Regular, sendo 55% do sexo masculino e 45% do sexo feminino. Os dados foram construídos por meio de dois instrumentos: um questionário, elaborado especificamente para esta pesquisa e parte do Inventário de Ansiedade Frente a Provas-IAP. A abordagem de análise dos dados foi do tipo quanti-qualitativa. Para a maior parte dos alunos, pensar em avaliação gera sensações e emoções negativas. Os tipos de avaliação frequentemente realizadas sugerem uma prática avaliativa mais tradicional por parte do docente (prova escrita, pesquisa). Já os instrumentos avaliativos idealizados pelos estudantes são mais dinâmicos e inovadores (jogos/games, seminários/apresentações, debate), atendendo melhor as especificidades que permeiam o processo avaliativo do corpo discente. O uso de material de apoio para consulta nas avaliações escritas é visto como um bom recurso para apoiar a memória. É importante que o professor esteja atento a reações e expressão de sentimentos dos estudantes que antecedem à realização da avaliação escrita, quanto à quantidade de conteúdo a ser cobrada e o nível de dificuldade das questões. E que utilize a avaliação como meio para refletir sobre suas ações, reformular seu ensino, capturar as especificidades de cada aluno, com o fim maior de promover as aprendizagens dos seus estudantes.pt_BR


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