Museu de ciências nucleares : plano de viabilização turística através de um personagem
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-20Autor
Silva, Rosely Bezerra
http://lattes.cnpq.br/1806848437620155
Bezerra, Djari Theóphilo
http://lattes.cnpq.br/9524375284380932
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A proposta deste projeto visa implementar um plano de divulgação para o Museu de
Ciências Nucleares de Pernambuco. O trabalho tem a intenção de incrementar a
divulgação do museu através do uso de algumas ferramentas de comunicação, tais
como mascote inflável, história em quadrinhos (HQ) num folder e banner. A mascote
proposta será representada pelo Capitão Nuclear, que é um personagem idealizado
para ter sua imagem utilizada nas três ferramentas que comunicarão informações
sobre assuntos relacionados ao museu. A HQ traz o enredo onde o Capitão Nuclear
apresenta o museu e seus atrativos científicos voltados para a energia nuclear, bem
como gera informações sobre o acidente ocorrido em Goiânia em 1987 ao mesmo
tempo em que convida as pessoas para que visitem o museu em Recife. Espera-se,
através deste trabalho demonstrar que a criação de um canal de comunicação criativo
estimulará a visitação de residentes, estudantes e turistas que buscam conhecer um
pouco mais sobre a cultura e as ciências nucleares no Brasil e no mundo. O visitante
ajudará a divulgar o conhecimento adquirido para os próximos visitantes. Também
contribuirá para esclarecer que a energia nuclear não deve ser associada só à
destruição, mas que também é um meio para melhorar a qualidade de vida das
pessoas, pois há a possibilidade de utilização para fins pacíficos que interessam não
só ao público científico, mas também ao público em geral. Na metodologia desse
trabalho, o método escolhido foi o estudo de caso; a pesquisa teve a característica
qualitativa, de cunho exploratório. Também foram apresentados dados quantitativos
por meio de gráficos estatísticos. Foram consultadas informações em internet, em
livros, revistas e portais de turismo. As técnicas de pesquisa contaram com o
questionário, a entrevista e a análise documental sobre o Museu de Ciências
Nucleares de Pernambuco e outros museus no mundo. O diagnóstico foi feito com
base na análise de SWOT. O público-alvo da pesquisa foi voltado para estudantes,
visitantes, gestora do museu e gestor público do turismo. Os resultados da pesquisa
mostram que as pessoas entrevistadas aprovaram a viabilização do projeto de
divulgação, uma vez que foi apresentado de forma criativa e lúdica, atraindo crianças
e adultos em geral. Conclui-se que a atualização nos meios de divulgação do museu
de forma divertida e diferenciada das demais é uma estratégia interessante para atrair
mais visitantes e para tornar conhecidos os serviços oferecidos pelo Museu. Assim, a
implementação dessas três ferramentas de divulgação para o Museu de Ciências
Nucleares de Pernambuco, proposta através de um plano de divulgação, utilizando
banner e uma história em quadrinhos, apresentada em um fôlder, por uma mascote
relacionada à energia nuclear, vem preencher uma lacuna no marketing de museus.
Além disso, estimula o turismo cultural, pedagógico e científico na cidade do Recife.