• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Ansiedade nos estudantes diante das avaliações e atendimento às expectativas

    Thumbnail
    View/Open
    MARIA DA CONCEICAO LOPES DE LIRA - ARTIGO.pdf (593.3Kb)
    Date
    2022-07-14
    Author
    Lira, Maria da Conceição Lopes de
    http://lattes.cnpq.br/8301350847458710
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    A ansiedade é definida como um mal-estar físico, psíquico, aflição e agonia, envolvendo componentes fisiológicos, comportamentais e cognitivos. Trata-se de um estado alarmante, podendo gerar consequências indesejáveis, como o baixo desempenho acadêmico em estudantes, por exemplo, em um processo avaliativo. Assim, o objetivo geral desse estudo foi verificar a relação entre a ansiedade diante das avaliações e a ansiedade pela preocupação em atender às expectativas nos estudantes. Dois instrumentos de análise foram utilizados: (1) Inventário de Ansiedade Frente a Provas (IAP), enquanto medida de ansiedade relacionada à preocupação, emoção, distração e confiança; e (2) o Inventário de Ansiedade Internamente e Externamente Causada (IAIEC) que avalia a ansiedade proporcionada pela preocupação de atender expectativas. De modo a complementar as informações, também foi utilizado um questionário sociodemográfico. Trata-se de um estudo correlacional, com corte transversal. Participaram do estudo 90 estudantes de cursos técnicos (modalidade subsequente) e dos cursos superiores do IFPE- Campus Ipojuca. A tabulação e análise dos dados foram computadas por meio do software IBM SPSS Statistics 23. Os resultados indicaram correlações significativas entre os fatores do IAP e do IAIEC. A variável emprego (estar ou não trabalhando) foi a que se correlacionou com mais fatores. As análises multivariadas (MANOVA) demonstraram resultados significativos do emprego com a emoção, preocupação, confiança, distração e causas externas. As médias das diferenças demonstraram que as pessoas que não estavam trabalhando foram mais prováveis em indicar a emoção, preocupação, distração e causas externas da ansiedade. Os que estavam trabalhando mostraram-se mais prováveis na confiança. A análise univariada (ANOVA) comprovou o fator preocupação como o mais provável de ansiedade frente a provas. Concluiu-se que as mensurações das escalas sugerem reações emocionais de ansiedade, sendo relacionada com a expectativa do desempenho das avaliações. Espera-se que os resultados do estudo possam contribuir para a comunidade acadêmica em termos de prevenção e melhoria da qualidade de vida e saúde mental dos estudantes, bem como fornecer dados científicos que possam ampliar a compreensão sobre o construto, além de favorecer a prática docente e a relação professor-aluno.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/691
    Collections
    • Licenciatura em Química
    Contact Us | Send Feedback
     

     

    Contact Us | Send Feedback