Ansiedade nos estudantes diante das avaliações e atendimento às expectativas
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-14Autor
Lira, Maria da Conceição Lopes de
http://lattes.cnpq.br/8301350847458710
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A ansiedade é definida como um mal-estar físico, psíquico, aflição e agonia,
envolvendo componentes fisiológicos, comportamentais e cognitivos. Trata-se de
um estado alarmante, podendo gerar consequências indesejáveis, como o baixo
desempenho acadêmico em estudantes, por exemplo, em um processo avaliativo.
Assim, o objetivo geral desse estudo foi verificar a relação entre a ansiedade diante
das avaliações e a ansiedade pela preocupação em atender às expectativas nos
estudantes. Dois instrumentos de análise foram utilizados: (1) Inventário de
Ansiedade Frente a Provas (IAP), enquanto medida de ansiedade relacionada à
preocupação, emoção, distração e confiança; e (2) o Inventário de Ansiedade
Internamente e Externamente Causada (IAIEC) que avalia a ansiedade
proporcionada pela preocupação de atender expectativas. De modo a complementar
as informações, também foi utilizado um questionário sociodemográfico. Trata-se de
um estudo correlacional, com corte transversal. Participaram do estudo 90
estudantes de cursos técnicos (modalidade subsequente) e dos cursos superiores
do IFPE- Campus Ipojuca. A tabulação e análise dos dados foram computadas por
meio do software IBM SPSS Statistics 23. Os resultados indicaram correlações
significativas entre os fatores do IAP e do IAIEC. A variável emprego (estar ou não
trabalhando) foi a que se correlacionou com mais fatores. As análises multivariadas
(MANOVA) demonstraram resultados significativos do emprego com a emoção,
preocupação, confiança, distração e causas externas. As médias das diferenças
demonstraram que as pessoas que não estavam trabalhando foram mais prováveis
em indicar a emoção, preocupação, distração e causas externas da ansiedade. Os
que estavam trabalhando mostraram-se mais prováveis na confiança. A análise
univariada (ANOVA) comprovou o fator preocupação como o mais provável de
ansiedade frente a provas. Concluiu-se que as mensurações das escalas sugerem
reações emocionais de ansiedade, sendo relacionada com a expectativa do
desempenho das avaliações. Espera-se que os resultados do estudo possam
contribuir para a comunidade acadêmica em termos de prevenção e melhoria da
qualidade de vida e saúde mental dos estudantes, bem como fornecer
dados científicos que possam ampliar a compreensão sobre o construto, além de
favorecer a prática docente e a relação professor-aluno.