dc.relation | ALMEIDA, R. B. et al. ACT em grupo para manejo de ansiedade entre universitários: ensaio clínico randomizado. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, e235684, 117, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/yGxLsnhGbypt6m93Bvs4Vzy/? format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 maio 2022.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BERNARDELLI, L. V. et al. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Avaliação, v. 27, n. 01, p. 49-67, 2022.
BRAGA, et al. Ansiedade patológica: bases neurais e avanços na abordagem psicofarmacológica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 14, n. 2, 93100, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/8207/5320. Acesso em: 06 abr. 2022.
BRANDÃO, M.L. Psicofisiologia: bases fisiológicas do comportamento. São Paulo: Atheneu, 2001.
BRASIL. Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República,1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 jul. 2022.
BZUNECK, J. A.; SILVA, R. O problema da ansiedade nas provas; perspectivas contemporâneas. Semina, v.10, 190-195, 1989. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9184. Acesso em: 15 jun. 2022.
CARMO, J. S.; SIMIONATO, A. M. Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 2, 317-327, 2012.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS). Resolução CNS nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 10 set. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS). Resolução CNS nº 510 de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf . Acesso em: 10 set. 2021.
COSTA, T.; PINTO, V. B.; OLIVEIRA, H. P. C. Elementos informacionais nos instrumentos de avaliação da ansiedade. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, v. 7, número especial III, p. 114-128, 2022.
COUTINHO, F. C.; DIAS, G. P.; BEVILAQUA, M. C. N. História. In: NARDI; QUEVEDO; SILVA (orgs.). Transtorno de Pânico - teoria e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2013. cap. 1, p. 17–26.
CROCQ, M. A. A history of anxiety: from Hippocrates to DSM. Dialogues Clinical Neuroscience, v. 17, n. 3, p. 319-25, 2015.
DEWAELE, J-M.; MACINTYRE, P. Do flow, enjoyment and anxiety emerge equally in English foreign language classrooms as in other foreign language Classrooms? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, n. 1, p. 156-180, 2022.
FERNANDES, M. A. et al. Transtornos de ansiedade: vivências de usuários de um ambulatório especializado em saúde mental. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 10, p. 3836-3844, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/25366. Acesso em: 04 dez. 2021.
FERREIRA, F. C. S. O transtorno de ansiedade (TA) na perspectiva da psicanálise. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 02, p. 118-128, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/ transtorno-de-ansiedade. Acesso em: 24 mar. 2022.
FRAGELLI, R. R. Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa como uma alternativa ao problema da ansiedade em provas. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. v. 6, supl. 2, p.860-872, 2015. Disponível em: https://www.fag.edu.br/novo/arquivos/nucleo/nad/metas.pdf. Acesso em: 09 mar. 2022.
FROTA, I. J. et al. Transtornos de ansiedade: histórico, aspectos clínicos e classificações atuais. Journal of Health & Biological Sciences, v. 10, n. 1, p. 1-8, 2022.
GAZZANIGA, M.; HEATHERTON, T.; HALPERN, D. Ciência psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2018.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
GONZAGA, L. R. V.; ENUMO, S. R. F. Lidando com a ansiedade de provas: avaliação e relações com o desempenho acadêmico. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, v. 38, n. 95, p. 266-277, 2018.
GUIMARAES, A. P. L.; HAASE, V. G.; NEUFELD, C. B. Cognitive-behavioral intervention for math anxiety in childhood: a case report. Dementia & Neuropsychologia, v. 15, n. 2, p. 286-290,2021.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Mediação, 1996.
KARINO, C. A. Avaliação do efeito da ansiedade no desempenho em provas. 2010. xvii, 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
KARINO, C. A.; LAROS, J. A. Ansiedade em situações de provas. Psico – USF, Bragança Paulista, v. 19, n.1, p.23-36, 2014.
LANTYER, A. S. et al. Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 18, n. 2, p. 4 -19, 2016.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2017.
LIMA, B. V. B. G., et al. Avaliação da ansiedade e autoestima em concluintes do curso de graduação em enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 11, p. 4326-4333, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/13440/24678 Acesso em: 15 jun. 2022.
LÓPEZ-IBOR, J. J., LÓPEZ-IBOR, M.I. Anxiety and logos: Toward a linguistic analysis of the origins of human thinking. Journal of Affective Disorders, v. 120, n. 1- 3, p. 1-11, 2010.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MCCARTHY, J. M.; GOFFIN, R. D. Selection test anxiety: exploring tension and fear of failure across the sexes in simulated selection scenarios. International Journal of Selection and Assessment, v. 13, n. 4, 282-295, 2005.
MULLER, J. L. et al. Transtorno de ansiedade social: um estudo de caso. Contextos Clínicos, v. 8, n. 1, p. 67-78, 2015.
MUNIZ, M.; FERNANDES, D. C. Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 427- 436, 2016.
OLIVEIRA, S. M. S. S.; SISTO, F. F. Estudo para uma escala de ansiedade escolar para crianças. Psicologia escolar e educacional, v. 6, n. 1, p. 57-66, 2002.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (PAHO/OMS). The Burden of Mental Disorders in the Region of the Americas. Washington, D.C.: PAHO, 2018. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/49578/9789275120286_eng.pdf?se quence=10&isAllowed=y. Acesso em: 20 nov. 2021.
PAIXÃO, G. M. et al. Occupational participation, stress, anxiety and depression in workers and students from Brazilian universities during the COVID-19 pandemic. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 30, e2952, 2022.
PILETTI, C. Didática Geral. 24.ed. São Paulo: Ática, 2010.
PILZ, L. K. et al. Effective recommendations towards healthy routines to preserve mental health during the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 44, n. 2, p. 136-146, 2022.
PROOST, K. et al. Selection test anxiety: investigating applicants’ self- vs. other- referenced anxiety in a real selection setting. International Journal of Selection and Assessment, v. 16, n. 1, p. 14-26, 2008.
ROSÁRIO, P. et al. Ansiedade face aos testes e auto-regulação da aprendizagem: variáveis emocionais no aprender. Psicologia e Educação, v. 3, n. 1, 2004. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11861. Acesso em: 20 jan. 2021.
RUIZ, J.; CUADRADO, A.; RODRIGUEZ, J. Transtorno de angustia: Crisis de pánico y agorafobia en atención primaria. Barcelona: III Masson, 2001.
SANTOS, F. A. et al. Relationship of anxiety and stress in academic performance in evaluations under active methodology. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e15810917843, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17843. Acesso em: 19 abr. 2022.
SANTOS JÚNIOR, J. A. S. et al. Relação entre traços de personalidade e ansiedade em estudantes universitários. Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente, v. 4, n. 3, p. 51-62, 2016.
SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, e200063,2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982- 0275202037e200063. Acesso em: 20 dez. 2021.
SERINOLLI, M. I.; OLIVA, M. P. M; EL-MAFARJEH, E. Antecedente de ansiedade, síndrome do pânico ou depressão e análise do impacto na qualidade de vida em estudantes de medicina. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 4, n. 2, p. 113-126, 2015.
SHAUGHNESSY, J. J.; ZECHMEISTER, E. B.; ZECHMEISTER, J. S. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. 9.ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?isbn=8580551013. Acesso em: 27 ago. 2018.
SILVA, A. C. S. et al. Relação entre vivência acadêmica e ansiedade em estudantes universitários. Revista Contextos Clínicos, v. 14, n. 2, p. 563-587, 2021. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/ index.php/contextosclinicos/issue/view/899. Acesso em: 17 abr. 2022.
SILVA, A. S. A autorregulação da aprendizagem em estudantes de cursos presenciais das áreas de química quando inseridos em um contexto online. 2021. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Ipojuca, PE, 2021.
SILVA, J. J. Avaliação escolar no componente curricular química: concepções e práticas de docentes do Ensino Médio. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Ipojuca, PE, 2020.
SOARES, A. B.; MARTINS, J. S. R. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia, 20, 57-62, 2010. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5652:fol ha-informativa-transtornos-mentais&Itemid=839. Acesso em: 15 maio 2020.
SOARES, B. A.; MONTEIRO, M. C. L. M.; SANTOS, Z. A. Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior. Contextos Clínicos, v. 13, n. 3, p. 992-1012, 2020.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1995.
VASCONCELOS, T. C. et al. Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 135- 142, 2015.
VAZQUEZ, D. A. et al. Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19. Saúde Debate, v. 46, n. 133, p. 304-317, 2022.
VIANA, M. B. Mudanças nos conceitos de ansiedade nos séculos XIX e XX: da Angstneurose ao DSM-IV. 2010. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFScar, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4780. Acesso em: 08 de abr. 2022. | pt_BR |