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dc.creatorOliveira, Elionay Tenile da Silva de
dc.date.accessioned2019-03-11T16:04:48Z
dc.date.available2019-03-11T16:04:48Z
dc.date.issued2018-10-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/67
dc.description.abstractThis research aimed to describe the types of experiences (conceptuals, procedurals and attitudinals) that teachers go through on the teaching-learning process of Chemistry using Digital Technologies (DT). The following specific goals were defined: verify the digital technologies that were available for teachers to use at school and identify the kind of content that teachers usually teach using Digital Technologies. The arguing about Digital Technologies on Chemistry classes: integrating conceptuals, procedurals and attitudinals contents, theoretically based itself on the previous arguing of MORAN (2013); KENSKI, (2012, p.21); behavioural changes mediated by technologies (KENSKI, 2012); possibilities of using digital technologies on Chemistry classes, pillars of education (DELORS, 2010) and the contents and teaching Chemistry (ZABALA, 1998; VASCONCELLOS, 2008). In this research a qualitative approach is used, more specifically, a case study. About the data analysis, content analysis was used (BARDIN, 2009). The tools used to produce the data were semi structured questionnaire and semi structured interview. The empirical field was a public school placed at Cabo de Santo Agostinho, in the state of Pernambuco, and the participant subject was an effective professor in Chemistry. The categories were made based in Zabala’s previous researches (1998), that means: conceptuals, procedurals and attitudinals; the four pillars proposed by Delors when it comes to education around the XXI century were used as subcategories: learn to know, learn to do, learn to live and learn to be. The results are shown in three topics: Chemistry teachers’ characteristics, available digital technologies at schools and experiences that teachers go through on the teaching-learning process of Chemistry using Digital Technologies. Based on the data analysis, it was shown that is possible to integrate the three kinds of content using DT on Chemistry classes. However it was noticed the needs of continuing education encompassing the use of DTs on the teachinglearning process of Chemistry.pt_BR
dc.format.extent47pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Químicapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino - Químicapt_BR
dc.subjectTipos de Conteúdospt_BR
dc.titleTecnologias digitais nas aulas de química: integrando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Lattesnão possuipt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maristela Maria Andrade da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596405835005427pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maristela Maria Andrade da
dc.contributor.referee2Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.referee3Lemos, José Mário de Mendonça
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596405835005427pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral descrever os tipos de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) vivenciados pelo professor no processo de ensino aprendizagem de Química com uso das Tecnologias Digitais (TD). Determinou-se os seguintes objetivos específicos: verificar as tecnologias digitais disponíveis para uso dos professores na escola e identificar os tipos de conteúdos que o professor ensina com uso das Tecnologias Digitais. A discussão sobre tecnologias digitais nas aulas de Química: integrando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, baseouse teoricamente a partir das discussões de MORAN, (2013); KENSKI, (2012), p.21); mudança de comportamento mediados pelas tecnologias (KENSKI, 2012, p.21); tecnologias digitais voltadas para Educação (KENSKI, 2012); possibilidades de uso das tecnologias digitais nas aulas de Química; pilares da educação (DELORS, 2010) e os conteúdos e o ensino da Química (ZABALA, 1998; VASCONCELLOS, 2008). Neste estudo utiliza-se uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a análise dos dados utilizou a análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os instrumentos para produção dos dados foram o questionário semiestruturado e a entrevista semiestruturada. O campo empírico foi uma escola estadual localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco e o sujeito participante um professor efetivo licenciado em Química. As categorias foram elencadas a partir dos estudos de Zabala (1998), trata-se dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais e como subcategorias os quatros pilares proposto por Delors para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Os resultados são apresentados em três tópicos: Perfil do docente de Química, tecnologias digitais disponíveis na escola e conteúdos vivenciados pelo professor no processo de ensino aprendizagem de Química com uso das tecnologias digitais. A partir da análise dos dados, foram encontrados registros que determinam que é possível integrar os três tipos de conteúdos com uso das TD nas aulas de Química. Entretanto percebe-se a necessidade de formação continuada referente ao uso das TD no processo de ensino aprendizagem de Química.pt_BR


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