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dc.creatorSouza, Elenice Gomes de
dc.date.accessioned2018-10-25T14:09:38Z
dc.date.available2018-10-25T14:09:38Z
dc.date.issued2017-11-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/66
dc.description.abstractSeveral studies show us that a Supervised Internship allows the undergraduate to integrate the theoretical and practical knowledge acquired as an undergraduate, reflecting on the observations and life experiences in the school environment and the future teaching profession. Based on Pimenta and Lima (2012), Wielewicki (2010) and Andrade (2017) we understand the Supervised Internship as a space for meaningful learning about how the undergraduate will act as a teacher, reviewing their concepts, constructing and reconstructing knowledge inherent to teaching. This final term paper sought to verify the perceptions about the role and importance that the Supervised Internship has in the training of undergraduates in Chemistry of Federal Institute of Pernambuco (IFPE) - Campus Ipojuca. Thus, we identified and analyzed the perceptions of people directly involved in the development of Supervised Internship in this institution: counselors, undergraduates and members of the Coordination of Supervised Internship. In a qualitative research, the resulting data showed that both the teachers and the undergraduates participating in the research understand the role and importance of the Supervised Internship for the training of teachers committed to promote improvements in the teaching of Chemistry.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABDALLA, M. de F. B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006. ANDRADE, A. M. O Estágio Supervisionado e a Práxis. Disponível em: < http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1407884&key=66b5fc7e962e671 03fcad54fcf7ffc56 >. Acesso em 10/08/2017 BARROS, J. D. S. et al. A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de Pesquisa em Educação. v. 6, n. 2, p. 510-520, mai./ago. 2011. BRASIL . Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº 9394/96. Diário Oficial, Brasília, 23 de dezembro de 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf>. Acesso em 03/05/2017. _______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9/2001, de 8 de maio de 2001. Institui Diretrizes Curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial, Brasília, 18 de janeiro de 2002, p. 31. 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Institui Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena. Diário Oficial, Brasília, 9 de abril de 2002, p. 31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em 03/05/2017. _______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em nível superior. Diário Oficial, Brasília, 4 de março de 2002, p. 9. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf>. Acesso em 03/05/2017. _______. Ministério da Educação. Instituto Federal de Pernambuco. Projeto político pedagógico do curso de licenciatura em Química. Ipojuca: IFPE, 2013. 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Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Químicapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleConcepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojucapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2449398203920706pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.referee2Silva, Maristela Maria Andrade da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596405835005427pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoVários estudos nos apontam que o Estágio Supervisionado possibilita ao/à licenciando/a a interlocução entre os conhecimentos de cunho teórico e prático construídos ao longo da graduação, com o refletir acerca do observado e vivido no ambiente escolar e a futura profissão docente. Fundamentados em Pimenta e Lima (2012), Wielewicki (2010) e Andrade (2017), compreendemos o Estágio Supervisionado como um espaço de aprendizagens para a tomada de decisões sobre como o/à licenciando/a irá atuar como professor/a, revendo seus conceitos, construindo e reconstruindo conhecimentos inerentes à docência. Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou verificar concepções acerca do papel e da importância que o Estágio Supervisionado tem na formação dos/as licenciandos/as em Química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Ipojuca. Assim, identificamos e analisamos as concepções de sujeitos diretamente envolvidos no desenvolvimento do Estágio Supervisionado nesta instituição: docentes orientadores/as, licenciandos/as e a Coordenação de Estágio Supervisionado. Numa pesquisa de abordagem qualitativa, os dados obtidos nos apontaram que tantos os/as docentes como os/as licenciandos/as participantes da pesquisa compreendem o papel e a importância do Estágio Supervisionado para a formação de professores/as comprometidos/as em promover melhorias no ensino da Química.pt_BR


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