dc.relation | ABDALLA, M. de F. B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.
ANDRADE, A. M. O Estágio Supervisionado e a Práxis. Disponível em: <
http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1407884&key=66b5fc7e962e671
03fcad54fcf7ffc56 >. Acesso em 10/08/2017
BARROS, J. D. S. et al. A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de
Pesquisa em Educação. v. 6, n. 2, p. 510-520, mai./ago. 2011.
BRASIL . Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº
9394/96. Diário Oficial, Brasília, 23 de dezembro de 1996, p. 27833. Disponível em:
<http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf>. Acesso em 03/05/2017.
_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9/2001, de 8 de maio de 2001.
Institui Diretrizes Curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica,
em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial, Brasília, 18 de
janeiro de 2002, p. 31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>.
Acesso em 19/08/2017.
_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE / CP28, de 02 de outubro de 2001. Dá
nova redação ao Parecer CNE / CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos
cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em
nível superior. Diário oficial, Brasília, 18 de janeiro de 2001, p. 31.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/Arquivos/pdf/028.pdf. Acesso em 20/08/2017.
_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.303, de 06 de novembro de
2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Química.
Diário oficial, Brasília, 7 de dezembro de 2001, p. 25. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1303.pdf >. Acesso em 03/05/2017.
_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de fevereiro de
2002. Institui Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação
básica, em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena. Diário Oficial,
Brasília, 9 de abril de 2002, p. 31. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em 03/05/2017.
_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2002, de 19 de fevereiro de
2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de
formação de professores da educação básica em nível superior. Diário Oficial, Brasília, 4 de
março de 2002, p. 9. Disponível em:<
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf>. Acesso em 03/05/2017.
_______. Ministério da Educação. Instituto Federal de Pernambuco. Projeto político
pedagógico do curso de licenciatura em Química. Ipojuca: IFPE, 2013. Disponível em:<
http://www.ifpe.edu.br/campus/ipojuca/cursos/superiores/licenciaturas/quimica/projetopedagogico/plano-de-curso-licenciatura-em-quimica.pdf>. Acesso em 14/08/2017.
45
GAUCHE, R. et al. Formação de Professores de Química: Concepção e proposições. Química
Nova, n. 27, p. 26-29, 2008.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKELL, G.; BAUER, M. W. (Org).
Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
p. 64 – 89.
GESSER, V; LUZ, G. O Currículo da Formação Inicial dos Professores: Compromisso com a
Formação de um Professor Pesquisador. Contrapontos (UNIVALI), v. 06, p. 413-422, Itajaí,
set/dez 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GONÇALVES, C. L; PIMENTA, S. G. Revendo o ensino de 2º grau, propondo a formação
do professor. São Paulo: Cortez, 1990. In: PIMENTA, S.G; LIMA. M.S. Estágio e Docência.
7 Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
KULCSAR, R. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: PICONEZ, Stela C.
B. (Coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012.
p. 57-67.
IERVOLINO, S. A.; PELICIONI, M. C. F. A utilização do grupo focal como metodologia
qualitativa na promoção da saúde. Rev Esc Enf USP, v. 35, n.2, p.115-21, jun. 2001.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. (Orgs.). Educação Escolar: políticas,
estrutura e organização. SP: Cortez Editora, 2012
LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores.
Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 23, 2008.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. SP:
Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. S (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. – Petrópolis,
RJ: Vozes, 2009.
MOREIRA, W. W. Corpo Pressente. Campinas, SP: Papirus, 1995. In: BEHRENS, L. J. Os
movimentos do estágio curricular supervisionado de um curso de educação física:
reflexões para a formação docente. Santa Catarina: UNIVALI, 2009.
PIMENTA, S. G. A formação de professores: saberes da docência e identidade do professor.
Nuances, Presidente Prudente, v. 3, p. 5-14, 1997.
PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ROJAS, R. A. O. El Cuestionario. Santiago: [s.n.], 2001. Disponível em
<http://www.nodo50.org/sindpitagoras/Likert.htm>. Acesso em 17/10/2017
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro:
Vozes, 2014.
46
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em
educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WIELEWICKI, H. G. Prática de Ensino e Formação de Professores: um estudo de caso sobre
a relação universidade-escola em cursos de licenciatura. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2001. | pt_BR |