Mostrar registro simples

dc.creatorLopes, Maria Eduarda Gomes
dc.date.accessioned2022-07-26T13:47:36Z
dc.date.available2022-07-26T13:47:36Z
dc.date.issued2022-06-27
dc.identifier.citationLOPES, Maria Eduarda Gomes ; SOUTO, Thiago Vinicius Sousa. A Relação entre ciência e religião na concepção dos participantes de um minicurso on-line. 2022. 18 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/650
dc.description.abstractThe general public thinks that Religion has always been opposed to scientific progress, which is why the concept of war between these domains of knowledge is based, being necessary to choose one of them and abandon the other. When it comes to the classroom, it is common that the encounters and mismatches between Science and Religion cause numerous doubts. However, there are several researchers who seek a more constructive relationship between these two areas, which could favor science teaching, especially in Physics classes. Therefore, this research aims to analyze the relationship between Science and Religion in the conception of the participants of a mini-course, developed online. The participants had different ages and educational levels. For analysis, we used argumentative essay texts produced by the participants through a generating question. The collection of productions took place through Google Forms. The analysis of the results showed us that all participants demonstrated references to the category of Dialogue, pointing to a possible approximation between Science and Religion. Everyone understands that there are differences between both domains, but they also believe and point out that Dialogue between these fields is important for the development of the human being and respect for the other is indispensable for understanding to occur between Science and Religion. Most also point out that it is possible to be religious and scientist at the same time. We conclude that the relationship between Science and Religion, despite seeming conflicting, is not dichotomous, and a Dialogue between the two areas is possible by respecting the nature of each one.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAGNOLI, Francesco; BARTELLONI, Andrea. Cientistas de batina: de Copérnico, pai do heliocentrismo, a Lemaìtre, pai do Big Bang. 1 ed. Ecclesiae, 2018. BAGDONAS, Alexandre; SILVA, Cibelle Celestino. Comparando os objetivos e métodos da ciência e religião na formação de professores. Teologia e Ciência: QUAERENTIBUS, Santiago, México, p. 33-48, Jan-Jun de 2015. BARBOUR, Ian Graeme. Quando a ciência encontra a religião. São Paulo, Editora Cultrix, 2004. BERTOLIN, Josué. Ciência e fé em debate: perspectivas históricas. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Departamento de História, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. BEZERRA, Diego Lopes. Concepções de Licenciandos em Física sobre a relação entre Ciência e Religião. Orientador: João Eduardo Fernandes Ramos. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2019. COLONETTI, Marciel; SANCHES, Mário Antonio. Percepção das relações entre religião e ciência em contexto acadêmico. In: OLIVEIRA, Paulo Eduardo de; TESCAROLO, Ricardo (org). Ensaios sobre ciência e fé. Curitiba: Círculo de Estudos Bandeirantes, 2012, p. 75-98. ISBN978-85-65531-00-9. COPÉRNICO, Nicolau. Commentariolus: Pequeno Comentário de Nicolau Copérnico sobre suas próprias hipóteses acerca dos movimentos celestes. Tradução por Roberto de Andrade Martins. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2003. FALCAO, Eliane Brigida Morais; TRIGO, Eliane Dias. Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio. R. Bras. de Ensino de C&T, Curitiba, p. 112-136, jan./abr. 2015. FIGUEIRA, Mara. A condenação de Galileu. Ciência Hoje das Crianças, 2001. Disponível em: http://chc.org.br/a-condenacao-de-galileu/. Acesso em: 15 Jun. 2022. FINOCCHIARO, Maurice A. Que Galileu foi preso e torturado por defender o copernicanismo. In: NUMBERS, Ronald L.. Terra plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre Ciência e religião. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020. Cap. 8. p. 101-114. FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GARROS, Tiago Valentim. O mito do conflito entre Ciência e Religião: Até quando? Revista do Núcleo de Estudos de Religião e Sociedade (Nures), São Paulo, n. 34, p. 1-7, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/nures/article/view/32169. Acesso em: 26 jun. 2021. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002. GIOVANNI PAOLO II. Discorso di Giovanni Paolo II al partecipanti alla sessione plenaria della pontificia accademia delle scienze. Vatican, 31 ottobre, 1992. JONH PAUL II. Letter of his holiness John Paul II to reverend George V. Coyne, S.J. Director of Vatican Observatory. Vatican, 1 June, 1988. KAZUHITO, Yamamoto. FUKE, Luiz Felipe. Física para o ensino médio, vol. 1: mecânica. - 4. ed. - São Paulo : Saraiva, 2016. KEARNEY, Hugh. Origenes de la ciencia moderna, 1500 - 1700. biblioteca para el Hombre Actual, ediciones Guadarrama, S. A. Lope de Rueda, 13 - MADRID, 1970. LEAL, K. P.; FORATO, T. C. M.; BARCELLOS, M. E. Ciência e religião em conflito na sala de aula: episódios históricos como propostas para a formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p.235-251, jul./dez. 2016. MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003. NUMBERS, Ronald L. Mitos e verdades em ciência e religião: uma perspectiva histórica. Archives Of Clinical Psychiatry (São Paulo), [S.L.], v. 36, n. 6, p. 250-255, 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-60832009000600006. NUMBERS, Ronald L. Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião. Tradução de Aline Kaehler. -1. ed. - Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: Depto. de Astronomia do Instituto de Física –UFRGS, 2003. PATRICK, Anne E. LAIRD, William H. Introduction of Emeriti Professors. Carleton, 2006. Disponível em: https://www.carleton.edu/religion/overview/history/anniversary/program/emeriti-introd uctions/. Acesso em: 15 Jun. 2022. PIETROCOLA, Maurício et al. Física em contextos 1. São Paulo: Editora do Brasil, 2016. REISS, MICHAEL J. Imagining the World: the Significance of Religion Worlviews for Science Education. Science & Education 18, 6-7, 783-796. 2009. RICETO, Bernardo; COLOMBO JUNIOR, Pedro. Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.L.], v. 100, n. 254, p. 169-190, 18 jun. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3797. SANCHES, Mário Antonio.; DANILAS, Sergio. Busca de harmonia entre religião e ciência no Brasil: reflexões a partir do ano de Darwin. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p.98-118, jan./jun. 2012. SANTOS, Laiene Maria Rodrigues dos; SOARES, Elane Chaveiro; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. MODELOS MENTAIS DE RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E FÉ: desafios para a formação docente. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.L.], v. 8, n. 3, p. 362-377, 24 set. 2020. Revista REAMEC. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11092. SHACKELFORD, Jole. Que Giordano Bruno foi o primeiro mártir da ciência moderna. In: NUMBERS, Ronald L.. Terra plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre Ciência e religião. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020. Cap. 7. p. 89-100. SILVA, Fábio; COUTINHO, Francisco. Ciência e Religião: uma guerra desnecessária. Ciência Hoje. v. 51. n. 304, junho. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305392609_Ciencia_e_Religiao_uma_guer ra_desnecessaria. Acesso em: 12 jun. 2022. TANAKA, Hugo Shigueo. Galileu Galilei. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/galileu-galilei. Acesso em: 15 jun. 2022. ZABOT, Alexandre. Harmonia entre a Ciência e a Igreja. Aleteia. Disponível em: https://pt.aleteia.org/2015/11/04/harmonia-entre-a-ciencia-e-a-igreja/. Acesso em: 06 jun. 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - ensinopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleA Relação entre Ciência e Religião na concepção dos participantes de um minicurso on-linept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816343615833374pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cicero Jailton de Morais
dc.contributor.referee2Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO público geral pensa que a Religião sempre se opôs ao progresso científico, motivo o qual embasa a concepção de guerra entre esses domínios do conhecimento, sendo necessário escolher um deles e abandonar o outro. Quando se trata da sala de aula, é comum que os encontros e desencontros entre Ciência e Religião ocasionam inúmeras dúvidas. No entanto, há diversos pesquisadores que buscam uma relação mais construtiva entre essas duas áreas, que poderiam favorecer o ensino de ciências, principalmente nas aulas de Física. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre Ciência e Religião na concepção dos participantes de um minicurso, desenvolvido de forma on-line. Os participantes possuíam idades e níveis de escolaridade diversos. Para análise, utilizamos textos dissertativos argumentativos produzidos pelos participantes mediante uma pergunta geradora. A coleta das produções deu-se através de um Google Forms. A análise dos resultados mostrou-nos que todos os participantes demonstraram referências à categoria de Diálogo, apontando possível aproximação entre Ciência e Religião. Todos entendem que há diferenças entre ambos os domínios, mas também acreditam e apontam que o Diálogo entre esses campos é importante para o desenvolvimento do ser humano e o respeito ao outro é indispensável para que o entendimento ocorra entre Ciência e Religião. A maioria aponta também que é possível ser religioso e cientista ao mesmo tempo. Concluímos que a relação entre Ciência e Religião, apesar de parecer conflituosa, não é dicotômica, sendo possível um Diálogo entre as duas áreas ao respeitar a natureza de cada uma.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples