dc.relation | BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BITENCOURT, Betina Magalhães; SEVERO, Marilia Bortoluzzi; GALLON,
Shalimar. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e
potencialidades na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação,
[S.L.], v. 7, n. 2, p. 211-226, 30 nov. 2013. FAI-UFSCar.
http://dx.doi.org/10.14244/19827199607. Disponível em:
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/607/271. Acesso
em: 29/05/2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento Institucional.
Pernambuco: IFPE, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Pedagógico do Curso de
Eletrotécnica (integrado). Pernambuco: IFPE, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em
Edificações integrado. Pernambuco: IFPE, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Organização Acadêmica Institucional.
Pernambuco: IFPE, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico Institucional.
Pernambuco: IFPE, 2012.
BRASIL. Lei No 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de
Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.
Acesso: 09/03/2021.
BRASIL. Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2o do art.
36 e os arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras
providências. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso: 09/03/2021.
BRASIL. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei no 9.394. 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em março de 2022.
CIPRIANO, Emília. Avaliação na Educação. Marcos Muniz Melo
(Organizador). 2007.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa
qualitativa. IN: _______ e col. O Planejamento da pesquisa qualitativa:
teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006, p.15-41.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas e reformas da Educação
Superior. São Paulo: Cortez, 2003.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio – O minidicionário da
língua portuguesa. 5a ed. rev. e ampl. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro,
2001.
FÜHR, Regina Candida. Educação 4.0: impactos da quarta revolução industrial.
1. ed. Curitiba: Appris, 2019.
GUERRA, Gleice Kelly de Souza. Avaliação processual: um estudo das
representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife.
_Recife: O Autor, 2009. 318p. il. Dissertação (mestrado) – Universidade
Federal de Pernambuco. CE. Educação, 2009
HOFFMANN, JUSSARA. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e
reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto
Alegre: Mediação, 2001. 144 p. ISBN 85-87063-46-4
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito & desafio: uma perspectiva
construtivista. 26a ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora. Porto Alegre:
Editora Mediação, 1996.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato
pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola:
reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares
Comunicação e Eventos, 2003.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e
proposições. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999. ISBN 85-249-0550-6.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações.
11 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SILVA, Paulo César Bispo da; LIMA, Andreza Maria de. Ensino Médio
Integrado: representações sociais construídas por professores de física do
IFPE- campus Pesqueira. 2022. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura
em Física, Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2022.
MATOS, Maria Goreti; VALADARES, Jorge. O Efeito da Atividade
Experimental na Aprendizagem da Ciência Pelas Crianças do Primeiro
Ciclo do Ensino Básico. Investigação em Ensino de Ciências, Rio Grande do
Sul, v. 6, n. 2, p. 227-239, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa
qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.
MOURA, Thamyris Araújo de; LIMA, Andreza Maria de. Práticas avaliativas
no ensino remoto de Física: um estudo com professores do curso de
licenciatura em física do IFPE- campus Pesqueira. 2022. 25 f. TCC
(Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Instituto Federal de
Pernambuco, Pesqueira, 2022.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e
formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote Instituto de
Inovação Educacional, 1993. (Nova Instituto de Inovação Educacional, 1993.
SANTOS, Luiz Carlos dos. Questionário: considerações gerais (2017).
Disponível em www.lcsantos.pro.br/Acesso em 28/05/2022
SANT’ANNA, L. M. Por que avaliar? Como avaliar?: Critérios e instrumentos.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações.
11.ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SIBILA, Miriam Cristina C. O erro e a avaliação da aprendizagem: concepção
o de professor. 2012. 107 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) –
Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012, p.32.
SIMÕES, Carlos Artexes. Juventude e Educação Técnica: a experiência na
formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horácio
Macedo/CEFET-RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói, UFF, 2007.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas
de mudança – por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas
e questões. In: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Augustín. Currículo,
espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 2001.
ZEFERINO, A. M. B.; PASSERI, S. M. R. C. Avaliação da aprendizagem do
estudante. Cadernos ABEM, Vol. 3 Rio de Janeiro/RJ 2007. | pt_BR |