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dc.creatorCampos, Joelbson Cesar da Silva
dc.date.accessioned2022-07-19T17:49:11Z
dc.date.available2022-07-19T17:49:11Z
dc.date.issued2022-06-28
dc.identifier.citationCAMPOS, Joelbson Cesar da Silva ; LIMA, Andreza Maria de. Avaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – Campus Pesqueira. 17 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/644
dc.description.abstractAssessment makes it possible to monitor the learning processes and redirect the teacher's work. In this research, we analyze the evaluative practices of teachers of the Physics discipline of the Integrated High School of the IFPE – Pesqueira campus. Authors such as: Hoffman (2001, 2017) and Luckesi (1999, 2011) constituted theoretical references for evaluation. This research is qualitative in nature. Three teachers participated. For data collection, carried out remotely, we used the questionnaire. For the analysis, the Thematic Categorical Content Analysis Technique. The results showed that the evaluative practice of using the test is recurrent, but not exclusively. Teachers use a variety of data collection instruments in their assessment practices. The direction they carry out (or not) in the teaching and learning processes based on the data collected in these instruments seems to reveal that there are practices that sometimes approach the concept of evaluation as a measure, sometimes a formative concept. The results suggest the performance of new studies that deepen our findings. This research may contribute to the initial and continuing education of teachers who work not only in the Physics curricular component, but in any subject in Integrated High School, as it enables a relevant reflection on the evaluative practices used in this teaching.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integrado - práticas avaliativaspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – campus Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7577455128548686pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Kelderlange Bezerra
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8520870540485170pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoA avaliação possibilita acompanhar os processos de aprendizagem e redirecionar o trabalho do professor. Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas de docentes da disciplina Física do Ensino Médio Integrado do IFPE – campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos de avaliação autores como: Hoffman (2001, 2017) e Luckesi (1999, 2011). Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram três docentes. Para a coleta de dados, realizado de forma remota, utilizamos o questionário. Para a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que a prática avaliativa de utilização da prova é recorrente, porém não de forma exclusiva. Os professores utilizam uma diversidade de instrumentos de coleta de dados nas suas práticas avaliativas. O direcionamento que realizam (ou não) nos processos de ensino e aprendizagem a partir dos dados coletados nesses instrumentos parecem revelar que há práticas que ora se aproximam da concepção de avaliação como medida, ora de uma concepção formativa. Os resultados sugerem a realização de novos estudos que aprofundem nossos achados. Esta pesquisa poderá contribuir com a formação inicial e continuada de professores que atuam não apenas no componente curricular Física, mas em qualquer disciplina no Ensino Médio Integrado, pois viabiliza uma reflexão relevante sobre as práticas avaliativas utilizadas nesse ensino.pt_BR


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