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dc.creatorLacerda, Joanderson de Santana
dc.date.accessioned2018-10-25T12:52:37Z
dc.date.available2018-10-25T12:52:37Z
dc.date.issued2017-05-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/64
dc.description.abstractThis Course Completion Work was aimed at verify the development of the Innovative High School Program - ProEMI - in public high schools in the municipality of Cabo de Santo Agostinho - PE. A qualitative and quantitative study was carried out in order to identify the possible contributions of ProEMI to the school community in order to learn about the current situation of ProEMI in the schools studied and to give classes in Mathematics and Chemistry to students. For this we used a se mi-structured interview th was applied to the management of two selected schools. A documentary analysis of the reports of ProEMI written by the management of each School was also carried out, and Mathematics classes applied to Chemistry were carried out, with application of a mixed questionnaire to the students who participated in them. The results of the study demonstrated two main prerogatives, the first one refers to how the program was developed according to the reality and location of each School. And in the second one we can see that ProEMI has been paralyzed since the end of 2014, with this, students are with pedagogical support in the areas of Portuguese and Mathematics, which is guaranteed to every student by the Federal Constitution (1988) and By the Child and Adolescent Statute (1990).pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBOFF, E. T.O., FRISON, M. D., ARAÚJO, M. C. P, Significação dos Conceitos de Ciências Naturais e suas Tecnologias numa Perspectiva Interdisciplinar: Análise de uma Situação de Estudo. In: V ENPEC, Bauru- SP, 2005. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999. _____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Indicadores financeiros educacionais. Brasília, DF: MEC/Inep, 2010. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9915 -pceb005-11-1-1&Itemid=30192> . Acesso em: 20 dez. 2016. _____. Ensino Médio Inovador: Web conferência. s.l. :s.n, 2016. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2016-pdf/50331-ensino-medio-inovadorwebconferancia-31102016-pdf/file>. Acesso em: 14 abr. 2017. _____. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf >. Acesso em: 27 jan. 2017. _____. Programa ensino médio inovador documento orientador – adesão. Brasília, 2013. Disponível em: < http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/documentoOrientadorEMI.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2017. _____. Programa ensino médio inovador documento orientador. Brasília, 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13 249-doc-orientador-proemi2013-novo-pdf&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 7 jan. 2017. _____. Programa ensino médio inovador documento orientador. Brasília, 2011. Disponível em: 45 < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=96 07-documentoorientador-proemi&Itemid=30192 >. Acesso em: 15 abr. 2017. _____. Projeto pedagógico do curso licenciatura plena em química. Recife: Abril, 2011. Disponível em: < www.ifpe.edu.br/o-ifpe/conselhosuperior/resolucoes/resolucoes-2011/22.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2017. ______. Senado federal – atividade legislativa medida provisória nº 746. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992> Acesso em: 27/12/2016. CHASSOT, A. A educação no ensino de química. Ijuí: Unijuí, 1990. EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, Relatório da vivência do programa do ensino médio inovador. Cabo de Santo Agostinho, 2014. FERREIRA, B.C., MENDES, E.G., ALMEIDA, M.A., & DEL PRETTE, Z.A.P. Parceria colaborativa: Descrição de uma experiência entre o ensino regular e especial. Revista Educação Especial, v - 29, p. 9-22, Santa Maria: UFSM, , 2007. FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de estatística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1996. FREITAS J. ,EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, Relatório de execução do proemi. Cabo de Santo Agostinho, 2014. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, A. C.; Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rae- Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 2, n. 35, p.57-63, abr. 1995. 46 LIBÂNEO, J. C.; Democratização da Escola Publica a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985. LOURENZINI, M L. Reforço escolar: uma estratégia de política permanente para auxiliar o processo ensino aprendizagem no município de foz do iguaçu. 2012. 42 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Educação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. - Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, E.P.U., 1986. MALDANER, O, A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, v.22, n.2, 1999. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1991. MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. L. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2004 PIO, J. M.; JUSTI, R. da S.. Visão dos Alunos do Ensino Médio Sobre Dificuldades na Aprendizagem de Cálculos Químicos. Belo Horizonte: UFMG, 2006. POZO, J. I.; GÓMES CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009. SILVA, M.; FERREIRA, J; OLIVEIRA, O. ; BRITO. A. Dificuldades dos alunos de Química da UFRN relacionados ao conteúdo de soluções. Rio Grande do Norte: UFRN, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem - Problemaspt_BR
dc.subjectProEMIpt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleDesenvolvimento do programa de ensino médio inovador (ProEMI) em escolas públicas de ensino médio na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4690640969913598pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, José Ribamar da Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3679414823361821pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Danielle de Farias Tavares
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0822460673888970pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso objetivou verificar o desenvolvimento do Programa de Ensino Médio Inovador -ProEMI- em escolas públicas de Ensino Médio no município do Cabo de Santo Agostinho - PE. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, no intuito de identificar as possíveis contribuições do ProEMI para a comunidade escolar, para tomar conhecimento da situação atual do referido programa nas escolas pesquisadas e para ministrar aulas de Matemática e Química aos estudantes. Para isto utilizamos uma entrevista semiestruturada que foi aplicada à gestão das duas escolas selecionadas. Também foi realizada uma análise documental acerca dos relatórios do ProEMI escritos pela gestão de cada Escola, e foram realizadas aulas de Matemática aplicadas a Química, com aplicação de questionário misto aos estudantes que participaram das mesmas. Os resultados do estudo demonstraram duas principais prerrogativas, a primeira refere-se a como o programa foi desenvolvido de acordo com a realidade e localização de cada Escola. E na segunda pudemos observar que o ProEMI está paralisado desde o fim do ano de 2014, com isto, os estudantes estão sem o acompanhamento pedagógico nas áreas de Português e Matemática, direito este que é garantido a todo estudante pela Constituição Federal (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).pt_BR


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