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dc.creatorSantos, Eveline Max da Silva
dc.date.accessioned2022-07-06T13:07:43Z
dc.date.available2022-07-06T13:07:43Z
dc.date.issued2022-03-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/637
dc.description.abstractDuring the lesson, the teacher tries to make his students learn. However, it is common to come across barriers that interfere with this process. In High School, for example, there are difficulties related to content from Elementary School, such as poor reading, writing and numerical reasoning skills, which may impact the learning of different areas of knowledge, such as Chemistry. In this sense, the objective of this research was to know the perception of High School teachers about the relationship between the domains of reading comprehension and basic mathematics with the learning of Chemistry. This research is classified as basic in nature, exploratory and with a qualitative approach to data analysis. Seven High School Chemistry teachers, from public and private schools, of both sexes, participated in the sample. The data were obtained through an online questionnaire, created on the Google Forms platform, sent by e-mail and WhatsApp. The results show that teachers recognize students' difficulties related to reading comprehension and basic mathematics as obstacles to learning chemistry. Such difficulties are mainly perceived through exercises, questions during classes, and written or oral assessments. When they encounter such circumstances, they modify the teaching methodology used, making use of contextualization, reviews, active methodologies and technological resources. Specifically in relation to reading comprehension difficulties, they encourage: reading of texts, interpretation of questions, and research on the subject. In relation to specific difficulties in basic mathematics: they review schemes, procedures, and concepts; they solve questions to clarify doubts; they give exercises and supplementary materials. It is concluded that the participating teachers, in addition to identifying the students' difficulties, make interventions to obtain more satisfactory results for teaching-learning.pt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleA relação entre compreensão leitora, matemática básica e desempenho em química na percepção de professores do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2143061485359302pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Maria Soraia Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8385517433755758pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoDurante a aula o professor busca fazer com que os seus estudantes aprendam. Contudo, é comum se deparar com barreiras que interferem nesse processo. No Ensino Médio, por exemplo, nota-se dificuldades relacionadas a conteúdos do Ensino Fundamental, como: pouca habilidade de leitura, de escrita e de raciocínio numérico; que poderão impactar na aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, como a da Química. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi conhecer a percepção de professores do Ensino Médio sobre a relação entre os domínios de compreensão leitora e matemática básica com a aprendizagem de Química. Esta pesquisa está classificada como de natureza básica, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa de análise de dados. Participaram da amostra sete professores de Química do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, e de ambos os sexos. Os dados foram obtidos por meio de um questionário online, criado na plataforma do Google Forms, enviado por e-mail e WhatsApp. Os resultados mostram que os professores reconhecem dificuldades dos estudantes relacionadas à compreensão leitora e à matemática básica como obstáculos à aprendizagem da Química. Tais dificuldades são percebidas, principalmente, por meio de exercícios, perguntas durante as aulas e avaliações escritas ou orais. Quando se deparam com tais circunstâncias, modificam a metodologia de ensino utilizada, fazendo uso de contextualizações, revisões, metodologias ativas e recursos tecnológicos. Especificamente com relação às dificuldades de compreensão leitora, estimulam: leitura de textos, interpretação de questões e pesquisas sobre o tema. Com relação às dificuldades específicas de matemática básica: fazem revisões de esquemas, procedimentos e conceitos; resolvem questões para esclarecer dúvidas, passam exercícios e materiais complementares. Conclui-se que os professores participantes, além de identificarem as dificuldades dos estudantes, fazem intervenções para obter resultados mais satisfatórios para o ensino-aprendizagem.pt_BR


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