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dc.creatorSilva, Leidijane Maria da
dc.date.accessioned2022-06-08T12:34:13Z
dc.date.available2022-06-08T12:34:13Z
dc.date.issued2022-05-04
dc.identifier.citationSILVA, Leidijane Maria da; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo. 2022. 18 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/623
dc.description.abstractThe objective of this work is to apply a didactic sequence for the MMC theme (Least Common Multiple) through the game of bingo. This SD was applied to a 6th grade class at the Jose Elói Municipal School located in the rural area of the municipality of Jataúba-PE, the class, which I was a teacher, was composed of 11 students, whose reports emphasize how rewarding it was to participate in this learning moment, as they almost never work on mathematical learning through playful classes. When analyzing the results obtained for the game of bingo, through the proposals of two ways to calculate the MMC (sets of multiples and factoring). It was noticed that 63.6% of the students chose to solve the proposed activities based on factoring, 9.1% chose to solve through the sets of multiples and 27.3% chose both methods, that is, for smaller numbers the set of multiples, and for larger numbers the factoring method. Regarding the evaluative activity, in the first question, 100% of the students were able to correctly describe the multiples requested, in the second, 81.8% correctly answered the multiple of two numbers, and in the third, 82% found the dynamics of the game very productive for learning.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationHEFEZ, Abramo. Aritmética / Abramo Hefez- Rio de Janeiro: 5BM, 2014. 08 MACHADO, Anna Rachel - A Sequência Didática. Site Escrevendo o futuro, 1997. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7649/asequencia-didatica-machado- olimpia.pdf. Acesso em 20/11/2021 as 18:55. SOARES, Eduardo Sarquis; Ensinar Matemática – desafios e possibilidades / Eduardo Sarquis Soares.-Belo Horizonte: Dimensão, 2009. 136 p. SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é mínimo múltiplo comum (MMC)?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que- eminimo-multiplo-comum-mmc.htm. Acesso em 20 de Novembro de 2021 as 18: 03. SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de matemática de 6o a 9o ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectJogo de Bingopt_BR
dc.subjectMínimo Múltiplo Comumpt_BR
dc.titleMínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lettes.cnpq.br/32647421640344459pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Charlene Tereza da Silva Dias
dc.contributor.referee2Ferreira, Evandro Bezerra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485151591100886pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7972765878698380pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6° ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona rural do município de Jataúba- PE, a turma, a qual fui professora, era composta de 11 estudantes, cujos relatos enfatizam o quão gratificante foi participar deste momento de aprendizagem, pois geralmente quase nunca trabalham aprendizagens matemáticas através de aulas lúdicas. Ao analisar os resultados obtidos para o jogo de bingo, através das propostas de duas maneiras para calcular o MMC (conjuntos dos múltiplos e fatoração). Percebeu-se que 63,6% dos alunos optaram por resolver as atividades propostas a partir da fatoração, 9,1% optaram por resolver através dos conjuntos dos múltiplos e 27,3% optaram pelos dois métodos, ou seja, para números menores o conjunto dos múltiplos, e para números maiores o método da fatoração. Já em relação à atividade avaliativa, na primeira questão, 100% dos estudantes conseguiram descrever corretamente os múltiplos solicitados, já na segunda, 81,8% acertaram corretamente o múltiplo de dois números, e na terceira, 82% acharam a dinâmica do jogo muito produtiva para o aprendizado.pt_BR


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