dc.creator | Silva, Leidijane Maria da | |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T12:34:13Z | |
dc.date.available | 2022-06-08T12:34:13Z | |
dc.date.issued | 2022-05-04 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Leidijane Maria da; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo. 2022. 18 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/623 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to apply a didactic sequence for the MMC theme (Least
Common Multiple) through the game of bingo. This SD was applied to a 6th grade
class at the Jose Elói Municipal School located in the rural area of the municipality of Jataúba-PE, the class, which I was a teacher, was composed of 11 students, whose
reports emphasize how rewarding it was to participate in this learning moment, as they
almost never work on mathematical learning through playful classes. When analyzing
the results obtained for the game of bingo, through the proposals of two ways to
calculate the MMC (sets of multiples and factoring). It was noticed that 63.6% of the
students chose to solve the proposed activities based on factoring, 9.1% chose to solve
through the sets of multiples and 27.3% chose both methods, that is, for smaller
numbers the set of multiples, and for larger numbers the factoring method. Regarding
the evaluative activity, in the first question, 100% of the students were able to correctly
describe the multiples requested, in the second, 81.8% correctly answered the multiple
of two numbers, and in the third, 82% found the dynamics of the game very productive
for learning. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | HEFEZ, Abramo. Aritmética / Abramo Hefez- Rio de Janeiro: 5BM, 2014. 08
MACHADO, Anna Rachel - A Sequência Didática. Site Escrevendo o futuro,
1997. Disponível em:
https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7649/asequencia-didatica-machado-
olimpia.pdf. Acesso em 20/11/2021 as 18:55.
SOARES, Eduardo Sarquis; Ensinar Matemática – desafios e possibilidades /
Eduardo Sarquis Soares.-Belo Horizonte: Dimensão, 2009. 136 p.
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é mínimo múltiplo comum (MMC)?"; Brasil
Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-
eminimo-multiplo-comum-mmc.htm. Acesso em 20 de Novembro de 2021 as 18: 03.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de matemática
de 6o a 9o ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Jogo de Bingo | pt_BR |
dc.subject | Mínimo Múltiplo Comum | pt_BR |
dc.title | Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lettes.cnpq.br/32647421640344459 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Charlene Tereza da Silva Dias | |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Evandro Bezerra | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485151591100886 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7972765878698380 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo
Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6°
ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona rural do município de Jataúba-
PE, a turma, a qual fui professora, era composta de 11 estudantes, cujos relatos
enfatizam o quão gratificante foi participar deste momento de aprendizagem, pois
geralmente quase nunca trabalham aprendizagens matemáticas através de aulas
lúdicas. Ao analisar os resultados obtidos para o jogo de bingo, através das propostas
de duas maneiras para calcular o MMC (conjuntos dos múltiplos e fatoração).
Percebeu-se que 63,6% dos alunos optaram por resolver as atividades propostas a
partir da fatoração, 9,1% optaram por resolver através dos conjuntos dos múltiplos e
27,3% optaram pelos dois métodos, ou seja, para números menores o conjunto dos
múltiplos, e para números maiores o método da fatoração. Já em relação à atividade
avaliativa, na primeira questão, 100% dos estudantes conseguiram descrever
corretamente os múltiplos solicitados, já na segunda, 81,8% acertaram corretamente
o múltiplo de dois números, e na terceira, 82% acharam a dinâmica do jogo muito
produtiva para o aprendizado. | pt_BR |