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dc.creatorSilva, Wambergson Rossi da,
dc.date.accessioned2022-06-02T18:46:46Z
dc.date.available2022-06-02T18:46:46Z
dc.date.issued2021-09-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/620
dc.description.abstractThis work presents a descriptive research on the practices of improvisation by Inaldo Spok Cavalcante de Albuquerque, known as maestro Spok, on the frevo “Passo de Anjo”, especially in the technical/interpretative aspects such as the melody, harmony and the typologgy of approach to the improvisation line. The analysis reveals a continuity (in the structural form of frevo, making room for improvisation) in frevo by Spok, showing a spirit open to new experiences. With this, we seek, through elements and techniques contained in the practice of improvisation by Spok, to show that musical improvisation brings a freedom of artistic expression, providing musicians with their own creation, incrementing new melodies, dialoguing musically.pt_BR
dc.format.extent38f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALBINO, C. A importância do ensino da improvisação musical no desenvolvimento do intérprete. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - UNESP, 2009. ALBUQUERQUE, I. S. C. de. Spok. Entrevista concedida a Niraldo Riann de Melo, fev. 2019. ALDROVANDI, L.; RUVIARO, B.. Indeterminação e improvisação na música brasileira. São Paulo: CCMA, Stanford, 2001. ALENCAR, E. M. L. Soriano de. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. AMMER, C. The facts on file dictionary of music. 4 th ed. New York: Facts On File Inc., 2004. BAILEY, D. Improvisation: its natureandpractice in music. USA: Da Capo Press, 1992. BENCK FILHO, A. M. O Frevo-de-Rua no Recife: Características Socio-Histórico-Musicais e um esboço estilístico-interpretativo. Tese (Doutorado em Música) – Programade Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1998. CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2011. CARMO, S.J.O. (2005). A cultura e o Estado Democrático de Direito. Disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/x/21/92/2192/. Acesso em: 15 mar. 2021. CHECCHETTO, M. Jazz: suporte e improviso: a reinvenção da tradição oral na música ocidental. Dissertação de Mestrado, FASM, 2007. COKER, J. Elements of the jazz language for the developing improvisor. Van Nuys: Alfred Publishing, 1991. CORTES, A. B. Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a “música instrumental” brasileira. 2012. Tese (Doutorado em Música) – UNICAMP, Campinas, 2012. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. FRIELER. K. et al. Two web applications for exploring melodic patterns in jazz Solos. 19th International Society for Music Information Retrieval Conference, p. 777-783, Paris, 2018. GAINZA, V. H. de. La improvisación musical. Buenos Aires: Ricordi, 1983. GUEST, I. Arranjo. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. 34 HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. IMPROVISAÇÃO. In: INFOPÉDIA: dicionários Porto Editora. Porto: Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/improvisação. Acesso em: 03 dez. 2020. LATHAM, A. Diccionario enciclopédico de la música. Novo México: Fundo de Cultura Económica, 2008. LIMA JÚNIOR, F. M. de. A elaboração de arranjos para canções populares para violão solo. Campinas, 2003. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2003. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986. MELO, N. R. de. Improvisação idiomática no frevo de rua: um estudo multicaso com músicos atuantes no gênero. Dissertação (Mestrado em Música) - UFPB/CCTA. João Pessoa, 2019. MENDES, M. F. Arranjando frevo de rua: dicas úteis para orquestras de diferentes formações. Recife: CEPE, 2017. PAES, J. E. T. Processos mentais subjacentes à improvisação idiomática. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. PARKER, C. Omnibook: for B-flat instruments (Jazz Transcriptions) Plastic Comb. Milwaukee, WI: Hal Leonard, 2009. ROCHA, F. O. A improvisação na música indeterminada: análise de três obras brasileiras para percussão. Dissertação (Mestrado em Música) - UFMG, 2001. RUSSELL, G. Lydian chromatic concept of tonal organization. Cambridge, USA: Concept Publish Company, 2001, SALDANHA, L. V. Frevendo no Recife: a música popular urbana no Recife e sua consolidação através do rádio. 2008. Tese (Doutorado em Música) - UNICAMP, Campinas, 2008. SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965. TELES, J. O Frevo rumo à modernidade. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2008. TIRRO, F. Constructive elements in jazz improvisation. Journal of the American Musicological Society, California, v. 27, n. 2, p. 285-305, 1974. 35 VALENTE, F. Spok e o novo frevo: um estudo etnomusicológico. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014. VALENTE, P. V. Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro. 2009. 139 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFrevo - Análisept_BR
dc.subjectMúsica - Métodospt_BR
dc.subjectImprovisação (Música)pt_BR
dc.subjectFrevo - Ritmopt_BR
dc.subjectFrevo - Pernambucopt_BR
dc.subjectSpok - Maestropt_BR
dc.titleImprovisação no frevo: análise descritiva de elementos da improvisação musical no frevo “Passo de Anjo”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193994936241697pt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Evandro Sampaio da,
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 6954618438550710pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Niraldo Riann de,
dc.contributor.referee2Mendes, Marcos Ferreira,
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8807068531104735pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 9273835071327759pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta uma pesquisa de cunho descritivo sobre as práticas da improvisação por Inaldo Spok Cavalcante de Albuquerque, conhecido por maestro Spok, no frevo “Passo de Anjo”, especialmente nos aspectos técnicos/interpretativos como a melodia, harmonia e a tipologia de abordagem da linha de improvisação. A análise revela uma continuidade (na forma estrutural do frevo, abrindo espaço para improvisação) no frevo por Spok, a qual revela a prática da improvisação, mostrando um espírito aberto à novas experiências. Com isso, buscamos através de elementos e técnicas contidos na prática da improvisação por Spok, mostrar que o improviso musical traz uma liberdade de expressão artística proporcionando aos músicos uma criação própria, incrementando novas melodias, dialogando musicalmente.pt_BR


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