Saxofone, frevo e educação: um estudo sobre o potencial pedagógico da obra do Maestro Nunes na aprendizagem do gênero
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-09Autor
Silva, Damiana Juliana Caetano da
http://lattes.cnpq.br/8734138612092628
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem por objetivo geral investigar quais são os elementos que caracterizam o potencial pedagógico da obra do maestro José Nunes de Souza no processo de aprendizagem do saxofone no “frevo de rua”. Durante o percurso metodológico o embasamento partiu dos pressupostos da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, buscando, em ambas, um maior respaldo para as análises das informações aqui expostas, propondo uma discussão sobre o potencial pedagógico dos frevos do compositor. Para tanto, foi elaborado um questionário online, que foi encaminhado à vários saxofonistas pernambucanos, residentes em diferentes mesorregiões do estado, através das redes sociais (Facebook, WhatsApp). Quanto às análises realizadas, podemos entender que existe uma recorrência no que diz respeito ao uso dos frevos do maestro Nunes, durante processo de aprendizagem do gênero. Nesse contexto, as obras foram frequentemente mencionadas pelos participantes como sendo uma das primeiras opções de estudo e ainda classificadas, com uma ampla porcentagem, enquanto frevos com um grau de dificuldade técnica e interpretativa fácil e moderado.