• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Belo Jardim
    • Licenciatura em Música
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Belo Jardim
    • Licenciatura em Música
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Saxofone, frevo e educação: um estudo sobre o potencial pedagógico da obra do Maestro Nunes na aprendizagem do gênero

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (1.828Mb)
    Data
    2020-10-09
    Autor
    Silva, Damiana Juliana Caetano da
    http://lattes.cnpq.br/8734138612092628
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho tem por objetivo geral investigar quais são os elementos que caracterizam o potencial pedagógico da obra do maestro José Nunes de Souza no processo de aprendizagem do saxofone no “frevo de rua”. Durante o percurso metodológico o embasamento partiu dos pressupostos da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, buscando, em ambas, um maior respaldo para as análises das informações aqui expostas, propondo uma discussão sobre o potencial pedagógico dos frevos do compositor. Para tanto, foi elaborado um questionário online, que foi encaminhado à vários saxofonistas pernambucanos, residentes em diferentes mesorregiões do estado, através das redes sociais (Facebook, WhatsApp). Quanto às análises realizadas, podemos entender que existe uma recorrência no que diz respeito ao uso dos frevos do maestro Nunes, durante processo de aprendizagem do gênero. Nesse contexto, as obras foram frequentemente mencionadas pelos participantes como sendo uma das primeiras opções de estudo e ainda classificadas, com uma ampla porcentagem, enquanto frevos com um grau de dificuldade técnica e interpretativa fácil e moderado.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/284
    Collections
    • Licenciatura em Música
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião