O frevo como ferramenta didático-pedagógica para o estudo técnico do trompete
Date
2023-10-09Author
Goes, Everton Santos
http://lattes.cnpq.br/4389031850227912
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente artigo tem como objetivo descrever como o frevo pode ser utilizado como ferramenta didático pedagógica para o estudo do trompete. Na fundamentação teórica, discutimos sobre importantes conceitos relacionados às classificações e subclassificações do gênero musical frevo e a inserção do trompete em cada uma delas, além dos aspectos que envolviam o processo de aprendizagem dos trompetistas de frevo. A metodologia foi construída a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e do estudo multicaso, tendo a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados. Observamos certa escassez de materiais didáticos voltados para o estudo dos aspectos técnicos e estilístico do trompete no frevo, bem como uma predominância dos aspectos que envolvem a aprendizagem informal do gênero. Por fim, houve a necessidade de
criação de composições didáticas que pudessem auxiliar na compreensão do potencial pedagógico do frevo no processo de aprendizagem do trompete e aspectos estilísticos do próprio gênero.
Collections
The following license files are associated with this item: