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dc.creatorAnjos, Carlos Augusto dos
dc.date.accessioned2018-10-23T13:00:13Z
dc.date.available2018-10-23T13:00:13Z
dc.date.issued2017-05-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/62
dc.description.abstractThe principle of problem-based learning (ABP) is to make students able to construct their own conceptual, procedural and attitudinal learning from proposed problems that expose them to motivating situations and prepare them for the world of work. Seeking to insert the active ABP methodology in the discipline of Chemistry in the Licentiate course at IFPE - Campus Ipojuca, we chose a clinical approach to AEDs, an essential competence in medical education, as a problem situation in which to work this methodology. The main objective of this study is to verify the level of acceptance of this active teaching methodology in Chemistry classes, in a sample of 10 students regularly enrolled in the General Chemistry II discipline, through two face-to-face meetings (tutorials) between the 28th and 31st Of March this year. For that, a research of qualitative exploratory nature was carried out, using the semi structured questionnaire as data collection instruments, applied to the students at the end of the second tutorial session. The data revealed that 90% of the students stated that they had effectively learned the chemistry content proposed by the problem. The majority, 70%, said that the methodology stimulated teamwork. For 80%, the active ABP methodology facilitates learning and everyone, 100%, understands that this methodology should be used in the discipline of Chemistry as a method of teaching learning. The adoption of the ABP methodology, in the analyzed context, proved to be an excellent option as an option to improve the teaching-learning process in the Chemistry discipline. In addition, it was also verified that the inclusion of topics related to the medical clinic favors the learning of Chemistry contents.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem - Problemaspt_BR
dc.subjectClínica Médicapt_BR
dc.titleA medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0741704311024198pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Raphael Henrique Soares de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911997926160686pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maristela Maria Andrade da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596405835005427pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoO método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho. Buscando inserir a metodologia ativa ABP na disciplina de Química no curso de Licenciatura do IFPE – campus Ipojuca, escolhemos uma abordagem clínica dos distúrbios do equilíbrio acidobásico, competência essencial na formação médica, como situação problema para se trabalhar essa metodologia. Este estudo tem por principal objetivo verificar o nível de aceitação dessa metodologia ativa de ensino nas aulas de Química, em uma amostra de 10 discentes regularmente matriculados na disciplina Química Geral II, através de dois encontros presenciais (sessões tutoriais) entre os dias 28 e 31 de março do corrente ano. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados o questionário semiestruturado, aplicado aos discentes no final da segunda sessão tutorial. Os dados revelaram que, 90% dos discentes afirmaram terem aprendido efetivamente o conteúdo de Química proposto pelo problema. A maioria, 70%, disseram que a metodologia estimulou o trabalho em equipe. Para 80%, a metodologia ativa ABP facilita o aprendizado e todos, 100%, entendem que essa metodologia deve ser empregada na disciplina de Química como método de ensino aprendizagem. A adoção da metodologia ABP, no contexto analisado, revelou-se sobremodo excelente como opção para melhoramento do processo de ensino aprendizagem na disciplina de Química. Além disso, verificou-se também que a inclusão de temas ligados à clínica médica favorece ao aprendizado de conteúdos de Química.pt_BR


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