dc.relation | ALMEIDA, M. E. B; VALENTE, J. A. Tecnologias Digitais, Linguagens e Currículo:
investigação, construção de conhecimento e produção de narrativas. Currículo sem
Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012. Coleção Agrinhos. Disponível em:
http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_16_Tecnologiasdigitais.pdf. Acesso: 28 mar. 2017.
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. Ed.
Thomson. São Paulo - 2006.
ARAUJO, J. B. e CHADWICK, O. C. Aprender e Ensinar. São Paulo: global, 2001.
BARROWS, H. S. (2007). Problem based learning initiative. IL: Southern Illinois
University School of Medicine. Disponível em: <http://www.pbli.org/core.htm>.
Acesso em: 25 mar. 2017.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em
problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu), Botucatu, v.
2, n. 2, p. 139-154, Feb. 1998. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?. Acesso:
06 abr. 2017.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. - Características da investigação qualitativa. In:
Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto,
Porto Editora, 1994. p. 47- 51.
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA
FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE: O USO DAS METODOLOGIAS
ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO
ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n°
04, p. 1 19-143, ISSN 22377719. Disponível em
http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014_2.pdf. ACESSO: 05 abr. 2017.
BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas:
um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ.
Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a02v22n83.pdf. Acesso: 05 abr. 2017.
BRANDA, L. A. A aprendizagem baseada em problemas – o resplendor tão brilhante de
outros tempos. In: ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (orgs.) Aprendizagem Baseada em
Problemas no Ensino Superior. Ed. Summus, São Paulo, 2009. p. 205-236.
BRASIL. [Lei Darcy ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional. – 6. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara,
2011.
_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação / Câmara de
Educação Superior. PARECER N.º: CNE/CES 1.303/2001. Diretrizes Curriculares
Nacionais para os Cursos de Química, 2001. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1303.pdf. Acesso: 28mar2017.
62
_______. Ministério da Saúde. Prevenção clínica de doenças cardiovasculares,
cerebrovasculares e renais. Brasília, 2015.
DEMO, P. A. Nova LDB - Ranços e avanços. In: Maria Neusa de Oliveira. (Org.). As
Políticas Educacionais no Contexto da Globalização. 1 ed. Ilhéus: Editus (Editora da
UESC), 1999, v. 1, p. 19-40.
DEWEY, John. A arte como experiência. In: DEWEY, John. Os Pensadores. São Paulo:
Abril Cultural, 1980. 317 p. pp. 87-105.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do
Oprimido. 16ª ed. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro – RJ 2009.
COELHO, A. E. F. (2016). Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas em um Curso
de Férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem
Baseada em Problemas. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências.
Universidade Federal do Pará, Belém – PA.
DEMO, P. A. Nova LDB - Ranços e avanços. In: Maria Neusa de Oliveira. (Org.). As
Políticas Educacionais no Contexto da Globalização. 1 ed. Ilhéus: Editus (Editora da
UESC), 1999, v. 1, p. 19-40.
ÉVORA, P. R. B.; GARCIA, L. V. Equilíbrio ácido-base. Medicina (Ribeirão Preto).
2008; 41(3):301-11. Simpósio: FUNDAMENTOS EM CLÍNICA CIRÚRGICA - 1ª
Parte Disponível em http://revista.fmrp.usp.br/_acido_base.pdf. Acesso: 16 mar. 2017.
FURONI et al. DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BÁSICO. Rev. Fac. Ciênc.
Méd. Sorocaba, v.12, n. 1, p. 5 - 12, 2010. Disponível em
https://edisciplinas.usp.br/.../Furoni. Acesso: 25 mar. 2017.
GIL. A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009.
HAIDT, Regina Célia Cazaux. Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem. 6ª ed. São
Paulo - SP: Ática, 2008.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Ed. Objetiva, Rio de
Janeiro - RJ, 2001.
KALATZIS, A. C. (2008). Aprendizagem baseada em problemas em uma plataforma de
ensino a distância com o apoio dos estilos de aprendizagem: uma análise do
aproveitamento dos estudantes de engenharia. Dissertação de Mestrado em Engenharia
de Produção e Área de concentração em Gestão do Conhecimento e Sistema de
Informação. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São
Paulo - SP, 113 p.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das Ciências. São Paulo em
perspectiva, jan./mar. 2000, vol.14, no.1, p.85-93. Disponível em
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100010.
Acesso: 31 jan. 2017.
MALHEIRO, J. M. S.; TEIXEIRA, O. P. B. A aprendizagem baseada em evidências e o
raciocínio hipotético-dedutivo envolvendo alunos do ensino médio: uma análise
63
realizada em uma escola de Belém (PA). In: II Congresso Brasileiro de Educação, 2009,
Bauru. II Congresso Brasileiro de Educação, 2009.
MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (orgs). Aprendizagem Baseada em Problemas:
Anatomia de Uma Nova Abordagem Educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001.
MANFREDI, Sílvia Maria. Metodologia do ensino: diferentes concepções (versão
preliminar). Campinas: F.E./UNICAMP, Mimeo, 1993, 6 p. Disponível em:
<http://www.fae.unicamp.br/formar/wp-content/uploads/2012/08/METODOLOGIADO-ENSINO-diferentesconcep%C3%A7%C3%B5e-s.doc>. Acesso em: 20 mar. 2017.
MIGUEL, P. A. C. Metodologia de pesquisa em Engenharia de Produção e gestão de
operações. Ed. Campus. 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.
29º. ed. Editora Vozes, Petrópolis - RJ, 2010. (Coleção temas sociais).
MORENO JUNIOR, M. A. (2012). INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE
ALGUNS PROFESSORES DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA SOBRE A
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Dissertação de Mestrado em
Ciências da Universidade de Franca, Franca - SP. 90 p.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizado baseado em problemas. São Carlos: UFSCAR;
Fundação de Apoio Institucional, 2008.
RIBEIRO, R. L. C.; ESCRIVÃO FILHO, E.: MIZUKAMI, M. C. N. Uma Experiência
com a PBL no Ensino de Engenharia sob a Ótica dos Alunos. In: XXXI CONGRESSO
BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Anais. Rio de Janeiro,
ABENGE, 2003.
SANTANA, C. A. et al. Avaliação discente sobre a metodologia de ensino baseado em
problemas na disciplina de Farmacologia. Rev. Bras. Farm. 93(3): 337-340, 2012.
http://www.rbfarma.org.br/files/rbf-2012-93-3-12.pdf.Acesso: 06 abr. 2017.
SANTOS, C. G. B. (2010) Explorando a aprendizagem baseada em problemas no
ensino médio para tratar de temas interdisciplinares a partir das aulas de química.
Dissertação de Mestrado da Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de
Química e Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo - SP. 104 p.
SANTOS, D. M. B., PINTO, G. R. P. R., SENA, C. P. P., BERTONI, F. C. e
BITTENCOURT, R. A. “Aplicação do Método de Aprendizagem Baseada em
Problemas no Curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira
de Santana”. 2007. In Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Educação em
Engenharia, páginas 2A07–1-2A07- 14. Disponível em http://ceur-ws.org/Vol-1667/Minicurso09.pdf. Acesso: 26 abr. 2017.
SILVA, I. M. da et al. Aplicação Da Aprendizagem Baseada Em Problemas Em Uma
Disciplina De Tecnologia Da Informação E Comunicação De Um Curso De
Licenciatura Em Química. PBL 2016 International Conference (Problem-Based
Learning and Active Learning Methodologies). São Paulo - SP, 2016. Disponível em
http://www.panpbl.org/site/evento/wp-content/uploads/2016/10/6093254.pdf. Acesso:
05abr. 2017.
SILVA, W. B. da; DELIZOICOV, D. APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROBLEMAS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: PERSPECTIVAS
EPISTEMOLÓGICAS, DIFERENÇAS E SIMILITUDES. 2005.
www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/1/doc/p801.doc. Acesso: 10 abr.
2017.
SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas.
Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II,
Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II], Ponta
Grossa - PR, 2015
SOUZA, C. C.; SACCO, S. R.; ZAPPA, V. DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO ÁCIDOBÁSICO REVISÃO DE LITERATURA. Disponível em
http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/ajQUTqxOS6kVrug_201
3-6-21-10-53-20.pdf. Acesso: 10 abr. 2017.
TOLEDO JUNIOR, A.C.C.; IBIAPINA, C.C.; LOPES, S.C.F. Aprendizagem baseada
em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Revista
médica de Minas Gerais. v. 18(2):123-131, 2008.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança –
por uma práxis transformadora, 10a ed. São Paulo: Libertad, 2009.
ZANON, Lenir Bastos; MALDANERE, O. A. Fundamentos e Propostas de Ensino de
Química para a Educação Básica no Brasil. Ed Unijuí, Ijuí RS, 2010.
ZOMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO
DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS. Rev.
Ensaio, v.13, n.03, set-dez, Belo Horizonte - MG, 2011. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/epec/v13n3/1983-2117-epec-13-03- 00067. PDF. Acesso:
02abr2017. | pt_BR |