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dc.creatorLins, Jameson Monteiro
dc.date.accessioned2022-06-02T14:58:23Z
dc.date.available2022-06-02T14:58:23Z
dc.date.issued2022-03-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/618
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the perspectives of teachers in the Area of Natural Sciences and its Technologies on the inclusion of Students with Disabilities. We seek to identify possibilities and challenges inherent to the educational process of these students, as well as understanding the historical context of the advances achieved so far and also reflect on what still needs to be done to effectively offer the teaching and learning process inclusive of students with disabilities in the state education system. In attention to the objective of the study, a qualitative research was carried out through the exploratory method, and for data collection, mixed questionnaires were applied, through Google forms, due to the current Covid-19 pandemic context, to research participants: teachers and members of the management team of each researched school. According to the data found, the lack of structure, knowledge and time for improvement, planning and production of adapted teaching materials, among others, are pointed out as difficulties by the participants in the process of inclusion of Students with Disabilities, because for an effective teaching and learning process for students with disabilities, is important that the school is structurally prepared and that the professionals working in it have continuous and systematic training.pt_BR
dc.format.extent70 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, J. L; TEIXEIRA JUNIOR, J. G. Reflexões acerca da inclusão de alunos com surdez em aulas de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 8, 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: ENPEC, 2011. BARBOSA, M. C. O atendimento educacional especializado como força motriz da inclusão escolar. In: MACHADO, R.; MANTOAN, M. T. E. (org.). Educação e Inclusão: entendimento, proposições e práticas. Blumenau: Edifurb, 2020. cap. 10. p. 181-202. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BAÚ, M. A. Formação de professores e a educação inclusiva. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 2, n. 10, p. 49-57, 2014. BENITE, A. M. C. et al. O Diário Virtual Coletivo: Um Recurso para Investigação dos Saberes Docentes Mobilizados na Formação de Professores de Química de Deficientes Visuais. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 61-70, 2014. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.titlePerspectivas de docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre a inclusão de estudantes com deficiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628671631069714pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas de professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre inclusão dos Estudantes com Deficiência. Buscamos identificar possibilidades e desafios inerentes ao processo educativo desses estudantes, bem como compreender o contexto histórico dos avanços até então alcançados e também refletir sobre o que ainda precisa ser feito para a oferta efetiva do processo ensino e aprendizagem inclusivo de estudantes com deficiência na rede estadual de ensino. Em atenção ao objetivo de estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio do método exploratório, e para a coleta dos dados foi feita a aplicação de questionários mistos, através de formulários Google, devido ao atual contexto pandêmico da Covid-19, aos participantes da pesquisa: docentes e membros da equipe gestora de cada escola pesquisada. De acordo com os dados encontrados, a falta de estrutura, de conhecimento e de tempo para aperfeiçoamento, planejamento e produção de material didático adaptado, dentre outros, são apontados como dificuldades pelos participantes no processo de inclusão dos Estudantes com Deficiência, pois para um processo de ensino e aprendizagem efetivo aos estudantes com deficiência, é importante que a escola esteja preparada estruturalmente e com os profissionais nela atuantes com formação contínua e sistemática.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Wellington Virgolino Lima da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/8380359710887012pt_BR


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