dc.relation | ALMEIDA, J. L; TEIXEIRA JUNIOR, J. G. Reflexões acerca da inclusão de alunos com surdez em aulas de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 8, 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: ENPEC, 2011.
BARBOSA, M. C. O atendimento educacional especializado como força motriz da inclusão escolar. In: MACHADO, R.; MANTOAN, M. T. E. (org.). Educação e Inclusão: entendimento, proposições e práticas. Blumenau: Edifurb, 2020. cap. 10. p. 181-202.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BAÚ, M. A. Formação de professores e a educação inclusiva. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 2, n. 10, p. 49-57, 2014.
BENITE, A. M. C. et al. O Diário Virtual Coletivo: Um Recurso para Investigação dos Saberes Docentes Mobilizados na Formação de Professores de Química de Deficientes Visuais. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 61-70, 2014.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 17-19, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 824-841, 2010.
BRASIL. Constituição [(1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 set. 2021.
BRASIL. Lei de nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às portadoras de deficiência, sua integração social. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7853.htm. Acesso em: 13 set. 2021.
BRASIL. Lei de nº 8.069, de 13 julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 15 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 14 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais DEFICIÊNCIA FÍSICA. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deffisica.pdf. Acesso em: 23 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 05 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação/SEESP. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 1 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação/SEESP. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192. Acesso em: 27 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 19 abr. 2022
BRASIL. Ministério da Educação/SEESP. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aescola.pdf. Acesso em: 28 jan. 2022.
CHACON, M. C. M. Formação de Recursos Humanos em Educação Especial: resposta das universidades à recomendação da Portaria Ministerial n.º 1.793. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 321-336, 2004.
DIAS, V. B.; SILVA, L. M. Educação Inclusiva e Formação de Professores: o que revelam os currículos dos cursos de licenciatura? Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 406-429, 2020.
FELTRINI, G. M. Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos. 2009. 221 f., Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) –Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
FERREIRA, W. B. Educação Inclusiva: Será que sou a favor ou contra uma escola de qualidade para todos? Inclusão – Revista da Educação Especial, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.
FREITAS, S. N.; MOREIRA, L. C. A universidade frente à formação inicial na perspectiva da inclusão. In: CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R. (org.). Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação/CDV/FACITEC, 2011. v. 1, p. 65-73.
GARCIA, V. G. Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho: histórico e o contexto contemporâneo. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
GARCIA, V. G. As pessoas com deficiência na história do Brasil. Bengala Legal, 2011. Disponível em: http://bengalalegal.com/pcd-brasil. Acesso em: 26 dez. 2021.
GARCIA, V. G. As pessoas com deficiência na história do mundo. Bengala Legal, 2011. Disponível em: http://bengalalegal.com/pcd-mundial. Acesso em: 26 dez. 2021.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MACHADO, R.; MANTOAN, M. T. E. (org.). Educação e Inclusão: entendimento, proposições e práticas. Blumenau: Edifurb, 2020.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MANTOAN, M. T. E. O Direito da Educação: O direito de ser, sendo diferente, na escola. Revista CEJ, Brasília, n. 26, p. 36-44, jul./set. 2004.
MANTOAN. M. T. E.; PRIETO. R. G.; ARANTE. V. A. (org.). Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
NEGREIROS, D. A. Acessibilidade Cultural: por que, onde, como e para quem? Rio de Janeiro, 2014.
NOBRE, D. S. R. Educação inclusiva em foco: reflexões sobre a importância da instrumentação para o ensino de química de alunos com deficiência visual. Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2022.
RAMOS, R. Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 3. ed. São Paulo: Summus, 2016.
SAMPAIO, L. F. Educação Inclusiva: uma proposta de ação na licenciatura em Química. 2017. 77 f., Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SILVA, A. J. H. Metodologia de Pesquisa: Conceitos Gerais. Guarapuava (PR): UNICENTRO, 2014.
SILVA, A. M. da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010.
SILVA, J. P. da; PANAROTTO, J. A Inclusão no Contexto Atual. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 11., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/9206.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.
SILVA. O. M. da. A Epopeia Ignorada: a pessoa com Deficiência na História do Mundo de Ontem e Hoje. São Paulo: CEDAS, 1987. Disponível em: https://issuu.com/amaurinolascosanchesjr/docs/-a-epopeia-ignorada-oto-marques-da-. Acesso em: 26 fev. 2022.
UNESCO. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 9 nov. 2021.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtiem, Tailândia, 1990. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 8 nov. 2021.
UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Nova Iorque (USA), 1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 9 nov. 2021.
VALLE, J. W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Porto Alegre: AMGH, 2014. | pt_BR |