A composição visual em pinturas baseadas na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos: uma análise multimodal sob a perspectiva da Gramática do Design Visual
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Data
2022-03-22Autor
Silva, Jefferson de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/8386511065292468
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O objetivo deste trabalho é compreender o modo como os estudantes representaram imageticamente os significados da obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, após uma proposta de intervenção didática. O nosso corpus é exclusivamente composto por imagens – pinturas – e a partir deste, buscamos verificar de que modo o cenário é representado nas imagens, bem como observar a caracterização das personagens e de outros elementos nas imagens reproduzidas, a fim de compreender os sentidos construídos a partir da habilidade leitora dos estudantes e das produções de significados com base nos temas sociais abordados na obra. Para a realização deste trabalho, nos valemos do referencial teórico em estudos sobre Multimodalidade, com base no Grupo de Nova Londres (1996); análise das imagens sob as categorias de metafunção Representacional, Interativa e Composicional da proposta teórico-metodológica da Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2002, 2011); e da construção dos significados à luz da teoria da Semiótica Social, com discussões baseadas nas contribuições de Halliday (1978), Hodge; Kress, (1988). A partir das análises dos recursos visuais utilizados pelos produtores das imagens, os resultados nos apontam que, em boa parte das representações, percebe-se como o discurso da segregação social está bem presente, quando reconhecemos que não há necessariamente um destaque especial às figuras humanas, em relação à figura dos animais representados