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dc.creatorSilva, Jefferson de Oliveira
dc.date.accessioned2022-05-18T14:03:49Z
dc.date.available2022-05-18T14:03:49Z
dc.date.issued2022-03-22
dc.identifier.citationSILVA, Jefferson de Oliveira. A composição visual em pinturas baseadas na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos: uma análise multimodal sob a perspectiva da gramática do design visual. 2022. 19 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/604
dc.description.abstractThe objective of this paper is to understand how students imagetically represented the meanings of the literary work Vidas Secas, by Graciliano Ramos, after a didactic intervention proposal. Our corpus is exclusively composed of images - paintings - and from this, we seek to verify how the scenario is represented in the images, as well as to observe the characterization of the characters and other elements in the reproduced images, in order to understand the meanings constructed from the students' reading skills and the production of meanings based on the social themes addressed in the work. To carry out this work, we made use of the theoretical framework in studies on Multimodality, based on the New London Group (1996); analysis of the images under the categories of Representational, Interactive and Compositional metafunction of the theoretical and methodological proposal of the Grammar of Visual Design, by Kress and van Leeuwen (2002, 2011); and the construction of meanings in the light of the Social Semiotics theory, with discussions based on the contributions of Halliday (1978), Hodge; Kress, (1988). From the analysis of the visual resources used by the producers of the images, the results point us to the fact that, in much of the representations, it can be seen how the discourse of social segregation is very present, when we recognize that there is not necessarily a special emphasis on human figures, in relation to the figure of the animals represented.pt_BR
dc.format.extent19p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationCARVALHO, F. A semiótica social das cores e das formas tipográficas: conceitos, categorias e aplicações. Discursos Contemporâneos em Estudo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 47–65, 2013. DOI: 10.26512/discursos.v2i1.0/8289. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/discursos/article/view/8289. Acesso em: 11 abr. 2022. KERSH, Dorotea Frank; COSCARELLI, Carla Viana; CANI, Josiane Brunetti (orgs.) Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2016. KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. Londres: Routledge, 2006. RAMOS, Graciliano. Vidas Secas/Graciliano Ramos; posfácio de Hermenegildo Bastos. – 127ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2015. ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo [orgs.] Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. ROSADO, Leonardo Coelho Corrêa. A configuração discursiva nos quadros o violeiro e chico violeiro, sob a perspectiva da GDV. Revista Memento, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1 – 26, ago.-dez. 2011. VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda. Introdução à Multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise do discurso crítica e semiótica social. Brasília: J Antunes Vieira, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectSemiótica socialpt_BR
dc.subjectDesign visualpt_BR
dc.subjectMetafunçãopt_BR
dc.titleA composição visual em pinturas baseadas na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos: uma análise multimodal sob a perspectiva da Gramática do Design Visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8386511065292468pt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 1820844893559954pt_BR
dc.contributor.referee1Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.referee2Costa, Maria Rosane Alves da
dc.contributor.referee3Silva, Josimere Maria da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 1820844893559954pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 9055641750074564pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 6284482799682797pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é compreender o modo como os estudantes representaram imageticamente os significados da obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, após uma proposta de intervenção didática. O nosso corpus é exclusivamente composto por imagens – pinturas – e a partir deste, buscamos verificar de que modo o cenário é representado nas imagens, bem como observar a caracterização das personagens e de outros elementos nas imagens reproduzidas, a fim de compreender os sentidos construídos a partir da habilidade leitora dos estudantes e das produções de significados com base nos temas sociais abordados na obra. Para a realização deste trabalho, nos valemos do referencial teórico em estudos sobre Multimodalidade, com base no Grupo de Nova Londres (1996); análise das imagens sob as categorias de metafunção Representacional, Interativa e Composicional da proposta teórico-metodológica da Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2002, 2011); e da construção dos significados à luz da teoria da Semiótica Social, com discussões baseadas nas contribuições de Halliday (1978), Hodge; Kress, (1988). A partir das análises dos recursos visuais utilizados pelos produtores das imagens, os resultados nos apontam que, em boa parte das representações, percebe-se como o discurso da segregação social está bem presente, quando reconhecemos que não há necessariamente um destaque especial às figuras humanas, em relação à figura dos animais representadospt_BR


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