dc.relation | ARAÚJO, G. S. Ensino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de
experimentos. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Ouro
Preto. Ouro Preto, 2018.
CALÇADA, C. S., SAMPAIO, J. L. Física – Volume Único. 1a ed., Atual, São Paulo,
2001.
CARRARO, F. L., & PEREIRA, R. F. O uso de simuladores virtuais do PhET como
metodologia de ensino de eletrodinâmica. In: Os desafios da escola pública
paranaense na perspectiva do professor PDE, Cadernos PDE, v. 1, 2014. Disponível
em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd
e/2014/2014_uem_fis_artigo_francisco_luiz_carraro.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2022.
COELHO, R. O. O uso da informática no ensino de Física de nível médio.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade
Federal de Pelotas. Pelotas, 2002.
GRECA, I. M., SEOANE, E., ARRIASSECQ, I. Epistemological issues concerning
computer Simulations in science and their implications for science education.
Science & Education, Millsboro, v. 23, p. 879-921, 2014.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. v. 1. 10.ed. Rio
de Janeiro: LTC, 2019.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. v. 2. 10.ed. Rio
de Janeiro: LTC, 2019.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. v. 4. 10.ed. Rio
de Janeiro: LTC, 2019.
HECKLER. V.; SARAIVA. M. F. O.; FILHO. K. S. O. Uso de simuladores, imagens e
animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v29n2/a11v29n2 Acesso em: 11 jan.
2022.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed.
Campinas: Papirus, 2007.
MARTINS, R. A., ROSA, P. S. História da teoria quântica: a dualidade ondapartícula,
de Einstein a De Broglie. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
MENEZES JR, R. S., LORDÊLO, F. S. Uma análise de experimentos de corpos em
movimento no éter sob a perspectiva da teoria ondulatória da luz de Fresnel.
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, no 2, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e
Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.
MOURA, B. A. Newton versus Huygens: como (não) ocorreu a disputa entre suas
teorias para a luz. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, p. 111-141, 2016.
NEWTON. Óptica. São Paulo: Edusp, 1996.
PhET – Physics Education Technology. Disponível em:
<https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. Acesso em: 22 dez. 2021.
PESSOA JR., O. Interferometria, Interpretação e Intuição: uma Introdução
Conceitual à Física Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 19(1), p. 27-
48, 1997.
PIETROCOLA, M. Fresnel e o arrastamento parcial do éter: a influência do
movimento da Terra sobre a propagação da luz. Caderno Catarinense de Ensino
de Física, 10(2), 157-172, 1993b.
POLITO, A. M. M. A construção da estrutura conceitual da Física clássica.
EditoraLivraria da Física, São Paulo, 1a edição, p. 89-116, 2016.
REGISTRO, E. L., SCAPIN, R. H. e MARENGA JR., E. Uma proposta de integração
da internet ao ensino de Física do curso médio das escolas da rede pública. In:
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA, [S.I.], [s.d.].
ANAIS. Disponível em:
http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/rafael_scapin.htm>. Acesso em:
17 jan. 2022.
SANTOS, D. S; COELHO, F. B. O; BULEGON, A. M. 'Uso de simulador no ensino de Física: unidade de aprendizagem para o estudo de eletrostática'. In: 7o
Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3o Colóquio Internacional de
Educação com Tecnologias, 2017, Recife. 7o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na
Educação, 2017.
SILVA, J. S., GERMANO, J. S. E., MARIANO, R. S. SimQuest – ferramenta de
modelagem computacional para o ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino
deFísica, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 1508-1 a 1508-8, 2011.
SILVA, F. C. S. & PEIXOTO, G. T. B. Percepção dos professores da rede estadual
do Município de São João da Barra-RJ sobre o uso do Google Classroom no
ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-
24, 2020.
SMETANA, L. K., BELL, R. L. Computer Simulations to Support Science Instruction
and Learning: A critical review of the literature. International Journal of Science
Education, Abingdon, Volume 34, Issue 9, Pages 1337-1370, 2012.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na Educação. 2001.Disponível
em:
<http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/27/1470/14/arqui
vos/File/PPP/Diferentesu-sosdocomputadoreducacao.PDF>. Acesso em: 25 jan.
2022.
WEBBER, M. C. M.; RICCI, T. R. Inserção de mecânica quântica no ensino médio:
uma proposta para professores. Textos de Apoio ao Professor de Física, v.17,
n.5, 2006. | pt_BR |