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dc.creatorSantos, Giovanna Ferreira dos
dc.date.accessioned2022-05-17T14:01:58Z
dc.date.available2022-05-17T14:01:58Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.citationSANTOS, Giovanna Ferreira dos.TO uso de simuladores no ensino de física: explorando a dualidade onda-partícula. 2022. 20 f. Artigo (Bacharelado em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/594
dc.description.abstractOver the last few decades, new technologies have contributed as didactic tools for the improvement of Education. In physics teaching, these tools become part of this process in order to promote improvements in the study of phenomena that are difficult to visualize and understand. In this context, we analyzed the use of the Wave Interference and Interference simulations Quantum of PhET as didactic resources in the study of wave-particle duality, relating them to the theories that make up the study of the phenomenon. The search is qualitative and descriptive in nature. Data collection took place through screenshots of the simulators used. The results showed a consonance between the theories that govern the discussion of the dual behavior of light and what is observed in the handling of the simulations in question, highlighting the importance and benefit of the same in helping in the teaching process and learning. We believe that the use of virtual simulators may contribute to the study of physical phenomena from the perspective of teaching and quality learning.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, G. S. Ensino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de experimentos. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2018. CALÇADA, C. S., SAMPAIO, J. L. Física – Volume Único. 1a ed., Atual, São Paulo, 2001. CARRARO, F. L., & PEREIRA, R. F. O uso de simuladores virtuais do PhET como metodologia de ensino de eletrodinâmica. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Cadernos PDE, v. 1, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd e/2014/2014_uem_fis_artigo_francisco_luiz_carraro.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2022. COELHO, R. O. O uso da informática no ensino de Física de nível médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2002. GRECA, I. M., SEOANE, E., ARRIASSECQ, I. Epistemological issues concerning computer Simulations in science and their implications for science education. Science & Education, Millsboro, v. 23, p. 879-921, 2014. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. v. 1. 10.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. v. 2. 10.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. v. 4. 10.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. HECKLER. V.; SARAIVA. M. F. O.; FILHO. K. S. O. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v29n2/a11v29n2 Acesso em: 11 jan. 2022. KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2007. MARTINS, R. A., ROSA, P. S. História da teoria quântica: a dualidade ondapartícula, de Einstein a De Broglie. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. MENEZES JR, R. S., LORDÊLO, F. S. Uma análise de experimentos de corpos em movimento no éter sob a perspectiva da teoria ondulatória da luz de Fresnel. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, no 2, 2019. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995. MOURA, B. A. Newton versus Huygens: como (não) ocorreu a disputa entre suas teorias para a luz. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, p. 111-141, 2016. NEWTON. Óptica. São Paulo: Edusp, 1996. PhET – Physics Education Technology. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. Acesso em: 22 dez. 2021. PESSOA JR., O. Interferometria, Interpretação e Intuição: uma Introdução Conceitual à Física Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 19(1), p. 27- 48, 1997. PIETROCOLA, M. Fresnel e o arrastamento parcial do éter: a influência do movimento da Terra sobre a propagação da luz. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 10(2), 157-172, 1993b. POLITO, A. M. M. A construção da estrutura conceitual da Física clássica. EditoraLivraria da Física, São Paulo, 1a edição, p. 89-116, 2016. REGISTRO, E. L., SCAPIN, R. H. e MARENGA JR., E. Uma proposta de integração da internet ao ensino de Física do curso médio das escolas da rede pública. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA, [S.I.], [s.d.]. ANAIS. Disponível em: http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/rafael_scapin.htm>. Acesso em: 17 jan. 2022. SANTOS, D. S; COELHO, F. B. O; BULEGON, A. M. 'Uso de simulador no ensino de Física: unidade de aprendizagem para o estudo de eletrostática'. In: 7o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3o Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2017, Recife. 7o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2017. SILVA, J. S., GERMANO, J. S. E., MARIANO, R. S. SimQuest – ferramenta de modelagem computacional para o ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino deFísica, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 1508-1 a 1508-8, 2011. SILVA, F. C. S. & PEIXOTO, G. T. B. Percepção dos professores da rede estadual do Município de São João da Barra-RJ sobre o uso do Google Classroom no ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1- 24, 2020. SMETANA, L. K., BELL, R. L. Computer Simulations to Support Science Instruction and Learning: A critical review of the literature. International Journal of Science Education, Abingdon, Volume 34, Issue 9, Pages 1337-1370, 2012. VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na Educação. 2001.Disponível em: <http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/27/1470/14/arqui vos/File/PPP/Diferentesu-sosdocomputadoreducacao.PDF>. Acesso em: 25 jan. 2022. WEBBER, M. C. M.; RICCI, T. R. Inserção de mecânica quântica no ensino médio: uma proposta para professores. Textos de Apoio ao Professor de Física, v.17, n.5, 2006.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDualidadept_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleO uso de simuladores no ensino de física: explorando a dualidade onda-partículapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810397499576152pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Oberlan da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470594003764583pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.referee2Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas, as novas tecnologias vêm contribuindo como ferramentas didáticas para a melhoria da Educação. No ensino de Física, essas ferramentas passam a integrar este processo com o intuito de promover melhorias no estudo de fenômenos de difícil visualização e compreensão. Nesse contexto, analisamos a utilização das simulações Interferência de Onda e Interferência Quântica do PhET como recursos didáticos no estudo da Dualidade onda-partícula, relacionando-os com as teorias que compõem o estudo do fenômeno. A pesquisa é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados ocorreupor meio de capturas de tela dos simuladores utilizados. Os resultados evidenciaram uma consonância entreas teorias que regem a discussão do comportamento dual da luz e o que é observado no manuseio das simulações em questão, destacando a importância e o benefício das mesmas no auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Consideramos que a utilização de simuladores virtuais poderá contribuir para o estudo de fenômenos físicos na perspectiva de um ensino e aprendizagem de qualidade.pt_BR


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