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dc.creatorSantos, Marlon Fernando dos
dc.date.accessioned2022-05-17T12:11:41Z
dc.date.available2022-05-17T12:11:41Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.identifier.citationSANTOS, Marlon Fernando dos.USO DAS SIMULAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA: analisando uma simulação à luz das teorias do efeito fotoelétrico. 2022. 19 f. Artigo (Bacharelado Física Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/592
dc.description.abstractStudies show that the use of computer simulations in Physics teaching becomes a viable alternative for educational practice at any level of education. Offering students a direct experience, allowing the manipulation and observation of situations that imitate or approach a Physical Phenomenon. In this perspective, our investigation aims to analyze the effectiveness of the simulation of the Photoelectric Effect Phenomenon, comparing it with what the theories of the referred Phenomenon advocate. The proposed methodology was based on bibliographic research, as well as the use of the simulator, in order to analyze its effectiveness. The results showed that the computer simulation used is in accordance with the Theories of the Photoelectric Effect. Thus, its use in the school environment is relevant for a better understanding of the contents of Modern Physics, as it allows the student to use the simulation and understand the Physics represented there.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEfeito Fotoelétricopt_BR
dc.subjectSimulação Computacionalpt_BR
dc.titleUso das simulações no ensino de física: analisando uma simulação à luz das teorias do efeito fotoelétricopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003221519036194pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Oberlan da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470594003764583pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.referee2Galindo, Joaci
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoEstudos demonstram que a utilização das simulações computacionais no ensino de Física, vem a ser uma alternativa viável para a prática educativa em qualquer nível de ensino. Oferecendo aos alunos uma experiência direta, permitindo a manipulação e observação de situações que imitam ou se aproximam de um Fenômeno Físico. Nesta perspectiva, nossa investigação objetiva analisar a eficácia da simulação do Fenômeno do Efeito Fotoelétrico, comparando-a com o que preconiza as teorias do referido Fenômeno. A metodologia proposta se deu através da pesquisa bibliográfica, bem como o uso do simulador, com o objetivo de analisar sua efetividade. Os resultados evidenciaram que a simulação computacional utilizada está de acordo com as Teorias do Efeito Fotoelétrico. Assim, o seu uso no ambiente escolar é relevante para uma melhor compreensão dos conteúdos de Física Moderna, pois possibilita que o próprio aluno possa usar a simulação e entender a Física ali representada.pt_BR


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