dc.relation | ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições
dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa. Rede de Revistas
Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, São Paulo, v. 29, n. 2, p.
327-340, jul./dez. 2003. Disponível em:
<https://www.redalyc.org/pdf/298/29829210.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2021.
CARVALHO, E. P. N. et al. A relevância e os cenários da supervisão pedagógica
frente ao ensino híbrido no contexto pandêmico do COVID-19 no Tocantins.
Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, v. 10, n. 12, 2021.
Disponível em:
<https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/21055/18553/252299>. Acesso
em: 16 dez. 2021.
CAVALCANTE M. A.; TAVOLARO C. R. C.; SOUZA D.F.; MUZINATTI J. Uma aula
sobre o efeito fotoelétrico no desenvolvimento de competências e habilidades.
Física na Escola, v. 3 n. 1, 2002.
COELHO, Rafael Otto. O uso da informática no ensino de física de nível médio.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade
Federal de Pelotas. Pelotas, 2002. Disponível em:
<http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/coelho/inf_ens_fis_med.pdf>. Acesso em: 05 out.
2021.
EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. FÍSICA QUÂNTICA, Átomos, Moléculas,
Sólidos, Núcleos e Partículas. 29a. Tiragem, Editora Elsevier, Rio de Janeiro.
1979.
FINKELSTEIN, N.D.; ADAMS, W.K.; KELLER, C.J.; KOHL, P.B.; PERKINS, K.K.;
PODOLEFSKY, N.S.; REID, D.; LEMASTER, R. (2005) When learning about the real
world is better done virtually: A study of substituting computer simulations for
laboratory equipament. Physical Review Special Topics - Physics Education
Research 1, 010103, p.1-8. Disponível em:
<https://www.researchgate.net/publication/26493963_When_Learning_about_the_Re
al_World_Is_Better_Done_Virtually_A_Study_of_Substituting_Computer_Simulations
_for_Laboratory_Equipment>. Acesso em: 05 out. 2021.
GERHARDT, T.E; SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009.
120 p. (EaD).
GIL PÉREZ, D. et al. Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de
conceptos, resolución de problemas de lápiz e papel y realización de prácticas de
laboratorio? Ensenãnza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 311-320, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIORDAN, M. O computador na Educação em Ciências: Breve revisão critica acerca
de algumas formas de utilização. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 279-304, 2005.
Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DWLBHfym63TNc5Ns6NG7hsM/?format=pdf&lang=
pt>. Acesso em: 06 dez. 2021.
GOMES, V. C. O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no
ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática,
Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. Disponível em:
<http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1964/1/PDF%20%20Valdenes%20C
arvalho%20Gomes.pdf>. Acesso em: 05 set. 2021.
Instituto de Física. Efeito foto-elétrico. Observações iniciais e expectativas
clássicas, [s.d.]. Disponível em:
<http://www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/fotoElec/aFotoElecText.htm>. Acesso em: 28
set. 2021.
LAPA, J. M. Laboratórios virtuais no ensino de física: novas veredas didático-
pedagógicas. Dissertação de Mestrado. Programa de pós-graduação em Ensino,
Filosofia e Historia das ciências. Instituto de Física da Universidade Federal da
Bahia e da Universidade Federal de Feira de Santana, Salvador, 2008. Disponível
em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16020>. Acesso em: 08 dez. 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E M ROGANTE, S. Técnicas de pesquisa:
planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas,
elaboração e interpretação de dados. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E M ROGANTE, S. Técnicas de pesquisa:
planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa,
elaboração, análise e interpretação de dados. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTINS, A. J.; FIOLHAIS, C.; PAIVA J. Simulações On-line no Ensino da Física e
da Química. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 11, n. 2, p. 111-
117, 2003. Disponível em: <https://www.br-
ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2203/1966>. Acesso em: 04 out. 2021.
MEDEIROS A.; MEDEIROS C. M. Possibilidades e Limitações das Simulações
Computacionais no Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, v.
24, n. 2 p. 87-90, 2002. Disponível em:
<http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v24_77.pdf>. Acesso em: 01 set. 2021.
PhET – Physics Education Technology. Disponível em:
<https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/photoelectric>. Acesso em: 14
set. 2021.
PIETROCOLA, M.; BROCKINTON, G. Recursos computacionais disponíveis na
internet para o ensino de física moderna e contemporânea. In: 3a Encontro de
Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003, Bauru: ABRAPEC.
PINTO, S. S. Uma Simulação sobre o Efeito Fotoelétrico. Monografia
(Especialização) - Curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em:
<https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/8235/1/SSPinto.pdf>. Acesso em: 27 set.
2021.SANTOS, G. H.; ALVES, L.; MORET, M. A. Modellus: Animações Interativas
mediando a Aprendizagem Significativa dos Conceitos de Física no Ensino Médio.
RICAM Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar, v. 1, n.
2, p. 83-102, 2006. Disponível em:
<http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2879/2319>. Acesso em: 05 out.
2021.
SELWYN, N. O uso das TIC na educação e a promoção de inclusão social: uma
perspectiva crítica do Reino Unido. Educação Social, Campinas, v. 29, n. 104,
2008. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/es/a/nYFkRnh3SLHWGLbTYQ7bVLf/?lang=pt>. Acesso em:
01 dez. 2021.
SILVA, F. C. S; PEIXOTO, G. T. B. Percepção dos professores da rede estadual do
Município de São João da Barra - RJ sobre o uso do Google Classroom no ensino
remoto emergencial. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, v.
9, n. 10, 2020. Disponível em: <https://redib.org/Record/oai_articulo3006343-
percep%C3%A7%C3%A3o-dos-professores-da-rede-estadual-do-
munic%C3%ADpio-de-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-da-barra--rj-sobre-o-uso-do-google-
classroom-ensino-remoto-emergencial>. Acesso em: 14 dez. 2021.
Só Física. Efeito fotoelétrico. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021.
Disponível em:
<https://www.sofisica.com.br/conteudos/fisicamoderna/FisicaQuantica/efeito_fotoelet
rico.php>. Acesso em: 23 set. 2021.
Todos Pela Educação. Ensino a Distância na Educação Básica frente à Pandemia
da Covid-19, São Paulo, 2020. Disponível em:
<https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf>. Acesso em: 13
dez. 2021.
UNESCO. Global Monitoring of school closures caused by COVID-19 – 2020.
Disponível em: <http://data.uis.unesco.org/>. Acesso em: 13 dez. 2021.
UNICEF. Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América
Latina e no Caribe – 2020. Disponível em:
<https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-
cento-das-criancas-fora-da-escola-na-america-latina-e-caribe>. Acesso em: 13 dez.
2021.
VEIT E. A; TEODORO, V. D. Modelagem no Ensino / Aprendizagem de Física e os
Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Revista Brasileira
de Ensino de Fisica, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 87-90, 2002. Disponível em:
<http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v24_87.pdf>. Acesso em: 02 set. 2021.
VIANNA, C. J. E ALVARENGA, K. B. O uso das mídias no ensino de física sob a
perspectiva de artigos em revistas especializadas. In: Anais do II Seminário de
Educação Comunicação, Inclusão e Interculturalidade. São Cristóvão, Sergipe,
2009.
WANG, C. B. Techno vision II. São Paulo: Makron Books, 1998. | pt_BR |