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dc.creatorAnjos, Hélio Beserra dos
dc.date.accessioned2022-05-12T11:44:48Z
dc.date.available2022-05-12T11:44:48Z
dc.date.issued2021-12-23
dc.identifier.citationANJOS, Hélio Beserra dos. IFormação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira. 2021. 24 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/585
dc.description.abstractThe inclusion of students with disabilities in the educational system needs to be recognized as a permanent process. In this perspective, the teacher as well as his/her education are essential elements for the implementation and consolidation of inclusive education. In this research, we seek to analyze what future mathematics teachers of IFPE – Campus Pesqueira think about the inclusion of students with disabilities and the training offered for this inclusion. Theoretical references of inclusion and teacher training were constituted by authors such as Mantoan (1997; 2003), Sassaki (2009; 2010), Mendes (2006) and Pimentel (2012). The research is qualitative in nature. Six future professors in training in the Degree in Mathematics at IFPE – Campus Pesqueira participated in the study. For data collection, performed remotely due to the covid-19 pandemic, we used the questionnaire with open questions. For analysis we used the Content Analysis Technique. Our results show that future mathematics teachers are still unable to discern for certain the meaning of school inclusion in its multiple meanings, because for them, the school inclusion is limited to the insertion of students with disabilities in regular education. Such perceptions may be associated with the fragile formation regarding the inclusive education offered by the training institution.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 46-49, 20 dez. 2019. BRASIL. Resolução no 2, de 1o de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento Institucional. Pernambuco: IFPE, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico Institucional. Pernambuco: IFPE, 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Pernambuco: IFPE, 2010. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 20 out.2021. BARBOZA, Adriana Maria Ramos. O Brincar da Criança com Deficiência física em Processo de Inclusão na Educação Infantil [manuscrito] / Adriana Maria Ramos BARBOZA. – 2019. CCCXV, 315f. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato. Quando as (in)certezas e as esperanças se (des)encontram: um estudo das representações sociais dos professores sobre educação especial na rede estadual de ensino. 2002. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002. _______. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm. Acesso em: 10 nov. 2021. _______. Presidência da República. Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 10 out. 2021. MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, set./dez. 2006. NASCIMENTO, Selma Soares do. Educação Especial e Inclusão Escolar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental [manuscrito] / Selma Soares do Nascimento. – 2019. 197f. PIMENTEL, Susana Couto: Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. IN: MIRANDA, Therezinha Guimarães; FILHO. Teófilo Alves Galvão (ORGS): Formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017. SABOYA, Maria Clara Lopes. Psicol. USP. O enigma de kasparhauser (1812-1833): uma abordagem psicossocial, vol.12 no.2 São Paulo 2001. SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 8. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010. _______. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Rio de Janeiro: WVA, 2006. _______. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16. SÁNCHEZ, P. A. A Educação Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão: Revista da Educação Especial, Brasília, v.1, n.1, p. 7-18, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1. pdf. Acesso em: 05 out. 2021. SANTOS, Ana Lúcia Felix dos; AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, p. 534-550, set./dez. 2009. SILVA, A. Os Saberes Docentes Para A Prática Pedagógica De Alunos Com Necessidades Educativas Especiais Na Escola Regular. 2014. 118 f. Mestrado (dissertação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós- Graduação em Educação, 2014. TORISU, E.; SILVA, M. A Formação do Professor de Matemática para a Educação Inclusiva: Um Relato de Experiência no Curso de Matemática de Uma Universidade Federal Brasileira. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, n. 9, p. 270-285, 20 nov. 2016.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleFormação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=83147394C63D7C0ACAA410A5E1C6461C#pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoA inclusão do(a) educando(a) com deficiência no sistema educacional precisa ser reconhecida como processo permanente. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) assim como sua formação são elementos essenciais para efetivação e consolidação da educação inclusiva. Nesta pesquisa, buscamos analisar o que pensam futuros(as) professores(as) de Matemática do IFPE – Campus Pesqueira sobre a inclusão de estudantes com deficiência e a formação oferecida para essa inclusão. Constituíram- se referenciais teóricos de inclusão e formação docente autores como Mantoan (1997; 2003), Sassaki (2009; 2010), Mendes (2006) e Pimentel (2012). A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram do estudo seis futuros(as) docentes em formação na Licenciatura em Matemática no IFPE – Campus Pesqueira. Para a coleta de dados, realizada de forma remota devido à pandemia da covid-19, utilizamos o questionário com perguntas abertas. Para análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostram que os(as) futuros(as) professores(as) de matemática ainda não conseguem discernir ao certo o significado de inclusão escolar em seus múltiplos significados, pois, para eles/elas, a inclusão escolar se limita à inserção do(a) educando(a) com deficiência no ensino regular. Tais percepções podem estar associadas à formação fragilizada no tocante à educação inclusiva, oferecida pela instituição formadora.pt_BR


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