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dc.creatorFigueredo, Grazielly Maria de Souza
dc.date.accessioned2022-05-05T15:15:41Z
dc.date.available2022-05-05T15:15:41Z
dc.date.issued2020-05-05
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Grazielly Maria de Souza; SANTOS, Josué Lucas Oliveira dos; DAMÁZIO, Patrícia Renata Rodrigues. Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial para os alunos da rede municipal de ensino em Igarassu – PE.2021.113f. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/562
dc.description.abstractThe following project addresses the importance of Pedagogical Tourism as a Heritage Education practice for students of the Municipal Network of Igarassu. The present work is prepared to analyze how Tourism has been treated in schools and how knowledge about the relevance of historical cultural environments can change the social reality of students, preserving and belonging to these spaces. Such a discussion will be based on the value of the practical implementation of educational activities that aim to guarantee students of elementary education 1 quick, fun and effective knowledge about the heritage of their city. Going through the beginning of what we can now consider Pedagogical Tourism, passing on the concepts of heritage and the importance of safeguarding them for knowledge accessible to future generations and ending on the effectiveness of playful materials for the educational and social development of students, the The project, given the name “Vivendo Igarassu”, is extremely important for the municipality, understanding it as a vector for community transformation and cultural appreciation. The Course Completion Work was carried out through a qualitative research, with 14 teachers from the municipal education network of the city of Igarassu Pe, with the objective of understanding the dynamics of the functioning of Heritage Education in the classroom throughout the school year. It is understood that the implementation of the proposed project becomes viable since the relationship between Pedagogical Tourism and Heritage Education generates the feeling of belonging to those involved, in addition to guaranteeing the conservation of historic spaces and boosting tourist activity in an educational way even in the rooms of classpt_BR
dc.format.extent113f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismo Pedagógicopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectIgarassupt_BR
dc.titleTurismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial para os alunos da rede municipal de ensino em Igarassu – PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8055358933414293pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Iraneide Pereira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257907784859315pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Iraneide Pereira da
dc.contributor.referee2Santos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos
dc.contributor.referee3Pereira, Sandra Aparecida da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257907784859315pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908925796576344pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5840776756820036pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO projeto a seguir trata a importância do Turismo Pedagógico como prática de Educação Patrimonial para os estudantes da Rede Municipal de Igarassu. O presente trabalho se dispõe a analisar de que forma o Turismo tem sido tratado nas escolas e de que maneira o conhecimento sobre a relevância dos ambientes históricos culturais podem mudar a realidade social dos estudantes preservando e pertencendo a esses espaços. Tal discussão vai embasar sobre o valor da implementação prática de atividades educativas que visem garantir aos estudantes do ensino fundamental 1 o conhecimento rápido, divertido e eficaz sobre os patrimônios de sua cidade. Percorrendo sobre o início do que hoje podemos considerar Turismo Pedagógico, passando sobre os conceitos de patrimônios e a importância de salvaguardá-los para o conhecimento acessível a futuras gerações e finalizando sobre a eficácia de materiais lúdicos para o desenvolvimento educacional e social dos alunos, o projeto, dado o nome de “Vivendo Igarassu”, se mostra de suma importância para o município, entendendo-o como vetor de transformação comunitária e valorização cultural. O Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, com 14 professores da rede municipal de ensino da cidade de Igarassu- PE, com o objetivo de entender a dinâmica de funcionamento da Educação Patrimonial na sala de aula durante todo o ano letivo. Compreende-se que a implementação do projeto proposto se torna viável visto que a relação entre Turismo Pedagógico e Educação Patrimonial gera a sensação de pertencimento aos envolvidos, além de garantir a conservação de espaços históricos e impulsionar a atividade turística de forma educacional ainda nas salas de aula.pt_BR
dc.creator.name2Justino, Josué Lucas Oliveira dos Santos
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/2759730818985192pt_BR
dc.creator.ID3100.094994-07pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/0580792739245159pt_BR
dc.creator.name3Damázio, Patrícia Renata Rodrigues


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