dc.relation | ÁLVARES, B. M.; LINHARES, I. L. L.; TAVEIRA, M. S. Turismo Pedagógico: uma atividade socialmente responsável. In: BAHL, Miguel. (Org.) Turismo com Responsabilidade Social. Congresso Brasileiro de Turismo, Coletânea XXIII CBTUR. São Paulo: Roca, 2004, cap.10, p.138-147.
ANDRADE, João Vicente. Turismo: Fundamentos e Dimensões. 6. ed. São Paulo: Ática, 1999.
BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira. Snowball (Bola de Neve): Uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. Curitiba, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BONFIM, Mailane Vinhas de Souza. Por uma pedagogia diferenciada: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Revista Turismo Visão e Ação, eletrônica, v. 12, n. 1, p. 144-129, jan/ abr, 2010. Disponível em: http://www6.univali.br/seer/index.php/ rtva/article/view/1127. Acesso em: 30 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. v. 1, 103p. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Brasília: MEC, 1998. Acesso em 09 de jun. 2020.
BRASIL. Cultura. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entrepatrimonios-materiais-e-imateriais. Acesso em: 15 mar. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 mar. 2019. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Brasília. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11771.htm. Acesso em 20 de mar. 2021. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro1996-362578-normaatualizada-pl.html. Acesso em 15 de mar. 2021. BRASIL. Lei Nº 11.771, DE 17 DE Setembro de 2008. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm. Acesso em 15 de mar. 2021.
BRASIL. Senado Federal. Brasília. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_216_. asp. Acesso em 16 de março 2021 BRASIL. Ministério do Turismo – Mtur. Plano Nacional de Turismo 2018-2022. Brasília, 2018. Disponível em: http://regionalizacao.turismo.gov.br/images/PNT_2018-2022.pdf. Acesso em: 31 mar de 2021.
CALLEJA, J. M. R. Os professores deste século. Algumas reflexões. Revista Institucional Universidad Tecnológica del Chocó: Investigación, Biodiversidad y Desarrollo, p. 109-117, 2008.
CAMARGO, H. L. Fundamentos multidisciplinares do turismo: história. In: TRIGO, Luiz. G. G. (Org.) Turismo: como aprender, como ensinar, 1.2 ed. São Paulo: Senac, 2001.
CARVALHO, Cristina et al. Educação Infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe. Rio de Janeiro: Horizontes, 2017.
CULTURA. Estado de Alagoas – O que é afinal Educação Patrimonial? Disponível em:http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/o-que-e-afinaleducacao-patrimonial. Acesso em: 16 jan. 2019.
CAVALCANTI, Marcos. Educação patrimonial na educação infantil e ensino fundamental 1. Santos: ANPUH-SP, 2014.
DAVIES, Nicholas. Os Recursos Financeiros na LDB. Disponível em: http://www.redefinanciamento.ufpr.br/antigo/nic3.htm. Acesso em 14 de mar 2021.
DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schimitt. O lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico científica do ICPG. v.1, n.4, p. 107 – 112, jan./mar. 2004.
DEBLASIS, Paulo. O que é Arqueologia. São Paulo. BDPI, Universidade de São Paulo, 2014.
EMPETUR. Inventário Turístico de Pernambuco- Invtur -PE. Disponível em: http://inventariope.blogspot.com/2017/10/igarassu-ficha-do-municipioprefeitura.html/. Acesso em: 30 out. 2020.
Estado de Alagoas. Patrimônio Material. Disponível em:http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimoniocultural/principal/textos/patrimonio-material. Acesso em: 04 mar. 2019.
FARIAS, E. K. V. A construção de atrativos turísticos com a comunidade. In: MURTA, S. M.; ALBANO, C. (org.). Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Território Brasilis, 2002.
FERRARI, Márcio. Um novo olhar para a educação Infantil. Revista Nova Escola. São Paulo. Ed. abril. P, 36. nº 175. Set. 2004.
FERRAZ, Luana. Uma reflexão acerca da contribuição do patrimônio cultural no desenvolvimento do turismo de base local. Turis Nostrum, Revista de Periódicos em Turismo, João Pessoa- PB, 2012.
FIOCRUZ. As redes municipais de educação diante da pandemia. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/redes-municipais-de-educacao-diante-dapandemia. Acesso em: 24 mar. 2021
GADOTTI, Moacir et al. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre- RS: Atmed,2000.
HORTA, Maria et al. Guia básico da Educação Patrimonial. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 27 jan. 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Perfil dos Municípios Brasileiros. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/igarassu/pesquisa/1/21682. Acesso em: 30 jun. 2018.
IGARASSU, Biblioteca Municipal de Igarassu: Informações Municipais. IgarassuPE, 2011.
IGARASSU, Prefeitura de Igarassu. Orçamento Programa Anual2020/Consolidação Geral. Disponível em: http://transparenciagovernamental.com.br/igarassu/legislacaoOrcamento. Acesso em: 25 mar. 2021
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343. Acesso em: 20 jan. 2019.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. História Igarassu PE. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1445/. Acesso em: 07 dez. 2019.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Livros do Tombo. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/608. Acesso em: 22 fev. 2019.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Cultural. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218. Acesso em: 08 dez. 2018.
IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Cultural. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/legislacao/constituicao_federal_art_216.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018.
IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Material. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/276. Acesso em: 13 dez. 2019.
IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Material Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234. Acesso em: 25 mar. 2019.
JUSBRASIL. Lei n° 9.394. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11685138/artigo-70-da-lei-n-9394-de-20-dedezembro-de-1996. Acesso em 16 de mar. 2021.
KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel F. Pereira. Infância e educação infantil. 6, ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LIMA, Elvira Cristina de Azevedo Souza. A atividade da criança na idade préescolar. Série Ideias: n.10. p. 17-23. São Paulo: FDE, 1992. Disponível em: http://elvirasouzalima.blogspot.com/2006/01/atividade-da-criana-na-idade-pr.html. Acesso em: 22 out. 2019
LOPES, Claudia S.; PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática. Revista Geografia (Londrina) v. 18, n. 2, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/. Acesso em: 22 out. 2019.
MAFRA, Sônia Regina Corrêa. O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança Deficiente Intelectual. 2008. Disponível: em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019.
MATOS, Francisco de Castro. Turismo pedagógico: o estudo do meio como ferramenta fomentadora do currículo escolar. In: VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL. 2012, Caxias do Sul/RS. Anais [...]. Caxias do Sul/RS: UCS, 2012.
MARTINS, Clerton. Identidade: percepção e contexto. IN: MARTINS, José Clerton de Oliveira. Turismo, cultura e identidade. São Paulo: Roca, 2003. p. 47.
MEC. LDB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Art70Lei939496.pdf. Acesso em 14 de mar 2021. MENEZES, EbenezerTakuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Escola Nova. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educa Brasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/escola-nova/. Acesso em: 08 nov. 2020.
MILAN, Priscila Loro.‘‘Viajar para aprender”: Turismo pedagógico na região dos Campos Gerais- PR. Balneário Camboriú - SC, 2007 125f.Dissertação.(Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Universidade do Vale do Itajaí.
NAVARRO, M. S. Reflexões acerca do brincar na educação infantil. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009
NEVES, B.A. DE C. Patrimônio cultural e identidade. In: Território, cultura e identidade. org. MARTINS, Clerton. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
NEVES, Alessandra. Educação Patrimonial na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva. Unipampa, Rio Grande do Sul, 2011.
OLIVEIRA, Adriele. Afinal, qual é a diferença entre brinquedos pedagógicos e educativos? Educa mais Brasil, 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/pedagogia/noticias/afinalqual-e-a-diferenca-entre-brinquedos-pedagogicos-e-educativos. Acesso em: 15 nov. 2020.
PEREIRA, Lucia Helena Pena. Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Rio de Janeiro: Mauad X: Bapera, 2005.
PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em Alfabetização: Espaço, tempo e corporeidade: eixos Linguísticos da Alfabetização. São Paulo, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. O Pedagogo na Escola Pública. 3. Ed. São Paulo, n.9, p. 35,1985.
PIZA, D. de T. Estudo do meio como processo pedagógico. Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA-USP, v.3, N1, pág.72, maio/1992.
POLICARPO, Ivani. As contribuições dos recursos alternativos na prática pedagógica, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2345-8.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.
PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se (...) em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; N. H. CACETE. Estudo do meio: momentos significativos de apreensão do real. In: Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007, p. 173-212. RAYKIL, E. B; RAYKIL, C. Turismo pedagógico: uma interface diferencial no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: http://www.periodicodeturismo.com.br. Acesso em: 07 jun. 2019.
REIS, Diego Geovan; CARDOZO, Políana Fabiola. O Grand Tour e o aprendizado ao longo da vida de Goethe. Goiânia- GO: Editora Espaço Acadêmico, 2018.
Responsabilidade Social. Congresso Brasileiro de Turismo, coletânea XXIII CBTUR. São Paulo: Roca, 2004, cap.10, p.143.
RUBIM, ANA. A prática do Turismo Pedagógico no contexto dos Museus: A experiência de Museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Fluminense, UFF, 2010.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker F. A aula passeio transformando-se em aula de descobertas. In: ELIAS, Marisa D. C. (org). Pedagogia Freinet: teoria e prática: Campinas, SP: Papirus, 1996.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. FREINET: evolução histórica e atualidades. 2ª ed. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
SALGUEIRO, Valéria. Grand Tour: uma contribuição à história do viajar por prazer e por amor à cultura. Universidade Federal Fluminense. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 22, nº 44, pp. 289-310 2002.
SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2001.p. 53.
Unesco. Patrimônio. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/heritage-legacy-frompast-to-the-future/. Acesso em: 06 fev. 2019.
VINHA, Maria Lúcia. O Turismo Pedagógico e a Possibilidade de Ampliação de Olhares. In: Hórus- Revista Eletrônica de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas. Ourinhos, SP, n. 3, 2005. Disponível em: http://www.faeso.edu.br/horus. Acesso em: 23 ago. 2018.
ZANIRATO, Silvia Helena and. RIBEIRO, Wagner Costa. Patrimônio cultural: a percepção da natureza como um bem não renovável. Revista Brasileira de História. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/NwJwRjnrD9RKZ5pNNvYJTZf/?lang=pt.Acesso em: 06 mar.2021. | pt_BR |