dc.creator | Silva, Verônica Maria Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2018-08-15T17:42:06Z | |
dc.date.available | 2018-08-15T17:42:06Z | |
dc.date.issued | 2016-10-31 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Veronica Maria Rodrigues da. A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Gestão Ambiental, Dpe, Ifpe, Recife, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/53 | |
dc.description.abstract | The present paper has the aim to show a study about how the formation of an ecological subject happens in the Capibaribe Institute. From the theoretical basis that underlie this work, it was possible to do a research and an analysis of the constructed data, by using the methodology of the narrative analysis. The data obtained contributed to the comprehension of the educative processes of the school help on the ecological formation of the students. Directors, coordinators, teachers and students, participants of the research, presented narratives which may clearly show the pedagogical proposal of the Capibaribe Institute. Documents like the pedagogic and political project and the referential basis also helped to understand how the educative processes happen, including the annual projects, which make everyone get involved on it and may learn from each other. This study made possible to identify that the autonomy, criticality, spontaneity and creativity contribute to the formation of ecological subjects in that school, making their students have an integral formation and may leave the school ready to face the socioenvironmental matters present in our day by day life. | pt_BR |
dc.format.extent | 154p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sujeito Ecológico | pt_BR |
dc.subject | Instituto Capibaribe | pt_BR |
dc.subject | Processos Educativos | pt_BR |
dc.title | A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8829236278807246 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Anália Keila Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5856916331294239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão | |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Magna do Carmo Silva | |
dc.contributor.referee3 | Frutuoso, Maria Núbia Medeiros de Araújo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0334362738495768 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1498938229208458 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0599974853654811 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Recife | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar uma pesquisa e uma análise dos dados construídos, utilizando-se a metodologia da análise narrativa. Os resultados encontrados contribuíram para que se compreendesse como os processos educativos do colégio ajudam na formação ecológica de seus estudantes. Gestoras, docentes e estudantes, participantes da pesquisa, apresentaram narrativas que mostram claramente a proposta pedagógica do Instituto Capibaribe. Documentos como o projeto político pedagógico do colégio e as suas bases referenciais também ajudaram a compreender como os processos educativos acontecem, incluindo os projetos anuais, que fazem com que todos se envolvam e possam aprender uns com os outros. Através desse estudo foi possível identificar que a autonomia, a criticidade, a espontaneidade e criatividade contribuem para a formação de sujeitos ecológicos no colégio, fazendo com que seus estudantes tenham uma formação integral e saiam preparados para enfrentar as questões socioambientais presentes no nosso dia a dia. | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |