Um estudo de caso da aplicação das ferramentas da qualidade inseridas no chão de fábrica e os resultados atribuídos aos custos da não qualidade.
Visualizar/ Abrir
Data
2021-03-12Autor
Silva, Ikerson Adner Vidal da
https://lattes.cnpq.br/
Silva, Vitória Graciely Moraes da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como foco analisar os resultados das melhorias construídas na
manufatura de uma organização da área de metalurgia industrial, cuja identificação não foi
revelada por questões de sigilo empresarial. Em seu desdobramento, foi utilizado o uso de
nomenclaturas para descrever maquinários e títulos que fazem referência a instituição em
questão, para o respeito do segredo emposto por ela. Durante o desenvolvimento, foi mostrada
a oscilação positiva que se teve no período de um ano (de 2019 até 2020). Após a adoção do
uso amplo das ferramentas da qualidade e consequentemente de melhorias nos métodos de
produção utilizados pela corporação, que adotou um sistema baseado na qualidade inserida na
produção, a partir da utilização daquelas consideradas ferramentas de extrema importância para
o progresso de organizações que também prezam pela obtenção de bons resultados. Tais
mecanismos visam facilitar de forma a definir, mensurar e analisar dados que possam resultar
diretamente nos resultados da organização, propondo e auxiliando na direção de soluções para
possíveis problemas e perturbações que possam acontecer em um processo produtivo,
ferramentas essas como o Diagrama de causa e feito; Folha de verificação; Fluxograma; 5
porquês; Gráficos de controle, entre várias outras. Entende-se que a diminuição dos custos de
produção é um outro fator a ser almejado por toda e para toda empresa, e a partir de tal premissa,
a redução dos custos por não qualidade também foram parâmetros analisados, e foi notado que
ao decorrer desse um ano, uma curva envolvendo produção, custos por não qualidade e vendas
foi traçada, resultando em números positivos em seu fim. Onde uma produção com
conformidades, não gera custos por não qualidade, e resulta em mais vendas, ou seja, maiores
resultados. Uma ideologia baseada em melhoria contínua, que durante um período de um ano
manifestou dados minimamente positivos, mas que para o mundo vastamente competitivo que
é o do ramo empresarial, já se pode ter consciência dos efeitos inseridos e consideravelmente
importantes. Assim, é facilmente considerável que a melhoria contínua derivada das técnicas
da qualidade, como as ferramentas e metodologias, disponibilizará às organizações uma maior
taxa de conformidades, o que seguirá uma linha diretamente proporcional entre os hábitos
inseridos na gestão da qualidade e os resultados positivos obtidos por toda empresa.