Mostrar registro simples

dc.creatorMoura, Maria Hemily França de
dc.date.accessioned2022-04-28T13:26:30Z
dc.date.available2022-04-28T13:26:30Z
dc.date.issued2022-01-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/537
dc.description.abstractABSTRACT This research is an exploratory case study that aims to identify the impacts resulting from the pandemic caused by Covid-19 on the quality of educational services provided by a federal educational institution, from the perspective of students. The pandemic brought a challenging scenario, the new established context requires that teachers and students adapt to a new educational model, in which new forms of interaction are implemented and the impacts resulting from this new methodology on the quality of teaching need to be understood in a better way. deep. Multiple linear regression was the method used to assess and classify the variables that make up the proposed pattern. The results presented show that the student is aware of the importance of following the classes and carrying out their activities without plagiarism and that they have the resources available (Internet, Tablet, Computer, Smartphone, or Smart TV) so that the quality of teaching is not harmed , as well as allowing the professor to teach the contents, making the meetings productive and light, were the ones that provided the greatest impact on the teaching-learning relationship of the Federal Institution of Pernambuco, campus Igarassu, in the higher courses of Graduation in Administration and Technologist in Quality Management . The results found can help an organization to introduce a remote learning model that is more compatible with the needs of students.pt_BR
dc.format.extent27fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationREFERÊNCIAS AGUIAR, B. C; CORREIA, W.; CAMPOS, F. Uso da escala likert na análise de jogos. SBC - Proceedings of SBGames 2011. Arts & Design Track - Short Papers. UFPE X SBGames - Salvador - BA, November 7th - 9th, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fabio-Campos 7/publication/266051378_Uso_da_Escala_Likert_na_Analise_de_Jogos/links/54b1b6 6e0cf28ebe92e18fdb/Uso-da-Escala-Likert-na-Analise-de-Jogos.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021. BOLZAN, C. I. M. Excelência em gestão universitária: Um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior. Orientador: Pro. Dr. Alberto Souza Schmidt. 2006. 136 p. Dissertação de Mestrado (Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, Área de concentração em Qualidade e Produtividade) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria, RS, Brasil, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/8216/CRISTINABOLZAN.pdf?sequenc e=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 jul. 2021. BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 23 ago. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 329, de 11 de março de 2020. Institui o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação - COE/MEC, no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, ed. 49, seção 1, Brasília, DF, p. 165, 12 mar. 2020b. Disponível em: http:// www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-329-de-11-de-marco-de-2020-247539570. Acesso em: 15 jul. 2021. CALEJON, L. M. C.; BRITO, A. S. Entre a Pandemia e o Pandemônio: Uma reflexão no campo da educação. Revista Educamazônia, Humaitá. AM. Vol. XXV, Num. 2, jul-dez, 2020, pág. 291-311. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7835. Acesso em: 29 jun. 2021. CARNEIRO, L. A. et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Pesquisa, sociedade e desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 8, pág. e267985485, 2020. DOI: 10.33448 / rsd-v9i8.5485. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485. Acesso em: 19 nov. 2021. CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Faculdades IDAAM, 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 17 ago. 2021. COSTA, A. E. R.; NASCIMENTO, A. W. R. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. In: Conedu VII Congresso Nacional de Educação. AL., 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_S A19_ID6370_30092020005800.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021 COSTA, R.. In: COSTA, R. Modelo de competências docentes em universidades inovadoras brasileiras públicas. Orientador: Prof.ª. Dra. Vânia Ribas Ulbricht, 2021. Tese (Doutorado) (Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. p. 297. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226991. Acesso em: 3 set. 2021. COSTA, S. S. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública [online]. 2020, v. 54, n. 4, pp. 969-978. Epub 28 ago. 2020. ISSN 1982- 3134. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-761220200170. Acesso em: 08 ago. 2021. CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.I.], v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 12 ago. 2021. EBERLE, L.; MILAN, G. S.; LAZZARI, F. Identificação das dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma instituição de ensino superior. RAE eletrônica [online]. 2010, v. 9, n. 2. Epub 21 Dez 2010. ISSN 1676-5648. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1676-56482010000200003. Acesso em: 06 set. 2021. FREITAS, W. R. S.; JABBOUR, C. J. C. O estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: fundamentos, roteiro de aplicação e pressupostos de excelência. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Maturidade e Desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, ano 2020, p. 0-14, 12 nov. 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_122_790_15342.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021. GOMES, C. A.; VASCONCELOS, I. C. O. Ensino superior no labirinto da pandemia. Integração e Conhecimento, [S. l.], v. 10, n. 1 p. 182–205, 2021. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/31966. Acesso em: 17 ago. 2021. HAIR, J. F. J. R. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 7ª ed., 2007. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos 2021. Desemprego. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 08 set. 2021. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - (INEP). Censo Escolar, 2010. Brasília: MEC, 2019. LIRA, A. L. B. C. et al. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2020, v. 73, suppl 2, e20200683. Epub 26 Out 2020. ISSN 1984-0446. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683. Acesso em: 03 jul. 2021. MAINARDES, E. W.; DOMINGUES, M. J. C. S. Avaliação da qualidade de atributos específicos de instituições de ensino superior em cursos privados de administração em Joinville, SC. Organizações & Sociedade [online]. 2011, v. 18, n. 58, pp. 429- 444. Epub 19 Abr 2013. ISSN 1984-9230. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-92302011000300005. Acesso em: 16 ago. 2021. MÁZARO, A. L. Análise da qualidade de serviços educacionais do curso de administração de uma instituição de ensino superior privada: aplicação da escala SERVQUAL. Orientador: Adriana Santos Prado Sadoyama. 2017. 102 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (RC) - Universidade Federal de Goiás - UFG, Catalão (GO), 28-Mar-2017. DOI http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7261. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7261. Acesso em: 14 jul. 2021. MANTOVANI, D. M.; GOUVÊA, M. A.; TAMASHIRO, H. R. S. Segmentação e qualidade em serviços educacionais: o caso de um curso de graduação a distância. Revista de Administração da Unimep, vol. 13, núm. 1, enero-abril, 2015, pp. 91- 116 Universidade Metodista de Piracicaba São Paulo, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2737/273738309005.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021. NEVEZ, L. M. G. S.; IGLESIAS, F. Como estudantes avaliam a qualidade da educação profissional e tecnológica? um estudo com grupos focais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 21, p. e11078. Disponível em: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11078. Acesso em: 06 ago. 2021. QUINTANILHA, L. F. et al. Impacto da pandemia do SARS-COV-2 na educação médica: migração "compulsória" para o modelo remoto, uma visão preliminar de gestores da educação médica. Revista Internacional de Educação e Saúde. v. 5, p. 1-7, 2021. BA. 2021. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47133. Acesso em: 15 jul. 2021. RÉVILLION, A. S. P. A utilização de pesquisas exploratórias na área de marketing. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 2, n. 2, p. 21-37, 14 fev. 2015. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/26692. Acesso em: 19 de nov. 2021 RODRIGUES, S. Modelo de regressão linear e suas aplicações. Orientador: Professora Dra. Nunes, Célia Maria Pinto. Out-2012. Dissertação (Mestrado) - Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Departamento de Matemática. Universidade da Beira Interior. Covilhã, Outubro de 2012. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1869/1/Tese%20Sandra%20Rodrigues.pd f. Acesso em: 07 dez. 2021. SANTOS, P. H. et al. Avaliação da qualidade de serviços educacionais em uma instituição pública de ensino superior e suas consequências. Revista Desafio Online (Don). v.5 n2. MG. 2017. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/2901. Acesso em: 16 ago. 2021. SILVA, A. M.; PEREIRA, R. S. Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior (IES). Administração: Ensino E Pesquisa, 13(1), 119-154. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.100. Acesso em: 12 ago. 2021. SILVA, E. H. B.; SILVA NETO, J. G.; SANTOS, M. C. Pedagogia da Pandemia: Reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino americana de Estudos Científicos. V. 01, N. 01. PI. 2020. V. 01, N.04 Jul./Ago. 2020. Disponível em: http://orcid.org/0000-0003-4884-8724. Acesso em: 06 ago. 2021. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. Atual. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p. Disponível em: https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elab oracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf. Acesso em: 19 set. 2021. SOUSA, M. S. et al. Ensino Híbrido como Ferramenta Metodológica no Ensino Superior. v. 22 n. 2 . CE. Revista Ensino e Educação. 2021. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/7921. Acesso em: 03 set. 2021. SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 81–89, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.4252805. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38. Acesso em: 24 ago. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleInfluência do cenário pandêmico na qualidade do serviço educacional de uma instituição federalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3706530229446610pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro Neto, Luiz Guimarães
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781945841002844pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro Neto, Luiz Guimarães
dc.contributor.referee2Oliveira, Alexandre Magno Alves de
dc.contributor.referee3Monteiro, Bruno Rios
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 7781945841002844pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5303572029930051pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1855474106708389pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoRESUMO Esta pesquisa é um estudo de caso exploratório que tem como objetivo identificar os impactos decorrentes da pandemia causada pela Covid-19 na qualidade do serviço educacional prestado por uma instituição federal de ensino, sob a percepção dos estudantes. A pandemia trouxe um cenário desafiador, o recente contexto estabelecido exige que professores e estudantes se adaptem a um desafiador modelo educacional, em que diferentes formas de interação são implementadas e os impactos decorrentes dessa nova metodologia na qualidade do ensino precisam ser compreendidos de uma maneira mais profunda. A regressão linear múltipla foi o método utilizado para avaliação e classificação das variáveis constituintes do padrão proposto. Os resultados encontrados ressaltam que o corpo discente dos cursos superiores da área de Gestão do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Igarassu, identificam como atributos mais decisivos para determinação da qualidade da relação ensino-aprendizagem estabelecida estão relacionados a: disponibilidade de recursos tecnológicos para que os alunos possam acompanhar a aula e realizar seus trabalhos, as metodologias de ensino utilizadas pelos professores e o interesse do corpo discente em acompanhar os encontros síncronos e realizar suas atividades sem plágio. Os resultados encontrados podem auxiliar uma organização a introduzir um modelo de ensino remoto que seja mais compatível com as necessidades dos estudantes.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Marlane Vicente da
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/3474895329892663pt_BR
dc.creator.ID3https://orcid.org/0000- 0002-1491-1089pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/1639038634987865pt_BR
dc.creator.name3Lima, Patrícia Gomes de


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples