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dc.creatorSantos, Thamires Leite dos
dc.date.accessioned2022-04-06T17:28:29Z
dc.date.available2022-04-06T17:28:29Z
dc.date.issued2021-03-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/424
dc.description.abstractA challenge in Brazilian education is evasion in higher education, which is around 21% (BRASIL, 2018). In a research carried out between 2013 and 2016, an evasion rate of Bachelor's degrees in Physics in Brazil reached 70% (OLIVEIRA; SILVA, 2020). In view of this reality, the objective of the present work is to identify some of the main factors that lead students to drop out of the Physics Degree course at the Federal Institute of Pernambuco - Campus Pesqueira. The research, qualitative and bibliographic, was carried out from a case study with 10 physics graduates, using a questionnaire and interview, which were carried out remotely due to the Covid-19 pandemic. The analysis had an organization directed from the elaborated questions. Among the most relevant factors that promote school dropout in the Physics course at IFPE were identified: a) a problem in reconciling study with the work; b) 50% of the students reported for reasons in relation to the course, these, which may be due to the difficulties in relation to elementary mathematics and c) another obstacle reported by the students, as a demotivating factor, was the application used by some teachers, who sometimes did not favored learning. The present study continued the continuation of the teachers' continuing education programs and a discussion on the specific difficulties of the students, some of them prior to higher education, which can be solved with the creation and / or strengthening of public policies.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.titleAnálise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de casopt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.identifier.doiGraduaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2705745689748226pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Andreza Maria dept_BR
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoUm desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil chegava a 70% (OLIVEIRA; SILVA, 2020). Diante dessa realidade, o objetivo do presente trabalho é compreender alguns dos principais fatores que levam os estudantes à evasão no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Pesqueira. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, foi realizada a partir de um estudo de caso com 10 licenciandos em Física, utilizado um questionário e entrevista, que foram realizadas de forma remota devido à pandemia do Covid-19. A análise teve uma organização direcionada a partir das perguntas elaboradas. Entre os fatores mais relevantes que promovem a evasão escolar no curso de Física do IFPE foram identificados: a) a dificuldade em conciliar estudo com o trabalho; b) 50% dos estudantes relataram frustrações em relação ao curso, estas, podendo ser sobrevindas das dificuldades em relação à matemática elementar e c) outro entrave relatado pelos estudantes, como fator desmotivador, foi a metodologia utilizada por alguns professores, que por vezes não favoreceu a aprendizagem. O presente estudo sugere o prosseguimento dos programas de formação continuada dos professores e a discussão sobre as dificuldades específicas dos alunos, algumas dessas anteriores ao ensino superior, que podem ser sanadas com a criação e/ou fortalecimento de políticas públicas.pt_BR


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