dc.creator | Teixeira Lacerda, Mauricio | |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T16:39:17Z | |
dc.date.available | 2022-03-23T16:39:17Z | |
dc.date.issued | 2022-02-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/423 | |
dc.description.abstract | This study was developed with the aim of presenting through participant observation
and case study, how the use of active teaching methodologies, especially Design
Thinking, can make teaching-learning more effective, contributing to an academic
training focused on the needs of the 21st century. The used to put into practice
Design Thinking is a structured approach to generate and improve ideas, with the
human being as the center in solving problems, thus building innovative and creative
solutions. The data presented in this research were collected in works developed
during a course "Design Thinking for Educators" by teachers of the Margarida Falcão
High School Reference School, located in Pesqueira- PE. As results, we obtained studies containing viable solutions to some problems that cause the teaching network
in which teachers work. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim
das velhas ideias.Edição comemorativa de 10 anos. Rio de janeiro: Alta Books,
2019.
COLL, Cezar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica a
elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática; 2000.
CORTELLA, Mario S. Prof. Cortella ministra palestra para os educadores do
século XXI. Disponível em: <Prof. Cortella ministra palestra para os educadores do
Século XXI > Faculdade de Odontologia (usp.br)> Acesso em: 09 out. 2021.
FUNDAÇÃO BRADESCO ESCOLA VIRTUAL. Curso design Thinkinkg para
educadores. Versão em Português: Fundação Bradesco Escola Virtual, 2019.
Disponível em: <Design Thinking para Educadores - Fundação Bradesco - Escola
Virtual (ev.org.br)> Acesso em: 03 ago. 2021.
HARTLEY, J. F. Case studies in organizational research. In: CASSELL, C.;
SYMON, G. Qualitative methods in organizational research: a practical guide.
London, Sage, 19
Lüdke M, André MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo:
EPU;1986.
INSTITUTO EDUCADIGITAL. Design Thinking para Educadores. Versão em
Português: Instituto Educadigital, 2014. Disponível em: <DT para Educadores -
EducaDigital>. Acesso em: 17 ago. 2021.
MORAN, José M. Metodologias inovadoras com tecnologias. Entrevista a João
Matar. Disponível em: <Metodologias Ativas Abed | PDF | Educação à Distância |
Método de Ensino (scribd.com) > Acesso em: 03 ago. 2021.
VILLARINI, A. Teoría y pedagogía del pensamiento sistemático y crítico.
Universidad de Puerto Rico. Organización para el Fomento del Desarrollo del
Pensamiento. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pp/v3-4/v3-4a04.pdf>
Acesso em: 20 ago. 2021 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design Thinking | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.title | O Design Thinking como ferramenta para o ensino e aprendizagem no século XXI | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5993294804377161 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Erika Carla Alves Canuto da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6888197348123859 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Claudio Pereira da | |
dc.contributor.referee2 | Farias, Alexandre Manoel de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7571127714246653 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3509389951374383 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | O referido estudo foi desenvolvido com o intuito de apresentar por meio da
observação participante e estudo de caso, como o uso das metodologias ativas de
ensino, em especial o Design Thinking, podem tornar o ensino-aprendizado mais
eficaz, contribuindo para uma formação acadêmica voltada às necessidades do
século XXI. O utilizado para colocar em prática o Design Thinking é uma abordagem
estruturada para gerar e aprimorar ideias, tendo o ser humano como o centro na
solução dos problemas, construindo assim, soluções inovadoras e criativas. Os
dados apresentados nesta pesquisa, foram coletados em trabalhos desenvolvidos
durante um curso “Design Thinking para Educadores” por docentes da Escola de
Referência de Ensino Médio Margarida Falcão, localizada em Pesqueira- PE. Como
resultados, obtivemos trabalhos, contendo soluções viáveis para alguns problemas
que acarretam a rede de ensino em que os docentes atuam. | pt_BR |