Mostrar registro simples

dc.creatorTeixeira Lacerda, Mauricio
dc.date.accessioned2022-03-23T16:39:17Z
dc.date.available2022-03-23T16:39:17Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/423
dc.description.abstractThis study was developed with the aim of presenting through participant observation and case study, how the use of active teaching methodologies, especially Design Thinking, can make teaching-learning more effective, contributing to an academic training focused on the needs of the 21st century. The used to put into practice Design Thinking is a structured approach to generate and improve ideas, with the human being as the center in solving problems, thus building innovative and creative solutions. The data presented in this research were collected in works developed during a course "Design Thinking for Educators" by teachers of the Margarida Falcão High School Reference School, located in Pesqueira- PE. As results, we obtained studies containing viable solutions to some problems that cause the teaching network in which teachers work.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias.Edição comemorativa de 10 anos. Rio de janeiro: Alta Books, 2019. COLL, Cezar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática; 2000. CORTELLA, Mario S. Prof. Cortella ministra palestra para os educadores do século XXI. Disponível em: <Prof. Cortella ministra palestra para os educadores do Século XXI > Faculdade de Odontologia (usp.br)> Acesso em: 09 out. 2021. FUNDAÇÃO BRADESCO ESCOLA VIRTUAL. Curso design Thinkinkg para educadores. Versão em Português: Fundação Bradesco Escola Virtual, 2019. Disponível em: <Design Thinking para Educadores - Fundação Bradesco - Escola Virtual (ev.org.br)> Acesso em: 03 ago. 2021. HARTLEY, J. F. Case studies in organizational research. In: CASSELL, C.; SYMON, G. Qualitative methods in organizational research: a practical guide. London, Sage, 19 Lüdke M, André MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU;1986. INSTITUTO EDUCADIGITAL. Design Thinking para Educadores. Versão em Português: Instituto Educadigital, 2014. Disponível em: <DT para Educadores - EducaDigital>. Acesso em: 17 ago. 2021. MORAN, José M. Metodologias inovadoras com tecnologias. Entrevista a João Matar. Disponível em: <Metodologias Ativas Abed | PDF | Educação à Distância | Método de Ensino (scribd.com) > Acesso em: 03 ago. 2021. VILLARINI, A. Teoría y pedagogía del pensamiento sistemático y crítico. Universidad de Puerto Rico. Organización para el Fomento del Desarrollo del Pensamiento. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pp/v3-4/v3-4a04.pdf> Acesso em: 20 ago. 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleO Design Thinking como ferramenta para o ensino e aprendizagem no século XXIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5993294804377161pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Erika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Claudio Pereira da
dc.contributor.referee2Farias, Alexandre Manoel de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571127714246653pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509389951374383pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO referido estudo foi desenvolvido com o intuito de apresentar por meio da observação participante e estudo de caso, como o uso das metodologias ativas de ensino, em especial o Design Thinking, podem tornar o ensino-aprendizado mais eficaz, contribuindo para uma formação acadêmica voltada às necessidades do século XXI. O utilizado para colocar em prática o Design Thinking é uma abordagem estruturada para gerar e aprimorar ideias, tendo o ser humano como o centro na solução dos problemas, construindo assim, soluções inovadoras e criativas. Os dados apresentados nesta pesquisa, foram coletados em trabalhos desenvolvidos durante um curso “Design Thinking para Educadores” por docentes da Escola de Referência de Ensino Médio Margarida Falcão, localizada em Pesqueira- PE. Como resultados, obtivemos trabalhos, contendo soluções viáveis para alguns problemas que acarretam a rede de ensino em que os docentes atuam.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples