Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, David Kelvin Galindo
dc.date.accessioned2022-03-21T12:24:03Z
dc.date.available2022-03-21T12:24:03Z
dc.date.issued2021-08-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/419
dc.description.abstractIn this research we present a sequence for high school students, focused on teaching and learning physics concepts from the understanding of how the Sirius particle accelerator works and how it produces Synchrotron light. During the explanations, several concepts in Physics that are related to Sirius are discussed from the transversal theme, thus, it is intended that the student better relate to the classes by learning in a meaningful way through the social critical pedagogical tendency of the contents . This information will be mediated from a short course, applied online or in person, using digital information and communication technologies, The preparation of this material takes place mainly through participation in the III Sirius School for High School Teachers, promoted by the National Center for Research in Energy and Materials, where the accelerator is located. Aiming to encourage the participation of participants in the short course, a gamification strategy was implemented in which students earn points throughout the short course and final prizes. Finally, it is necessary to emphasize the importance of the teacher being always up-to-date in the use of and seeking to contextualize the teaching of scientific concepts from the Science, Technology, Society and Environment (STSE) relationship to make learning learning.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationTese de Doutorado em Ensino de Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. ALMEIDA, Raquel de Silva. Os Principais Aceleradores de Partículas: Um relato histórico da busca por altas energias. TCC de Física - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2019. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8383> Acesso em: 18 junho 2021. CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Artigo, São Paulo, 2020. CNPEM - A. Por dentro do CNPEM: O novo acelerador de elétrons brasileiro. Revista Sirius - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Campinas 2018. Disponível em: <http://cnpem.br/wp-content/uploads/2018/08/POR-DENTRO-DO-CNPEM-01_2018_ download.pdf> Acesso em: 29 junho 2021. CNPEM - B. Projeto Sirius: A nova fonte de luz Síncrotron brasileira. Livro Projeto Sirius - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Campinas, 2014. Disponível em: <http://www.lnls.cnpem.br/wp-content/uploads/2016/08/Livro-do-Projeto-Sirius-2014. pdf> Acesso em: 22 junho 2021. CREMASCO, Patrícia Regina Pedro. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Um olhar a partir de algumas pesquisas. Artigo Científico - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Paraná, 2017. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40952/pdf> Acessado em: 19 junho 2021. FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação na Educação. Livro - Primeira Cultura, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/gamificacao_na_educacao_011120181605.pdf> Acessado em: 28 julho 2021. FRANCO, Giullya. Como Usar O Google Classroom. Artigo, 2020. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-usar-o-google-cla ssroom.htm> Acessado em: 04 agosto 2021. JÚNIOR, Francisco Pessoa de Paiva. Ensino Remoto em Debate. Livro, ed. 1, PARÁ, 2020. Disponível em: <https://portal.ifma.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/ENSINO-REMOTO-EM-DEB ATE-digital-2-1.pdf>. Acesso em: 19 julho 2021. KIEFER, Neci Iolanda Schwanz. Ensino da Física e Aprendizagem Significativa: Roteiro para a elaboração de uma aula. Dissertação - Universidade TecnológicaFederal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, 2013. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1457> Acessado em: 05 agosto 2021.LUCKESI, Cipriano Carlos - Filosofia da Educação. Livro - Editora Cortez, São Paulo 1999. Disponível em: <https://docplayer.com.br/5797029-Filosofia-da-educacao.html> Acessado em: 05 agosto 2021. LNLS. Uma Construção Única. Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Campinas, 2019. Disponível em: <https://www.lnls.cnpem.br/Sirius/uma-construcao-unica/> Acessado em: 05 julho 2021. MARCONI, Marina de Andrade Marconi; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. Livro, ed. 5, São Paulo, 2003. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e- india> Acessado em: 02 agosto 2021. NASCIMENTO, Leonilda da Silva. Aulas Remotas no Ensino de Física em Tempos de Isolamento Social, Artigo Científico, Roraima, 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1317> Acessado em: 11 junho 2021. PERNOMIAN, Marcia Regina. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Aplicações das leis de Newton em nosso cotidiano. Cadernos PDE, v.1, Paraná, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd e/2013/2013_uem_fis_artigo_marcia_regina_pernomian.pdf> Acessado em: 28 junho 2021. REIS, Elival Martins - Atividades experimentais: uma estratégia para o ensino da Física. Cadernos Intersaberes - Universidade Federal do Amazonas, v. 1, p.38-56, Amazonas, 2013. SAE, Digital. Gamificação na educação: o que é e como pode ser aplicada. Artigo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://sae.digital/gamificacao-na-educacao/> Acessado em: 28 julho 2021. SANTOS, Alberto Carlos dos. Luz Síncrotron, o que é isso?: Ciência hoje. Artigo - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <https://cienciahoje.org.br/coluna/luz-Síncrotron-o-que-e-isso>. Acesso em: 07 junho 2021. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, p.110-132, Belo Horizonte, 2002. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/282716932> Acessado em: 23 julho 2021. SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. História e filosofia da ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: Um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciência e Ideias, v.3, p. 01-15, Piauí 2012. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/viewFile/78/139> Acessado em: 30 junho 2021. SOUZA, Rafaelle da Silva; CAL, Taneska Santana. Radiação Síncrotron no Brasil e a Tecnologia no Ensino de Física: Algumas propostas. Artigo Científico - Instituto Federal da Bahia. Bahia, 2020. SOUTO, Ana Lucia. O espectro eletromagnético, ressaltando características e aplicações das ondas que o compõem. Artigo BNCC Ciências - A Khan Academy. Estados Unidos, 2018.Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/science/9-ano/materia-e-energia-as-ondas/ondas-eletro magneticas/a/o-espectro-eletromagnetico> Acessado em: 02 agosto 2021. TAVARES, Romero. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física, Artigo Científico - UFPB, João Pessoa, 2010. Disponível em: <http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/ReuniaoTrabalhosAcademicos.pdf> Acessado em 04 agosto 2021. TOLOMEI, Bianca Vargas. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. Artigo Científico - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/440> Acessado em: 28 julho 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAcelerador de Partículas Siriuspt_BR
dc.subjectLuz Síncrotronpt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999664246290914pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.referee2Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa apresentamos uma sequência didática para alunos do ensino médio, voltada para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir da compreensão de como o acelerador de partículas Sirius funciona e como ele produz a luz Síncrotron. No decorrer das explicações diversos conceitos de Física que tenham relações com o Sirius são discutidos a partir do tema transversal, dessa forma pretende-se que o aluno se relacione melhor com as aulas aprendendo de maneira significativa através da tendência pedagógica crítica social dos conteúdos. Estas informações serão mediadas a partir de um minicurso, aplicado de maneira online ou presencial, fazendo-se uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A preparação desse material ocorreu principalmente através da participação na III Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em que está localizado o acelerador. Visando estimular a participação dos participantes no minicurso foi implementado uma estratégia gamificação em que os alunos vão obtendo pontos no decorrer de todo o minicurso e final recebem prêmios. Por fim, é necessário ressaltar a importância do professor estar sempre atualizando-se no uso TDIC e procurando contextualizar o ensino de conceitos científicos a partir da relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para tornar a aprendizagem significativa.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples