dc.relation | ABRUSIO, C. de Mattos; MARIN, M. Passoni de Araújo; SILVEIRA, M. Aparecida Guazzelli. Distribuição de radioisótopos naturais e identificação de macro e micronutrientes em castanhas-do-pará. In: Simpósio de Iniciação, Dídática e de Ações Sociais de Extensão da FEI- SICFEI, 1., São Paulo, 2015.
ALAVARSE, Ocimar; GABROWSKI, Gabriel. Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno VI: avaliação do ensino médio/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
ANTISZKO, Thaiz Regina et al. Sequência didática para o ensino de radioatividade com enfoque CTS no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
AULER, Décio; DALMOLIN, Antônio Marcos Teixeira; FENALTI, Veridiana dos Santos. Abordagem temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 67-84, 2009.
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2000.
AZEVEDO, Anderson Lisboa de Oliveira; SILVA, Kleyfton Soares. A Radioatividade na Visão dos Alunos do Ensino Médio. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 5.; ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE ENSINO DE QUÍMICA, 3., 2013, Natal, Anais [...]. Natal: 2013.
BOUZON, Júlia D. et al. O ensino de química no ensino CTS brasileiro: uma revisão bibliográfica de publicações em periódicos. Química Nova na Escola, v. 40, n. 3, p. 214-225, 2018.
BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar: um procedimento alternativo para o ensino de química. In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, 1.; CONGRESSO BRASILEIRO, 4.; ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS, 9., 2004, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: 2004.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Semtec. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Semtec. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2017
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GASPAR, Géssica. A (Des)Valorização do estudante da EJA. Rev. Sociologias
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987
GUIMARÃES, F.A.R. Pesquisa Qualitativa x Pesquisa Quantitativa. 2017. 25 slides. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/53929 Acesso em: jun.2021
LEMOS, E. S. A Aprendizagem Significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Revista Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 21, p.53-66, jan./jun. 2006.
LIMA, José Ossian Gadelha de Lima. Um olhar sobre a história do ensino de Química no Brasil. In: ROMERO, Marco Antônio Ventura; MAIA, Saulo Robério Rodrigues. O ensino e a formação do professor de Química em questão. Teresina: EDUFPI, 2013. 124 p, p. 12-28.
MANSUR, André Fernando. Ambientes complexos e redes sociais na educação: a complexidade como novo paradigma no processo de ensino aprendizagem. In: PEIXOTO, Gilmara T. B. Tecnologias digitais na educação: pesquisas e práticas pedagógicas. Campus dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2015.
MEDEIROS, Miguel de Araújo; LOBATO, Anderson César. Contextualizando a abordagem de radiações no ensino de química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 65-84, 2010.
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; VON LINSINGEN, Irlan. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergência, v. 13, n. 42, p. 95-116, 2006.
OLIVEIRA, Carolyne Faria de et al. Sequência Didática: Radioatividade no Ensino de Química com Enfoque CTS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 4., 2014, Ponta Grossa, PR. Anais [...]. Ponta Grossa,PR: UTFPR, 2014.
PASSOS, Christian Ricardo Silva; PINTO, Jéssica Goes Ramos; SANTOS, Jeane Pereira; SILVA, Luhyris Nascimento Costa; NETO, Vivaldo Ferreira de Souza; PASSOS, Luciana. Radioatividade em Foco: o que os estudantes do ensino médio pensam/sabem sobre o tema? ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: 2016.
PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002.
SÁ, Marilde Beatriz Zorzi. O enfoque ciência, tecnologia e sociedade nos textos sobre radioatividade e energia nuclear nos livros didáticos de química. Tese de Doutorado. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá, Maringá: 2006.
SANTANA, Neusa Maria Vandresen; REIS, Jheniffer Micheline Cortez dos. In: GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Radioatividade e suas Interfaces: a perspectiva CTSA. Paraná, 2016. v. 1.
SILVA, Flávia Cristiane Vieira da; CAMPOS, Angela Fernandes; DE ALMEIDA, Maria Angela Vasconcelos. Alguns aspectos do ensino e aprendizagem de radioatividade em periódicos nacionais e internacionais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 10, n. 19, p. 46-61, 2013.
SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire. ETD-Educação Temática Digital, v. 15, n. 2, p. 250-263, 2013.
TITO, P.; CANTO, E. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna, 2006.
TAUHATA, L. et al. Radioproteção e Dosimetria: fundamentos. 10.rev. Rio de Janeiro: IRD/CNEN, 2014. | pt_BR |