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dc.creatorCunha, José Felipe da
dc.date.accessioned2022-03-18T12:21:58Z
dc.date.available2022-03-18T12:21:58Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/412
dc.description.abstractThis study presents an analysis of the teaching of radioactive phenomena in the Chemistry education in High School. Conducting a questionnaire with students in order to verify their knowledge about such phenomena, in order to analyze whether they relate their information to the social context and their experiences with the understanding of scientific theories, in addition to ascertaining which of this information comes from the sense- common and what are its sources. The results showed that the interviewees have knowledge through different sources of information, thus building a negative conception of radioactivity, based on historical experiences as examples of the destructive power of nuclear phenomena, such as atomic bombs and accidents involving nuclear energy. The questionnaire also revealed that some of the students know some technologies where radiation is present, going beyond energy production and weapons, such as technologies applicable in the area of nuclear medicine and X-ray.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABRUSIO, C. de Mattos; MARIN, M. Passoni de Araújo; SILVEIRA, M. Aparecida Guazzelli. Distribuição de radioisótopos naturais e identificação de macro e micronutrientes em castanhas-do-pará. In: Simpósio de Iniciação, Dídática e de Ações Sociais de Extensão da FEI- SICFEI, 1., São Paulo, 2015. ALAVARSE, Ocimar; GABROWSKI, Gabriel. Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno VI: avaliação do ensino médio/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013. ANTISZKO, Thaiz Regina et al. Sequência didática para o ensino de radioatividade com enfoque CTS no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. AULER, Décio; DALMOLIN, Antônio Marcos Teixeira; FENALTI, Veridiana dos Santos. Abordagem temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleRadiação e radioatividade no ensino médio: uma análise acerca das concepções dos estudantes em uma perspectiva contextualizadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6434100251642365pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma análise sobre o ensino dos fenômenos radioativos no ensino de Química, no Ensino Médio. Realizando um questionário com estudantes com o objetivo de verificar os conhecimentos acerca de tais fenômenos, visando analisar se os mesmos relacionam as suas informações com o contexto social e suas vivências com a compreensão das teorias científicas, além de averiguar quais destas informações advém do senso-comum e quais as suas fontes. Os resultados demonstraram que os entrevistados têm conhecimentos através de diversas fontes de informações, construindo, assim, uma concepção negativa sobre a radioatividade, baseada nas experiências históricas como exemplos do poderio destrutivo dos fenômenos nucleares, como as bombas atômicas e acidentes envolvendo energia nuclear. O questionário revelou também que uma parte dos estudantes conhecem algumas tecnologias onde a radiação está presente, indo além da produção energética e armamento bélico, a exemplo das tecnologias aplicáveis na área da medicina nuclear e raio X. Desta maneira, pôde-se analisar como os estudantes veem a radioatividade, de maneira positiva e negativa e onde podemos em seu contexto social.pt_BR


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