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dc.creatorCastanheira, João Pedro Alves
dc.date.accessioned2022-02-10T17:48:04Z
dc.date.available2022-02-10T17:48:04Z
dc.date.issued2021-11-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/409
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper was produced to portray a research on the use of Concept Maps as a technique for the study of organic chemistry. This project was carried out with 3° year high school students from a state school in the metropolitan region of Recife in Pernambuco, all remotely, through Google Meet. The general objective of this research was to analyze the perception of the studied group regarding the use of Concept Maps as a technique for studying and learning Organic Chemistry, so the following steps were considered: presentation of the concept of concept map to the group participating in the project; production, together with the class, of concept maps to exemplify ways to build this tool; survey of the grades of the Chemistry tests that took place during the project, both the sample group and the population grades, application of the Student t-type hypothesis test with the averages of the grades and, finally, the satisfaction of the studied group was evaluated with relation to Concept Maps as a study and learning tool through a questionnaire. As a result, it was possible to observe a statistical improvement in the mean of the group that used this learning technique from the second test carried out during the research and that most of the sample group used and verified concept maps as a study technique, mainly as a review tool.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnicas de estudopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleA utilização dos mapas conceituais como técnica potencializadora da aprendizagem de química orgânicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3850659929231910pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso foi produzido para retratar uma pesquisa sobre o uso dos Mapas Conceituais como uma técnica para o estudo de Química orgânica. Este projeto foi realizado com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola estadual da região metropolitana de Recife em Pernambuco, todo de forma remota, através do Google Meet. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção do grupo estudado quanto ao uso dos Mapas Conceituais como técnica de estudo e aprendizagem de Química orgânica, então para isto foram contempladas as seguintes etapas: apresentação do conceito de mapa conceitual para o grupo participante do projeto; produção, juntamente com a turma, de mapas conceituais para exemplificar formas de construir esta ferramenta; levantamento das notas das provas de Química que ocorreram durante o projeto, tanto as notas do grupo amostral como as da população, aplicação do teste de hipótese do tipo t- student com as médias das notas e por fim foi avaliada a satisfação do grupo estudado com relação aos Mapas Conceituais como uma ferramenta de estudo e aprendizagem através de um questionário. Como resultado foi possível observar uma melhora estatística na média do grupo que utilizou esta técnica de aprendizagem a partir da segunda prova realizada durante a pesquisa e que a maioria do grupo amostral usou e verificou os mapas conceituais como técnica de estudo principalmente como ferramenta de revisão.pt_BR


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