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dc.creatorAlmeida, César Cavalcanti de
dc.date.accessioned2022-01-24T14:45:45Z
dc.date.available2022-01-24T14:45:45Z
dc.date.issued2021-06-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/404
dc.description.abstractThis project presents an analysis of how it has been for teachers to teach and educate through emergency remote teaching, in addition to addressing the main challenges of this type of teaching. The main objective of this research is to identify how remote learning has contributed to the teaching-learning process in the current pandemic scenario, where technical aspects of how remote learning happens and what is its importance and differences in relation to teaching is discussed. in person. The current research presented took place through the quantitative method that analyzes the responses of some teachers in relation to this current educational teaching scenario due to the pandemic caused by Covid-19. In addition, it was possible to identify possible trends according to the answers presented, such as who has already been prepared for teaching in this new modality, who is prepared to use technology in academia, among others.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, T.; FARENZENA, N.; SILVEIRA, A. A. D.; PINTO, J. M. R. Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 979-993. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220200279.%C2%A0. Acesso em: 12. mar. 2020. ASSIS, L. M. B.; FARBIARZ, A. Práticas docentes e cotidianos escolares: análise sobre os usos e não usos das mídias digitais. Interfaces da Educação, v. 11, n. 32, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4444. Acesso em: 12 mar. 2020. BARDIN, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. CAMACHO, A. C. L. F.; FULY, P. dos S. C.; SANTOS, M. L. S. C. dos; MENEZES, H. F. de. Students in social vulnerability in distance education disciplines in times of COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e275973979, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3979. Acesso em: 12 mar. 2021. CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 38-46, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 12 mar. 2021. DINIZ, N. Reestruturação do trabalho docente e desigualdades educacionais em tempos de crise sanitária, econômica e civilizatória. Revista Tamoios, [S.l.], v. 16, n. 1, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50253. Acesso em: 12mar. 2021. FERREIRA, D. H. L.; BRANCHI, B. A.; SUGAHARA, C. R. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/3464. Acesso em: 12 mar. 2020. GARCIA, J. A. D. et al. Professional and technological education in the pandemic COVID-19: political and educational context. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e15391210789, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i12.10789. Acesso em: 12 mar. 2021. MENEZES, A. H. N.; DUARTE, F. C.; CARVALHO, L. O. R.; SOUZA, T. E. S. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação à distância. Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco Petrolina-PE, 2019. 83 p. OLIVEIRA, M. A.; CARREIRO, E. DE L. P. O novo normal da educação, quando o virtual não é fictício. REVISTA LAGOS, v. 11, n. 1, p. 1-3, 12 jun. 2020. Disponível em: https://www.lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/353. Acesso em: 12. mar. 2020. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak: rights roles and responsibilities of health workers, including key considerations for occupational safety and health. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/coronavirus-disease-(covid-19)-outbreak- rights-roles-and-responsibilities-of-health-workers-including-key-considerations-for- occupational-safety-and-health. Acesso em: 12. Mar. 2020. SARAIVA, K.; TRAVERSIN, C.; LOCKMANN, K. Education in times of COVID-19: remote teaching and teacher exhaustion. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218250. Acesso em: 12 mar. 2020. VASCONSCELOS, M. S. C. de. Merenda escolar: o direito à alimentação em tempos de pandemia pela covid-19. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68862. Acesso em: 12 mar. 2021. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. . Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2a ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2011.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação - Tecnologiapt_BR
dc.titleO ensino matemático em tempos de pandemia na ótica do professorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1666788870748716pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Érika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Rêgo Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoO presente projeto traz uma análise de como tem sido para os professores lecionar e educar através do ensino remoto emergencial, além de abordar os principais desafios desse tipo de ensino. O principal objetivo dessa pesquisa se concretiza em identificar como o ensino remoto tem contribuído para o processo de ensino-aprendizagem no atual cenário pandêmico, onde é tratado sobre aspectos técnicos de como acontece o ensino remoto e qual a importância e diferenças dele em relação ao ensino presencial. A atual pesquisa apresentada se deu através do método quantitativo que analisa as respostas de alguns professores em relação a esse atual cenário de ensino educacional devido à pandemia causada pela Covid-19. Além disso, foi possível identificar possíveis tendências de acordo com as respostas apresentadas, como por exemplo, quem já teve preparação para o ensino nessa nova modalidade, quem tem preparação para a utilização de tecnologias no meio acadêmico, dentre outros.pt_BR


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