dc.relation | AMORIM, M. C. V., MARIA, L. C. S.; MARQUES, M. R. P. A.; MENDONÇA, Z. A. S.; SALGADO, P. C. B. G; BALTHAZAR, R. G. Petróleo: um tema para o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 15, p. 01 - 23, 2002.
ALMEIDA, H.W.S; Jogos no Ensino da Química: Análise de uma proposta de jogo para o ensino de segurança em Laboratório Químico- Universidade de Brasília,2012
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto
Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CANTO, A. R.; ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Rio de Janeiro. Ciên. Cogn. v.14, n.1, 2009.
CARVALHO, F. C. Validação de jogos didáticos utilizados para o ensino de Química. 2018. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Manaus, 2018.
CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educaciónen Ciencias, v. 6, n. 2, 2011.
CUNHA, Márcia Borin. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova Na Escola: v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012.
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus Editorial, 1987.
DUFLO, C. O jogo: de Pascal a Schiller. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
EMERIQUE, P. S. Brincaprende: Dicas lúdicas para pais e professores. Campinas: Papirus, 2018.
ESCREMIN, J. V.; CALEF, P. S. Jogos, ensino e formação de professores reflexivos. Curitiba: Appris, 2018.
FREITAS, J. C. R; et al. Brincoquímica: uma ferramenta Lúdico Pedagógica para o ensino de Química Orgânica. Salvador, 2012.
FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento: uma Psicologia para o esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992.
FOCETOLA et al. Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química. Química Nova Na Escola, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 248-255, nov. 2012.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREIRE, A. M. A. A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Unesp, 2001.
FREITAS, A. B. et al. Ouroboros: um jogo de tabuleiro para o ensino de Química. Revista InsignareScientia, v. 3, n. 5, 2020.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, A..C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MATOS, D. A. et al. O Jogo do Mico no Ensino das Funções orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA, 5.; ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE ENSINO DE QUÍMICA, 3., 2013, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2013.
MELO, A. C. et al. Jogos didáticos no ensino de Química. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 97–102, 2016.
MIRANDA, S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v. 28, p. 64-66, 2001.
MIRANDA, A. F. S.; SOARES, M. H. F. B. Jogos educativos para o ensino de química: adultos podem aprender jogando? Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 27, maio/ago. 2020.
MAGALHÃES, G. C. Um jogo de cartas usado como método auxiliar no ensino de reações químicas. Química Nova, v. 1, n. 1, p. 19-20, 1978.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NUNES, M. R. S. et al. Jogos didáticos: o ensino de química orgânica à luz das teorias da aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017.
PEREIRA, F. S. F. Uso de jogos educativos como aliado no processo de ensino aprendizagem de Química. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, 505 – 515, set./dez. 2016.
PIMENTA, S. G. (ed). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed., Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REIS, F. L. dos. Como elaborar uma dissertação de mestrado. Lisboa: Pactor, 2010.
REZENDE, F. A. M. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ ausência de teorias de ensino e aprendizagem à luz do V Epistemológico de Gowin. 2017. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
RODRIGUES, J. R. R.; AGUIAR, M. R. M. P.; MARIA, L. C. S.; SANTOS, Z. A. M.; Uma abordagem alternativa para o ensino da função álcool. Química Nova na Escola, n. 12, p. 1-4, 2000.
SANTOS, D. A. M. et al. Jogando dominó com as funções orgânicas oxigenadas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 17., 2014, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: UFOP,2014.
SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. Autódromo Alquímico: uma atividade lúdica que envolve o tema História da Química. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Química, 4, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2007.
SANTOS, A. O. et al. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v. 9, n. 7, 2013.
SILVA, B.; CORDEIRO, M. R.; KIILL, K. B. Jogo Didático Investigativo: uma Ferramenta para o Ensino de Química Inorgânica. Química Nova Na Escola, São Paulo, v.37, n.1, p. 27-34, fev., 2013.
SILVA, B.; CORDEIRO, M. R.; KIILL, K. B. Jogo didático investigativo: uma ferramenta para o ensino de Química Inorgânica. Química Nova Escola, v. 37, n. 1. p. 27-34, 2015.
SILVA, J. R. et al. Jogos didáticos para o ensino de Química: Chemical Bonds: um jogo didático para o ensino de ligações químicas. CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 55., 2015, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, 2015.
SILVA, D. P. S.; GUERRA, E. C. S. Jogos didáticos como ferramenta facilitadora no ensino de Química. 2016. 51f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Inhumas, 2016.
SILVA, A. C. R.; LACERDA, P. L.; CLEOPHAS, M. G. Jogar e compreender a Química: ressignificando um jogo tradicional em didático. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n. 28, jul./dez. 2017.
SOARES, M.H.F.B. et al (orgs.). Didatização lúdica no ensino de química/ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Ciências: Química) - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP, 2004.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2008.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p.5-11, out. 2016.
TEZANI, T. C. R. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em Revista, Marília, v. 7, n. 1, p. 1-16, 2006.
VIEIRA, L. M.; GUIMARÃES, R. L. Jogos no ensino de Química: desenvolvimento de jogos didáticos no ensino da Química Orgânica para o Ensino Médio. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23., 2015, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE, 2015.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
YIN, R. K. Case study research, design and methods (pesquisa de métodos sociais aplicados).Thousand Oaks. California: Sage Publications, 2009.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. | pt_BR |