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dc.creatorSilva, Clécio Alcântara da
dc.date.accessioned2021-12-14T17:24:38Z
dc.date.available2021-12-14T17:24:38Z
dc.date.issued2021-10-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/399
dc.description.abstractWhen we talk about teaching Organic Chemistry in high school, we realize that the practice normally used in the classroom is traditional, in the memorization and repetition of names, formulas and calculations, totally disconnected from the student's daily life. The use of educational games allows the student to have a creative, social and cultural perspective, and can provide conditions where knowledge is consolidated, through the game the student exercises his ability to imagine situations. This work presents the development of a didactic game aimed at students of the 3rd year of high school, whose construction took place from useful and surveys of the difficulties experienced by students in organic chemistry classes, with the goal, application and evaluation of a didactic game in order to verify your contribution as a facilitator in the construction of knowledge. A semi-structured questionnaire was applied before and after the application of the educational game, then data were collected for analysis. The results confirmed that there was a positive evolution in the answers after the application of the didactic game, thus being a satisfactory proposal that helps the teaching-learning process without success, without the development of skills such as initiative, argumentation capacity, cooperation and improvement as interpersonal relationships in classroom.pt_BR
dc.format.extent56 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMORIM, M. C. V., MARIA, L. C. S.; MARQUES, M. R. P. A.; MENDONÇA, Z. A. S.; SALGADO, P. C. B. G; BALTHAZAR, R. G. Petróleo: um tema para o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 15, p. 01 - 23, 2002. ALMEIDA, H.W.S; Jogos no Ensino da Química: Análise de uma proposta de jogo para o ensino de segurança em Laboratório Químico- Universidade de Brasília,2012 BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. CANTO, A. R.; ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Rio de Janeiro. Ciên. Cogn. v.14, n.1, 2009. CARVALHO, F. C. Validação de jogos didáticos utilizados para o ensino de Química. 2018. 120f. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.titleContribuição de um jogo didático no reconhecimento das funções orgânicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8724085554291585pt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Robson Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372222105922101pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoQuando falamos do ensino de Química Orgânica no ensino médio, percebemos que a prática normalmente utilizada em sala de aula é tradicional, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia a dia do aluno. A utilização de jogos didáticos permite ao aluno uma perspectiva criativa, social e cultural, podendo proporcionar condições, onde o conhecimento possa ser consolidado, através do jogo o aluno exercita sua capacidade de imaginar situações. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo didático voltado para os alunos do 3° Ano do ensino médio, cuja construção se deu a partir de observações e levantamentos das dificuldades vivenciadas pelos alunos nas aulas de química orgânica, tendo como meta, aplicação e avaliação de um jogo didático a fim de verificar a sua contribuição como facilitador na construção do conhecimento. Foi aplicado um questionário semiestruturado antes e após a aplicação do jogo didático, em seguida os dados foram recolhidos para análise. Os resultados confirmaram que houve uma evolução positiva nas respostas após aplicação do jogo didático, sendo assim uma proposta satisfatória que auxilia no sucesso do processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades como iniciativa, capacidade de argumentação, cooperação e melhorando as relações interpessoais em sala de aula.pt_BR


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