Usabilidade de protótipo de tecnologia digital educacional para leigos sobre reconhecimento e prevenção de sepse
Date
2021-04-08Author
Silva, Vanessa de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/1740764268132146
Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivo: Analisar a usabilidade de um protótipo de tecnologia digital educacional
para leigos sobre reconhecimento e prevenção de sepse. Método: Estudo descritivo,
com abordagem quantitativa sobre avaliação de usabilidade de aplicativo que
ocorreu baseada em dez heurísticas, na qual buscaram problemas relacionados a
interação sistema-usuário. O estudo contou com 15 profissionais da área de
tecnologia e design. Utilizou-se o instrumento validado MATcH Checklist. Os dados
foram analisados pelo pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences
versão 20.0. Resultados: A avaliação revelou adequação em sete heurísticas em
totalidade, foram elas: visibilidade do status do sistema; correspondência entre
sistema e o mundo real; consistência e padrões; reconhecimento em vez de
lembrança; estética e design minimalista; pouca interação homem/dispositivo; e
legibilidade e layout. As violações da usabilidade são vistas nas heurísticas
referentes ao controle e liberdade do usuário; flexibilidade e eficiência do uso;
interação física e ergonomia, respectivamente. Conclusão: A análise de usabilidade
permitiu alcançar possíveis fragilidades no aplicativo Guia Rápido de Sepse e
favoreceu a melhoria da qualidade do software.