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dc.creatorSantos, Marisa Alaide dos
dc.date.accessioned2021-09-17T12:21:42Z
dc.date.available2021-09-17T12:21:42Z
dc.date.issued2021-07-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/363
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAGRELLO, Deise A.; GARG, Reva. Mulheres na física: poder e preconceito nos países em desenvolvimento. Revista brasileira de ensino de física, v. 31, n. 1, p. 1305.1-1305.6, 2009. AGUIAR, Maria Carolina de O. Físicas enfrentam preconceito em área predominantemente masculina. Consciência, 50, 2003. Disponível em: https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/mulheres/04.shtml. AMORIM, Valquiria Gila de. Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. BARBOSA, Marcia C.; LIMA, Betina S. Mulheres na Física do Brasil: Por que tão poucas? E por que tão devagar. Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Editorial Abaré, 2013. BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística – 2019. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Mulherespt_BR
dc.subjectGênero - Análisept_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.titleMulheres na física: a atuação desse gênero no curso de licenciatura em física do IFPE - campus Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5182529033625267pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Érika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Galindo, Joaci
dc.contributor.referee2Leite, Charlene Tereza da Silva Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485151591100886pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade explanar a relevância das mulheres na Física através da análise de gênero no curso de Licenciatura em Física do IFPE – Campus Pesqueira. A mesma ocorreu com verificação bibliográfica e documental com base na aquisição de referências baseadas na representatividade do perfil de estudo na historiografia e pautada na conjuntura da realidade destas no cenário atual, visando explorar o contingente de mulheres nessa ciência. Realizada perante o levantamento de dados para a resolução da problemática de cunho central, a saber: Qual a representatividade do gênero feminino no curso de licenciatura em Física do IFPE/Pesqueira? Esta, feita sob o método quali-quantitativo elaborado através da revisão de literatura científica, acrescido de um estudo descritivo e exploratório com ênfase no embasamento de conceitos para o entendimento do problema proposto. Concluiu-se que, apesar de ter apresentado um aumento desse perfil no quadro de matrículas e refletindo um desempenho superior ao sexo oposto no período de 2011 a 2013 no devido campus, as mulheres ainda continuam sub-representadas na graduação e, de maneira mais crítica, no campo docente, revelando a necessidade de visibilidade das fisicistas, debates socioeducacional, fomento e atribuição da equidade de gênero.pt_BR


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